segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Resumo da semana



O destaque da semana foi a participação brasileira no mundial junior de judô, em que o país saiu com cinco medalhas, duas delas de ouro, e quatro delas conquistadas pelas mulheres. Além disso, tivémos resultados das finais dos campeonatos estaduais de volei e o campeonato nacional de atletismo sub 23, bem como o Troféu Brasil de remo.

No atletismo, ocorreu a quinta edição dos Campeonatos Brasileiros CAIXA Sub 23 - São Paulo 2008, disputados no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. A vitória por equipes foi da seleção de São Paulo, que conquistou 58 medalhas (23 de ouro, 17 de prata e 18 de bronze). No número de títulos, o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com 5 medalhas de ouro e 14 no total. Em número de pódios, o segundo lugar foi do Paraná, com 16 (4 de ouro).

Destaque para os 400m com barreira, prova que vem voltando a crescer no Brasil. Higlécia de Oliveira (PE), integrante da equipe nacional do PAN 2007, no Rio de Janeiro, ganhadora dos 400 m com barreiras Na versão masculina da prova, a vitória foi de Thiago Sales (SP).

Hugo Balduino, Jonas Silva, Thiago Sales, Julio Vieira correram muito bem o revezamento 4x400m com o tempo de 3min09s83. Outro grande resultado foi o de Danilo Mendes Xavier nodecatlo, com 7144 pontos. Entre as mulheres, destaque para Bárbara Leôncio, que venceu os 100 m e os 200 m.


No basquete, o time de Americana continua líder do brasileiro feminino, com oito vitórias em oito jogos. O ourinhos, que perdeu somente na estréia, vem atrás com sete vitórias e uma derrota. É o fim do primeiro turno, e em terceiro e quarto estão Catanvuva e Santo André, empatados com cinco vitórias. Os quatro primeiros colocados após o returno se classificam para os play-offs.


No boxe, o Brasil perdeu suas duas primeiras lutas que disputou no mundial juvenil, em Guadalajara. Na primeira rodada, Adauto Santos, categoria 51 kg, foi derotado pelo filipino Welbeth Loberanis por 27:3. E Luis Santana, 57 kg, perdeu para o ucraniano Sheffer Oleg por 21:6.


Na natação, o Brasil levou mais duas medalhas na Copa do Mundo de natação, na terceira etapa, de Sydney. Fabíola ganhou a prata nos 50m costas e Daynara o bronze nos 100m borboleta, ambas com recordes sul-americanos.Ela chegou em 59s09 nos 100m costas, atrás das australianas Emily Seebohm (57s91) e Belinda Hocking (58s69). O tempo da brasileira não ficou muito distante do seu próprio recorde sul-americano em piscina curta (58s98), Tales Cerdeira levou o bronze nos 200m medley pelo tempo de 1m58s86. Melhorou em relação às eliminatórias quando terminou com a segunda posição, mas com o tempo de 2m00s84.


No pólo Aquático, Sesi, um dos mais jovens participantes dos campeonatos nacionais de pólo aquático conquistou, o Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino. Na final, a agremiação paulista derrotou o Fluminense por 10 a 7. No clássico paulista pela disputa do bronze, vitória do Pinheiros sobre o Paulistano por 9 a 7. O artilheiro da competição foi Gustavo Guimarães, do Pinheiros, com 26 gols, e o goleiro menos vazado foi o campeão Fernando Boreli, do Sesi.
Já o Flamengo, campeão de 2007, terminou em 5º lugar, ao vencer o Tijuca Tênis por 10 a 8. Ainda no último dia do torneio, vitória do Paineiras sobre o Botafogo por 12 a 4 pelo 7º lugar, e do Jundiaiense sobre o Guanabara por 9 a 6 pela 9ª posição.

O Esporte Clube Pinheiros derrotou o Paulistano por 6 a 5 (ECP 1 x 1 CAP / 3 x 0 / 1 x 3 / 1 x 1) na primeira partida pela fase estadual paulista da I Liga Nacional BNY Mellon de Pólo Aquático, na noite desta 3ª feira, 21/10, na piscina do Paulistano. O próximo encontro em São Paulo será em 9 de novembro, entre Paulistano e Paineiras, no mesmo local. Antes, jogam no Rio de Janeiro, Botafogo x Tijuca e Guanabara x Fluminense, no dia 31/10, no Fluminense.


No hóquei na grama, o Brasil disputou o pan-americano sub-21, não teve grandes resultados, mas o torneio foi importante para o desenvolvimento do esporte no país.

Na segunda partida contra o Chile, enfrentando um adversario superior ao primeiro, o Brasil teve um boa atuação, mas ainda sim saiu derrotado por 6 x 0. Na terceira partida contra Barbados, com uma atuação abaixo de sua media, o Brasil foi goleado por Barbados por 9 x 0. Contra a Guiana, a seleção reencontrou seu jogo contra um adversário mais fraco tecnicamente, desperdiçou varias chances de gol, mas conseguiu a primeira vitória: 2 x 0. Após encerrar sua participação na fase classificatória, com uma derrota de 7 x 0 para o Canadá, a seleção brasileira masculina sub-21, bateu a Jamaica por 3 x 0.


No judô, seleção brasileira júnior volta do Campeonato Mundial de Bangkok com cinco medalhas na bagagem: a melhor participação do país em mundiais da categoria em todos os tempos. Subiram ao pódio Sarah Menezes (-48kg, ouro), Rafaela Silva (-57kg, ouro), Camila Minakawa (-63kg, bronze), Mayra Aguiar (-70kg, prata), Victor Penalber (-73kg, bronze), além do quinto lugar do ligeiro Felipe Kitadai e do sétimo lugar do pesado Luis Carmo. O Brasil acabou em terceiro lugar no quadro de medalhas geral entre 83 países, atrás apenas de Japão (11 medalhas, quatro ouros) e França (quatro medalhas, 2 ouros e 2 pratas) e à frente de Rússia, Coréia, Geórgia, entre outras potências internacionais. No feminino, o Brasil ficou em segundo no geral, novamente atrás do Japão.


Sarah Menezes precisou de pouco mais de um minuto e meio na final para ficar com a medalha de ouro contra a turca Derya Cibir. A brasileira venceu de ippon com um belo uchimata.Em sua campanha, Sarah ganhou de Maria Velazquez (VEN) por ippon; passou por Kelly Edwards (GBR) por ippon; derrotou Kristina Vrsic (SLO) por ippon; superou a japonesa Yumi Asaka com um wazari no golden score e, na decisão, outro ippon sobre Derya Cibir.

A peso leve Rafaela venceu Om Pongchaliaew (THA) por yuko, bateu a japonesa Makiko Otomo por ippon (chave de braço), ganhou da turca Bahar Buker por yuko, derrotou Gemma Howell (GBR) por wazari e a francesa Automne Pavia por ippon em apenas 23 segundos.


Na luta olímpica, Terminou nesse domingo a tarde o torneio “Aberto da Argentina de Luta Olímpica”- com a participação de cerca de 110 lutadores da Argentina, Bolívia, Chile e Brasil, que esteve presente com 10 lutadores de diversos estados brasileiros (CE, PR, GO, DF, SP e RJ), graças a recursos federais oriundos da Lei Piva e do patrocínio da Caixa Econômica Federal.Foi a primeira vez que se realizou um torneio a nível sul-americano incluindo as categorias Cadetes(16 a 17 anos) e Juniores(18 até 20 anos). O torneio aconteceu no ginásio da Liga Esportiva da cidade argentina de Puerto Iguazu, Missiones, ARG. No sábado os lutadores brasileiros já haviam conquistado 10 medalhas, lutando no estilo greco-romano e inclusive com algumas participações na categoria sênior. Nesse domingo chegaram a um total de 22 medalhas ( 7 Ouro, 9 Prata e 6 Bronze).Destaque para o lutador carioca Francisco Roberto Silva, da escolinha de luta da Caixa da Ilha do Governador, que conquistou 4 medalhas de Ouro, vencendo todos os combates que participou e para Lais Nunes atleta Goiana que treina e mora no Centro de Treinamento CBLA/SESI/Ministério do Esporte, em Taguatinga – DF, conquistando 2 medalhas de Ouro e o vice campeonato na categoria sênior (Lais tem apenas 16 anos).


No remo, tivémos o troféu Brasil unificado da modalidade, na raia da Usp, em São Paulo.

Fabiana Beltrame manteve o amplo domínio que tem no Brasil, vencendo o skiff individual com mais de 20s de vantagem sobre Carolina Araújo, segunda colocada. Anderson Nocetti venceu o skiff masculino. No oito com, uma bela vitória do time do Vasco sobre o Pinheiros, na prova mais bonita do remo.


No tênis, Thomaz Belucci chegou até as semi finais do chalenger de Buenos Aires e garantiu presença no top 100 até o fim do ano. Já André Sá e Marcelo Melo perderam na primeira rodada do torneio de Lyon e estão em situação delicada para tentar a vaga no Masters do fim do ano.

Mais abaixo, Thiago Alves passou ao 113º e ainda luta para encerrar 2008 no top 100. Ele também segue próximo da vaga para o primeiro Grand Slam da temporada. Já Franco Ferreiro se manteve no 147º, mas é outro que sabe que despencará. O gaúcho terá descontados 73 pontos do título de Montevidéu de 2007 e dificilmente seguirá no top 200.Outro representante que se mantém em alta é Ricardo Hocevar. Mesmo sem jogar em Buenos Aires, o paulista subiu cinco posições e foi à 172ª, sua mais alta colocação da carreira. Fecha os representantes no top 200 Ricardo Mello (196º). Em recuperação após título em future, Caio Zampieri subiu 14 (249º), enquanto Flávio Saretta deu outro salto, de 40 (559º).

No vôlei, O Rexona/Ades conquistou o hexacampeonato do Campeonato Carioca de vôlei feminino com uma vitória por 3 sets a 1 sobre o Botafogo, com parciais de 21-25, 25-21, 25-16 e 25-19. O time do técnico Bernardinho abriu 2 a 0 na série melhor-de-três do playoff final e levantou a taça.
O Finasa/Osasco manteve a supremacia no vôlei paulista e conquistou o título do estadual de vôlei feminino pela décima vez, a oitava consecutiva. Neste sábado, o time das campeãs olímpicas Paula Pequeno, Sassá e Carol Albuquerque venceu a segunda partida da série melhor-de-três contra o Pinheiros Mackenzie por 3 sets a 1, com parciais de 25-22, 25-16 e 23-25 e 25-17.


No volei de praia, Após quatro derrotas no Circuito Brasileiro de vôlei de praia para os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel, Pedro Solberg e Harley conseguiram bater os rivais e levaram o título da etapa de Maceió neste domingo. Pedro e Harley venceram um jogo muito parelho, por 2 sets a 1, com parciais de 18-15, 14-18 e 15-11.A próxima etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia será realizada entre os dias 20 e 23 de novembro. As disputas irão acontecer no Recife, em Pernambuco.

Larissa e Vivian tiveram a trajetória de vitórias interrompida , na etapa de Maceió do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. A dupla do Pará, formada a cerca de dois meses, foi derrotada por Maria Elisa e Val, por 2 sets a 0, com parciais de 18-14 e 18-12 e terminaram o torneio na segunda posição.Com este resultado, Maria Elisa e Val desbancam as favoritas, que vinham de vitória no ultimo final de semana, em Camaçari. Campeã de sete etapas do circuito em 2008, ao lado de Juliana, que está lesionada, Larissa acabou na segunda posição em Maceió, com a sua nova parceira, Vivian.

Um comentário: