Criados em 1936 os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.
O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia . Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição.
Exemplos fortes disto são a lutadora de Judô, Edinanci Silva, que ainda hoje disputa os Jogos Abertos e o lutador de taekwondo Diogo Silva. Os Jogos Abertos certificam ainda sua importância pela participação de equipes de esportes coletivos fortes como o basquete masculino de Franca, a feminina de Ourinhos, o voleibol feminino de Osasco, o handebol masculino da Metodista de São Bernardo do Campo e a de Futebol de Salão de São Caetano do Sul.
A competição de 2008 terá início no próximo dia 10 e irá até o dia 23 de novembro. Os esportes em disputa são: Atletismo, basquete, biribol, bocha, canoagem, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, Ginástica Rítmica, handebol, judô, Karatê, luta, malha, natação, Quimbol, tawekondo, tênis, tênis de mesa, volei de praia, volei e xadrez. Além de uma competição para deficientes.
A cidade de Santos é a grande campeã do evento com 25 títulos, mas São Caetano, com 12, vem tirando essa diferença ano a ano. Isso por que a cidade está investindo muito forte nos esportes, com fortes equipes como atletas olímpicos, como no boxe e no volei. Excessão feita à edição de 2003, quando Santoos foi campeã jogando em casa, a cidade do ABC conquistou todos os títulos e para 2008, em Piracicaba, não deve ser diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário