sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O que rola até 2012- Jogos do Mediterrâneo

A Europa como um todo não tem um evento poli desportivo, mas os Jogos do Mediterrâneo engloba alguns dos principais países do continente, como França, Itália e Espanha somados á outros da África e dois da Ásia, somando 21 nações na disputa da competição em 2005, mas prometendo 23 para 2009.

Disputado de quatro em quatro anos, o evento teve a edição de 2005 em Almeria e no ano que vem teremos em Pescara, na Itália. No último evento, quem levou o primeiro lugar do quadro de medalhas foi a Itália com um total de 57 medalhas de ouro, uma a mais da França, que ficou em segundo, e 10 a mais que a Espanha, terceira colocada.

Os esportes que farão parte do evento em 2009 são: Atletismo, volei de praia, boliche, futebol, canoagem, remo, ciclismo, ginástica, golfe, judô, karatê, luta, natação, basquete, handebol, pólo aquático, volei, patinação, boxe, esgrima, levantamento de peso, hipismo, tênis, tênis de mesa, tiro e vela.

Os países serão: Albânia, Argélia, Andorra, Bósnia, Chipre, Croácia, Egito, França, Grécia, Itália, Líbano, Libia, Malta, Marrocos, Monaco, Montenegro, San Marino, Sérvia, Síria, Eslovênia, Turquia, Tunísia e Espanha. Em 2005, foram mais de 3000 atletas na competição, número que deve ser mantido para a edição de 2009.

No tiro com arco, os atletas do mediterrâneo não são os ponteiros do mundo, mas estão entre os 10, 15 melhores e a maioria disputa o torneio, dando importância ao evento. A ginástica, mesma coisa, sem muito brilho entre os atletas, mas com os melhores de cada país participando.
Assim como no pan-americano, o torneio de tênis é um dos menos conceituados, com poucos atletas entre os melhores do mundo participando.

Já a esgrima, é um dos principais esportes do evento, principalmente pela rivalidade entre França e Itália, duas das maiores forças do mundo. Na última edição, os dois países fizeram todas as finais, hora se enfrentando, hora com disputar internas na decisão.
No esportes coletivos, as equipes levam um bom time, mas muitas vezes não o principal, mas fazem um torneio de grande nível, principalmente no basquete com seleções como Grécia e Espanha, que fizeram a final da última competição.

Alguns esportes, como o hipismo, não tem tradição e no último evento tivémos apenas as provas de saltos, com três equipes. A vela, com apenas cinco classes em 2005, tem um evento com poucos atletas e características de dobradinha entre os países.
O atletismo e a natação tem alguns atletas muito conceituados no mundo do esporte, mas que não costumam fazer seus melhores tempos na competição. As provas destes esportes são muito similares ás dos Jogos Pan-americanos, com algumas provas de nível alto e outras bem mais fracas.

O evento de 2009 promete recorde de atletas e nações, além de tentar trazer os melhores atletas em todas as modalidades tenta bater alguns recorde mundiais na natação, principalmente se franceses, italianos e até mesmo o tunisiano Oussama Mellouli, campeão na edição passada e dos Jogos de Pequim, vierem. É esperar os dias 25 de junho até o dia 6 de julho para ver se o evento servirá de preparação ao mundial de natação no fim do mesmo mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário