O universíade reune a cada dois anos quase 10000 atletas que estão cursando faculdades pelo mundo todo. Na última edição, em 2007, 170 nações levaram atletas para Bancock, na Tailândia, entre os dias 8 e 17 de agosto.
O evento reuniu em 2007 12 modalidades, todas elas olímpicas. Atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica, judô, natação, pólo aquático, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa e volei. Além deles, tivemos três esportes exibições que a partir da próxima edição, em 2009, se tornaram eventos oficiais: Tiro, tawekondo e golfe.
Quem organiza o segundo maior evento multi desportivo do mundo é a FISU(Federação Internacional de Sports Universitários) e tem esse nome por juntar universidade com olimpíada, daí sim universíade. Com a criação dos Jogos da Juventude, que terá início em 2010(ver postagens anteriores), talvez o evento que reune atletas universitários ganhe mais prestígio, com atletas nos primeiros anos de faculdade participando como preparação para o novo evento quadrienal divulgado pelo Comitê Olímpico Internacional.
China e Rússia dominam as competições, que tem um número razoável de atletas que viajam para competições mais importantes, como olimpíadas e campeonatos mundiais. Já o Brasil está sempre medalhando. Foram 15 medalhas em 2005 e 7 na última edição.
O principal destaque brasileiro em 2007 foi Fabiano Peçanha, semi finalista olímpico em 2008 e medalhista no Pan de 2007, que conseguiu medalha de prata nos 800m e bronze nos 1500m no evento de Bancock.
Em 2009, o evento ocorrerá em Belgrado, na Sérvia entre os dias 1 e 12 de julho. Além dos esportes da última edição citados acima, também terá ginástica rítmica, Karatê, luta, canoagem e remo. Ao todo, serão 307 medalhas de ouro entregues, o recorde na história do evento que está cada vez maior e com nível mais alto. Em 2011, a edição do Universíade ocorrerá em Hong Kong e ainda não tem a relação de esportes definidas. Como de costume, o país sede pode escolher novos esportes para integrar o programa.
Na última edição, algumas boas marcas vieram no atletismo e natação além de atletas importantes terem participado nos saltos ornamentais, judô e nos esportes coletivos como pólo aquático e basquete. Apenas o volei, dentre os coletivos, não levou atletas de primeiro nível mundial.
Para 2009, dificilmente o evento terá um nível de olimpíada e mundial, até por limitar a presença de atletas universitários, mas é provável que mais atletas de nível olímpico participem, marcando tempos importantes e se preparando para um evento que tem tudo para dar certo, os Jogos da Juventude de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário