Ainda pouco divulgado, o evento terá ao todo 27 esportes e um total de 184 medalhas de ouro destribuídas. Esportes como basquete de rua, luta livre em praia e hóquei sobre patins não são disputados nos Jogos Olímpicos e serão testados para a juventude mundial. Mesmo que dêm certo, pouco provável será a inclusão destes nas olimpíadas.
Outros esportes, como nado sincronizado, pólo aquático e canoagem slaloom não serão disputados em Singapura.
A idéia veio com o sucesso do Festival Olímpico da Juventude Europeu, disputado de dois em dois anos desde 1991, com a disputa de onze esportes para atletas entre 14 e 18 anos. Os Jogos Olímpicos da Juventude será disputado aos moldes do torneio.
Sinceramente, torço para que o torneio seja importante na formação de todos os atletas mundiais mas que não caia no gosto do público em geral, como os Jogos Olímpicos. Se isso acontecer, teremos inúmeros casos de "gatos", com atletas dando um jeito de mudar sua idade para poder concorrer ás medalhas no evento. É muito, mas muito fácil conseguir mudar a idade de um atleta, o que tornaria esse evento uma farsa.
Espero que o evento seja divulgado mas que os atletas não tenham isso como um objetivo traçado em sua carreira, como é o caso das olimpíadas tradicionais que estamos acostumados. Que o evento seja um degrau para os Jogos Olímpicos e não um evento para "disputar" público, marketing, dinheiro e vizibilidade.
A cidade de Singapura está se preparando como se fosse uma edição dos Jogos Olímpicos, com a construção de complexos esportivos. As capacidades são bem inferiores ás vistas em Pequim no início do mês, mas já temos 19 arenas esportivas prontas além de uma vila olímpica para a presença de 3500 atletas, que é o número máximo admitido pelo COI para a disputa do evento.
Teremos até julho de 2010 para nos prepararmos para a primeira edição das Olimpíadas da Juventude. Torço para o resultado brasileira seja bom, mas nada que aumente as expectativas para Londres 2012 ou para 2016. Pés no chão e a certeza que o evento é apenas um modo de preparar os atletas para o principal evento da vida deles, e não que esse seja o objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário