quarta-feira, 6 de junho de 2012

Preview pentatlo moderno

Depois de fazer as "previsões" das medalhas do ciclismo pista, esgrima, tiro, boxe, canoagem velocidade e vela, hoje vou falar do pentatlo moderno, modalidade que dá apenas duas medalhas na Olimpíada e há alguns anos está na berlinda para sair do programa olímpico.

PAÍS A SER BATIDO
HUNGRIA
É um dos poucos países que vão levar equipe completa na modalidade, dois homens e duas mulheres. No masculino, Robert Kasza foi campeão da Superfinal da Copa do Mundo de 2011 e Adam Marosi foi o campeão mundial deste ano. No feminino, Adrien Toth é atual campeã europeia enquanto Sarolta Kovacz foi vice campeã mundial em 2011. Na história olímpica, o país lidera  o ranking de medalhas, com nove medalhas de ouro mas em Londres, apesar de quatro atletas muito bons, não chega tão favorito ao pódio como em outras olimpíadas.

O CONFRONTO
 A Hungria é o país a ser batido já que tem muita tradição e quatro atletas muito bons, mas o grande confronto no masculino deve ser entre dois russos. O bicampeão olímpico Andrey Moiseyev e Serguey Karyakin, que conseguiu a segunda vaga do país com o vice campeonato europeu ano passado. Katyalin não obteve bons resultado esse ano, bem como seu rival, subindo ao pódio em apenas uma Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, em que ficou em segundo lugar, mas vem de temporadas muito constantes em anos anteriores, tanto que em 2010, foi campeão mundial.
Será um belo duelo!

O CARA
O russo Andrey Moiseyev é o atual bicampeão olímpico  e foi o campeão mundial do ano passado. Atualmente é número 2 do ranking mundial. Em 2012 não esteve muito bem nas Copas do Mundo, mas já havia se garantido em Londres pelo título europeu do ano passado. Seu ponto forte é a esgrima, em que geralmente termina na primeira posição e, muitas vezes, ganhando mais de 70% dos jogos, o que o deixa com mais de 1000 pontos logo na primeira modalidade. Na prova combinado de tiro e corrida ele tem seu ponto fraco, mas costuma se garantir nas primeiras posições mesmo assim.

A CARA
A francesa Amelie Caze tem três títulos mundiais na carreira, 2007,2008 e 2010. Não digo que ela é a mulher a ser batida pois a prova feminina é muito equilibrada, mas ela é a cara. Teve um 2011 difícil, em que ficou a maior parte do tempo machucada e, por isso, aparece apenas na oitava posição do ranking mundial. Esse ano, mostrou estar recuperada, venceu uma etapa da Copa do Mundo, na Hungria. Sua esgrima é quase perfeita e sua natação muito boa, perdendo as vezes alguns pontos importantes no hipismo.

A PROVA DISPUTADA
A competição feminina está totalmente aberta. Nos últimos quatro mundiais, quatro campeãs diferentes. A britânica Mhain Spence foi campeã em 2012, a chinesa Qian Chen a campeã em 2009. Em 2010, quem venceu o mundial foi a francesa Amelie Caze,que já havia vencido em 2007 e 2008. A ucraniana Victoria Terechuk venceu em 2011. A alemã Lena Scherebon não venceu nenhum mundial no ciclo mas é a atual campeã olímpica. Apesar de tudo isso, a líder do ranking mundial é a  lituana Laura Asadauskaite.

A SURPRESA
Aya Medany
Por incrível que pareça, o Egito tem uma das principais atletas do mundo, ficou em oitavo na Olimpíada de Pequim, venceu a etapa da Copa do Mundo da Hungria do ano passado e é constante presença entre as melhores de todas competições, entre Copas do Mundo e mundiais.
 A egípcia já disse que quer se aposentar depois de Londres pois não pode fazer a parte de natação com roupas que cubram todo o corpo, como diz a fé muçulmana. Desde 2010, a natação do pentatlo também não pode ter maios tecnológicos usados, já que seguem as regras da Federação Internacional de Natação.

A MUDANÇA
Até os Jogos de Pequim, os cinco esportes eram disputados separadamente. A partir de 2009, uma mudana na regra deixou o esporte mais emocionante. Começa com as disputas da esgrima, passa para a natação, hipismo e o chamado evento combinado, que junta o tiro com a corrida de 3000m. A atleta larga com o handcap(Quem foi melhor nos três primeiros esportes larga na frente conforme a pontuação, em que quatro pontos resulta em um segundo) e faz uma série de 5 disparos, corre 1000m, faz outra série de 5 tiros, corre de novo 1000m, faz a última série de tiros e passa na linha de chegada após correr o último quilometro. Deixou a modalidade bem mais interessante.

MEDALHAS
Feminino
Ouro- Lena Schonebor(ALE)
Prata- Amelie Caze(FRA)
Bronze- Viktoria Terechuk(UCR)

Masculino
Ouro- Andrey Moiseyev(RUS)
Prata-  Serguey Karyakin(RUS)
Bronze- Adam Morosi(HUN)

QUADRO DE MEDALHAS PENTATLO
RUSSIA 1 - 1 - 0
ALEMANHA 1 - 0 - 0
FRANÇA 0 - 1 - 0
UCRÂNIA 0 - 0  - 1
HUNGRIA 0 - 0 - 1

QUADRO DE MEDALHAS GERAL
Somando-se os esportes já analisados(Ciclismo pista,esgrima,vela, boxe, tiro, canoagem velocidade e pentatlo moderno)
GRÃ BRETANHA 11 - 8 - 6
ITÁLIA 9 - 3 - 8
CHINA 6 - 8 - 2
ALEMANHA 6 - 6 - 6
RÚSSIA 5 - 8 - 11
AUSTRÁLIA 5 - 5 - 3
UCRÂNIA 3 - 2 - 3
HUNGRIA 2 - 4 - 2
EUA 2 - 3- 6
ESPANHA 2 - 3 - 1
CUBA 2 - 1 - 2
AZERBAIJÃO 2 - 1 - 2
POLONIA 2 - 0 - 3
ESLOVÁQUIA 2 - 0 - 1
JAPÃO 2 - 0 - 0
FRANÇA 1 - 3 - 4
NORUEGA 1 - 2 - 0
IRLANDA 1 - 2 - 0
UZBEQUISTÃO 1 - 1 - 1
SERVIA 1 - 1 - 0
ÁUSTRIA 1 - 1 - 0
CANADÁ 1 - 1 - 0
HOLANDA 1 - 1- 0
BELARUS 1 - 0 -  1
ISRAEL 1 - 0 - 2
BRASIL 1 - 0 - 2
ROMÊNIA 0 - 2 - 2
COREIA DO SUL 0 - 1 - 3
NOVA ZELÂNDIA 0 - 2 - 2
LITUANIA 0 - 1 - 1
ESTONIA 0 - 1 - 0
BÉLGICA 0 - 1 - 0
ÍNDIA 0 - 0 - 2
MONGÓLIA 0 - 0 - 1
DINAMARCA 0 - 0 - 1
TADJQUISTÃO 0 - 0 - 1
ARMENIA 0 - 0 - 1
CAZAQUISTÃO 0 - 0 - 1
TURQUIA 0 - 0 - 1
SUÉCIA 0 - 0 - 1
REP.TCHECA 0 - 0 - 1

No preview de Londres, periodicamente, colocarei os favoritos a medalha em cada uma das 302 provas que vamos ter em Londres. Objetivo é chegar no dia 27 de julho, o da abertura, com as previas de todas as provas e, consequentemente, o quadro de medalhas.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Não entendi quando vc mencionou a Hungria como pais a ser batido, pra min o correto seria a Russia ser o pais a ser batido.E acho que quem ganha no masculino vai ser o Andrey Moiseyev mesmo e no feminino vai ser Amelie Caze.
    Parabéns pelo Blog muito bacana.

    ResponderExcluir
  2. Ola!

    A Hungria,além da tradição tem pentatletas muito bons no feminino e no masculino.São quatro atletas que vão vrigar por mesdalhas. Já a Russia no masc é MUITO forte no fem nem tanto!
    Valeu o elogio! abracos!!

    ResponderExcluir