quarta-feira, 6 de junho de 2012

Passaporte Carimbado- Renato Rezende

O Ciclismo BMX é um os caçulas da Olimpíada, é apenas a segunda edição que tem a disputa e o Brasil será representado, no masculino, por Renato Rezende, que conseguiu a vaga olímpica no último mundial, disputado na Inglaterra. Lá, foi eliminado nas quartas-de-final e foi um dos seis melhores pilotos entre aqueles que não são de países que se colocaram entre os 11 primeiros do campeonato mundial.

"Meu objetivo é chegar a final, entre os oito primeiros" disse Renato, que terá que passar pelas quartas-de-finais com cinco baterias(os mesmos oito atletas disputam cinco corridas e os quatro que somarem mais pontos avançam de fase) e as semifinais com três baterias para ficar entre os oito melhores: " Mas a final é uma bateria só, uma prova só define a medalha, então tudo pode acontecer".

Faltando 51 dias para a Olimpíada, conversei com Renato hoje, ele disse que desde que conseguiu a vaga, mudou todo o sistema de treinamento, com o foco em Londres: "Ontem, por exemplo, fiz um intensivão de resistência, minhas pernas estão doendo muito. No momento, estou pesado, mas tudo visando Londres".
Além de força, Renato tem treinado muito a largada, aquele momento que o "gate"  abre e os pilotos descem a rampa para iniciar a prova: "Eu sou magrinho com relação aos outros, então essa primeira pernada já me deixa um pouco atrás".

Renato foi finalista nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e ficou na quinta posição. Em 2010, foi bronze nos Jogos Sul-Americanos de Medellin, mesmo ficando na quarta posição. Isso porque os três primeiros colocados eram colombianos e no regulamento do evento dizia que não poderia haver um pódio inteiro do mesmo país.

O principal título da carreira de Renato é o de campeão mundial "cruiser" em 2010, para bicicletas com rodas de aro diferente do tradicional. "Sou campeão mundial para sempre" brinca Renato, já que 2010 foi a última edição do mundial dessa modalidade.

Renato é jovem, tem apenas 20 anos, e o fato de ter conseguido a vaga já foi algo espetacular. Estando na Olimpíada, tem totais condições de passar para as semifinais, que reunem os 16 melhores. Aí, para conquistar a vaga na final é um pouco mais complicado, mas tem chances e está confiante.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário