quinta-feira, 7 de junho de 2012

Passaporte Carimbado- Hugo Hoyama

"Quero ficar entre os 16 primeiros e a partir daí, fica tudo aberto"

Esse é o objetivo de Hugo Hoyama, que vai disputar sua sexta Olimpíada e tem como principal resultado a nona posição nos Jogos Olímpicos de Atlanta, quando chegou a estar vencendo o jogo das oitavas-de-final por 2x0 mas sofreu a virada. "Tem três atletas que estão indo para sétima olimpíada, um sueco, um belga e um croata, estão muito bem ainda. Eu, com 43 anos, não estou velho não" brinca o mesatenista, que tem, em Jogos Pan-Americanos, 10 medalhas de ouro.

A vaga olímpica foi conquistada por Hugo durante o Campeonato Latino-Americano, disputado no Rio de Janeiro no início do ano. Com o resultado, garantiu a vaga no torneio individual, no qual não participou em 2008, e por equipes. "Queremos passar da primeira fase e ficar entre os oito melhores times do mundo" comentou ele, que estará ao lado dos mesmos atletas que representam o Brasil há uma década e com quem venceu os dois últimos Jogos Pan-Americanos, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro.

Depois do resultado conquistado em Atlanta, Hugo pouco fez em Olimpíadas. Em Sydney 2000, venceu um jogo e perdeu dois, sendo eliminado na fase de grupos, fora dos 32 melhores no individual e venceu dois jogos em duplas, ficando em 17º lugar. Em Atenas, perdeu na primeira rodada para um alemão e em Pequim venceu uma partida por equipes contra um atleta entre os 10 melhores do mundo, mas o Brasil acabou eliminado na primeira fase.

O mesa-tenista paulista vai disputar semana que vem o Brasil Open e no início de julho viaja para Paris, onde faz aclimatação. "Estou me sentindo melhor que em Pequim. Estou treinando para ficar na melhor forma possível, mas minha defesa está bem melhor.

"É minha sexta Olimpíada, mas sempre dá aquele friozinho na barriga" comentou Hugo que sabe que sua experiência vale muito. "Olimpíada é olimpíada e eu acho que o fato de eu já ter ido há tantas me ajudará bastante".

Pelos resultados obtidos nos últimos anos, acredito que dificilmente Hugo ficará entre os 16 melhores. Ele deve estrear numa fase preeliminar numa partida contra um atleta de ranking parecido com o seu. Se vencer, entra na chave principal e aí todo jogo é pedreira. Terá de usar sua experiência para avançar na Olimpíada, mas acho que o principal resultado brasileiro virá por equipes.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Olá Guilherme. A equipe brasileira masculina será Hugo, Thiago Monteiro e Gustavo Tsubói. Na correria você escreveu Casuo Matsumoto. Um abraço

    ResponderExcluir