sábado, 26 de maio de 2012

Passaporte Carimbado Fernando Reis

"Quero ficar entre os cinco primeiros na Olimpíada de Londres e buscar a sonhada medalha em Rio 2016"

Fernando Reis cresceu muito nesse ciclo olímpico, em todos os sentidos. Começou na categoria até 105kg e depois passou para os superpesados, sem limite de peso, onde conseguiu os principais resultados. Foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com um total de 410kg, num resultado inédito para a modalidade no Brasil.

Em 2009, Fernando foi sexto no mundial junior. No ano seguinte, ficou na quarta posição no geral, com a medalha de bronze no arranco. Mas o resultado no arremesso poderia ter sido ainda melhor: "Tive um movimento anulado por que enconstei o cotuvelo no joelho. Consegui levantar, mas não valeu".

Em 2011, Fernando fez a melhor marca de sua carreira, os 410kg no Pan de Guadalajara. Depois, já cansado de um ano com muitas competições e viagens, ficou em 26º no mundial. O ano passado ainda foi marcado por um caso de doping que ele ainda desconfia do que aconteceu: "Eu treinava nos EUA, ganhava de todos lá, o teste foi só lá e eu fui pego. A Federação Internacional nunca confirmou meu doping".

Na última semana, ele venceu o pré olímpico das Américas com os mesmos 410kg levantados no Pan de Guadalajara,mas dessa vez poderia ter sido melhor: "Eu estou mais forte, mais bem preparado. Falhei duas vezes na Guatemala, estava forte, mas errei um pouquinho" comentou Fernando.

Para Londres, Fernando quer levantar 430kg, o que pode lhe dar uma sexta ou mesmo uma quinta posição. Fernando sabe que a medalha é muito difícil, mas não descarta: "Ficando entre os seis primeiros, tudo pode acontecer. Um dia bom aqui, um dia ruim ali, tudo pode acontecer".

Ontem, Fernando veio aqui na Record e participou durante uma hora do programa Esporte Record News. Foi minha estreia na TV, ao lado de Mauricio Torres, Janice de Castro. O link da entrevista completa está aqui:
http://noticias.r7.com/record-news/videos/119-esporte-record-news/confira-o-homem-mais-forte-das-americas-no-esporte-record-news/4fbfe3d892bbc23ba54cfebf/

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

7 comentários:

  1. Sou fã do Fernando! Boa sorte em Londres

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do Fernando acho que ele pode sim fikar entre os 5 será muitooo dificil mas nas olimpíadas tudo é possivel ..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela estréia na tv Guilherme, seu blog é sensacional, abs.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme a entrevista foi muito inteligemte...fez jus ao Fernando Reis , aos entrevistadores e a vc, lógico.
    Muito obrigado por dar ao Fernando Reis o espaço que ele merece na mídia.

    Silvia Saraiva Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Silvia!! Estreei na tv ao lado do seu filho, foi muito bom hahaha

      Abraços!

      Excluir
  5. Muito boa a reportagem sobre o Levantamento de Peso. É uma modalidade fantástica. Eu a pratiquei na adolescência e na juventude. Meu máximo foi 92 kg de arremesso e 60 de arranque. Depois, sofri uma queda com 86 kg e me aposentei...Um equívoco do Fernando foi afirmar que a China venceu os Jogos de 2008 somente por causa do levantamento de peso e que a China obteve 14 medalhas de ouro. A China obteve 8 medalhas de ouro e no confronto com os EUA, neste critério, a diferença foi de 15 medalhas de ouro. Com ou sem a modalidade, a China teria superado os EUA. Também seria impossível a China obter 14 medalhas, pois cada país só pode enviar 10 competidores. Sobre as possibilidades de medalha, o vencedor dos Jogos deverá erguer cerca de 465 kg. Behdad Salimikordasiabi, do Irã, deve conseguir 215 de arranque e 250 de arremesso. Matthias Steiner, da Alemanha também deve chegar a uns 450 kg. Ainda há Anoushiravani, do Irã, os ucranianos Shymechko e Udatchyn e o sul-coreano Sang Guen. A Rússia poderá competir na categoria e Ruslan Albegov ou Yevgeniy Tchigishev seria outro forte adversário. Com um total de 410 kg talvez dê para ficar entre os 10 primeiros colocados.

    ResponderExcluir
  6. Notícia fresca:
    Ruslan Albegov, da Rússia, ergueu 210 kg no arranque e 250 kg no arremesso, chegando a um total de 460 kg. A briga em Londres-2012 será sensacional.

    ResponderExcluir