segunda-feira, 21 de maio de 2012

Países em Londres- África do Sul

A África do Sul tem uma história de boicotes nos Jogos Olímpicos. Mas não é ela que quis se ausentar de alguns Jogos Olímpicos, como aconteceu diversas vezes por várias nações. Quem boicotou a África do Sul foi o próprio Comitê Olímpico Internacional, que proibiu que o país participasse do evento em função de regime segregacionista que o país viveu durante o século XX.


De Tóquio, 1964, até Seul 1988 o país esteve ausente de todos os Jogos Olímpicos, causando também um boicote de 32 países africanos aos Jogos de 1972. 26 países africanos além de Iraque e Guiana recusaram-se a participar dos Jogos e se voltaram contra o COI, que não puniu a Nova Zelândia por realizar amistosos contra a África do Sul em excursão do time de rúgbi esporte não-olímpico.

Dona de uma tradição olímpica, a África do Sul foi mal em Pequim. Foi seu pior desempenho em uma edição olímpica, ganhando apenas uma medalha de prata, fato que não ocorria desde as Olimpíadas de Berlim-1936, quando repetiu o mesmo desempenho.

Nos Campeonatos Mundiais do ano passado, foram, ao todo, três medalhas de prata e três de bronze, com destaque para o atletismo.

OSCAR PISTORIUS
É com certeza o atleta mais famoso do país no momento. Sem as duas pernas, corre de prótese e conseguiu autorização para tentar disputar a Olimpíada com as "pernas falsas". Ano passado, no mundial, correr as eliminatórias e ajudou a equipe a ganhar a medalha de bronze no revezamento 4x400m. Deve ir a Olimpíada e, se correr a prova individual, deve chegar a semifinal.Correndo o revezamento, pode até medalhas.

CASTER SEMENYA
A atleta dos 800m ficou famosa após ter tido que passar por exame de feminilidade ao ganhar a prova dos 800m no mundial de 2009,em Berlim. Sua vitória foi muito tranquila e, na ocasião, tinha apenas 18 anos. Isso pode ter abalado a atleta que em 2011 não repetiu o domínio e foi prata no mundial.

ATLETISMO
Além do revezamento, 4x400m e de Caster, a África do Sul tem outras grandes chances de medalha na modalidade. Sunette Vijoen é atual medalha de bronze no dardo em campeonatos mundiais. LJ Vanzyl foi bronze no último mundial na prova dos 400m com barreiras e aparece como um dos favoritos a medalha em Londres, já correu a prova na casa dos 47s, o que é um resultado espetacular.

NATAÇÃO
Uma das maiores surpresas da natação na Olimpíada de Atenas foi a vitória da África do Sul no revezamento 4x100m livre naquela Olimpíada, superando os favoritos EUA e Austrália, numa das cenas mais marcantes dos Jogos. Agora, a natação do país continua forte, mas não tem atletas favoritos absolutos ao ouro. No nado livre e peito, tem nadadores com chances de um bom resultado mas, no último mundial, o país conquistou apenas um bronze em provas olímpicas, nos 100m peito. Chad Le Cros é muito bom, principalmente nos 200m borboleta, em que é campeão mundial em piscina curta e quinto em longa. Foi o destaque dos Jogos da Juventude, em 2010, quando levou cinco medalhas.

BRASIL x AFRICA DO SUL
Se a prova de 50m peito fosse olímpica, a disputa pelo ouro seria restrita e Felipe França e o sul-africano Cameron Van de Burgh. No 100m, são uns 10 nadadores na briga e Cameron é um dos favoritos ao pódio, foi bronze no mundial do ano passado. Felipe briga por fora, mas chegará forte.
Nos 50m livre, prova em que Cielo e Bruno Fratus disputam a medalha, os sul-africanos tem Gideon Leuw como um dos 10 melhores do mundo e o famoso Roland Schoeman que, que tem questionado muito o doping de Cielo, mas ainda não voltou a grande fase que viveu em 2004, talvez nunca volte.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Sei que vou ser bombardeado por todos os lados, que irão me chamar de preconceituoso e quem sabe de coisa pior. Mas essa é a minha opinião: NÃO CONCORDO COM A INCLUSÃO DESSE OSCAR PISTORIUS, NOS JOGOS OLÍMPICOS, ELE TEM QUE DISPUTAR OS JOGOS PARAOLÍMPICOS. Essas próteses que ele utiliza, conferem a ele uma vantagem em relação a vários atletas.

    ResponderExcluir