segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prata na canoagem

Em 2009 falava que duas modalidades iriam surpreender e subir ao pódio em Londres para o Brasil. O boxe e a canoagem. O boxe mantenho, a canoagem não, apesar da melhora nos últimos anos.

Esse fim-de-semana tivemos a Copa do Mundo de canoagem na Polônia. É verdade que em algumas provas estava esvaziada pois o pré olímpico europeu foi disputado na mesma raia três dias antes. Mas é uma etapa da Copa do Mundo que reuniu boa parte da elite da canoagem mundial.

E Nivalter provou mais uma vez que ele tem que estar em Londres de qualquer forma, conquistou a prata no c1 500m, prova não olímpica, e o quarto lugar no c1 200m, que é a prova disputada na Olimpíada. O brasileiro ficou em quinto nos mundiais de 2009 e 2010 e oitavo em 2011, competição que dava sete vagas em Londres. No Pan de Guadalajara, foi prata e só o campeão garantia vaga. Ou seja, é o primeiro reserva em qualquer uma das situações.

A Confederação está tentando de alguma forma conseguir essa vaga para o Brasil, o que seria importantíssimo, já que Nivalter é um real postulante a fazer uma final olímpica.

Quem já está em Londres é a dupla formada por Erlon e Ronilson, no c2 1000m. Esse fim-de-semana conquistaram a prata na prova de c-2 200m, que não é olímpica. Na prova de 1000m, disputada nos Jogos, a dupla ficou em quinto na semifinal e fora dos nove melhores que foram a final.

 Os três brasileiros, mais o técnico Pedro Sena e outros membros da Confederação, seguem na Europa para disputar o restante das etapas.

A canoagem, principalmente a canoa(prova chamada de C) cresceu nos últimos quatro anos. Mas, claro, ainda não ganharemos medalhas em Londres, mas para 2016 é bom ficar de olho não só nos três atletas citados acima, que ainda são jovens, como também em Isaquias Quiroz, que é atual campeão mundial Junior.

 Acho difícil, mas ainda possa haver alguma chance de Nivalter ir a Londres e se for será finalista com certeza. Já Erlon e Ronilson terão mais dificuldades para ficar entre os nove primeiros, mas tem boas chances, visto muitos resultados conquistados nos últimos anos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário