terça-feira, 22 de maio de 2012

Boxe

Nove atletas, nove chances de medalhas.

  É assim que eu vejo o boxe brasileiro em Londres.

É claro que o Brasil não subirá nove vezes ao pódio em Londres, longe disso, mas acho que todos vão com chances de medalhas. Algo parecido com que acontece no judô, mas em menores proporções pois na luta japonesa o Brasil já é uma potência mundial, enquanto que no pugilismo somos emergentes.

Coloco com chances reais de medalha e até favorito ao pódio Everton Lopes e Yamaguchi Falcão.
 O primeiro por ser o atual campeão mundial, conquista inédita para o país. O segundo por ser muito bom e não ter ido mais longe no último mundial pois encontrou o futuro campeão já nas oitavas-de-final. Como o boxe dá medalha de bronze aos dois perdedores da semifinal, é possível que com apenas duas vitórias na Olimpíada a medalha já esteja garantida;

Num patamar abaixo, naqueles que podem surpreender coloco Adriana Araujo, Esquiva Falcão, Myke Carvelho e Robson Conceição. Todos com seus méritos.
 Adriana, por exemplo, é sete vezes campeã continental e foi quinta colocada no mundial que terminou semana passada. Se pensarmos que são apenas 12 atletas na categoria, com um pouco de “””sorte””” com uma vitória garante a medalha de bronze.
Acho errado isso. Num evento como a Olimpíada, creio que vencer apenas uma luta e medalhar é deixar um pódio olímpico desvalorizado. Tinha de ser 16 atletas por categoria, mas tudo bem...

Myke e Esquiva são os opostos que vão com a mesma chance em Londres, na minha opnião. Myke é experiente, vai para sua terceira Olimpíada, e Esquiva é novo. Myke batalha há 10 anos na seleção e jamais medalhou em mundiais enquanto Esquiva “”chegou ontem”” e foi bronze no mundial do ano passado. Vão com chances sim de medalhas, apesar de não favoritos, são candidatos.
Por fim Robson Conceição, que está muito bem. No último mundial venceu o campeão olímpico mas teve o resultado trocado no dia seguinte numa das maiores confusões da competição. Venceu um torneio na Rússia há duas semanas, está muito bem na categoria até 60kg. Está bem.

No patamar do que não são nem favoritos nem candidatos ao pódio, mas naqueles que tem que se abrir os olhos coloco Julião, Robenilson e a Roseli Feitosa. Chamo essa categoria de “Ketleyn Quadros”. Aqueles atletas que não tem muita atenção mas que chegam como franco atiradores, assim como Ketlyn chegou no judô na última Olimpíada e subiu ao pódio.

Não duvide deles.

 Roseli não vive uma boa fase. Sua última grande luta foi no pré pan do ano passado, quando venceu a campeã mundial Mary Spencer. Depois disso, perdeu sua única luta no Pan e ainda assim foi bronze. No Mundial, perdeu na primeira luta mas ainda assim conseguiu a vaga. Quem sabe na Olimpíada não renasça e suba ao pódio. Dependendo da chave, uma vitória lhe dá o pódio.

 Julião e Robenilson são muito bons e provaram isso no Pan de Guadalajara e no pré olímpico continental desse ano. Só que ainda não conquistaram grandes resultados internacionais. Julião não disputou o mundial do ano passado por opção da comissão técnica enquanto Robenilson perdeu na estréia por 18 a 13 para um cubano.

Como disse aqui outro dia, minha aposta são duas medalhas de bronze. E não estou sendo tão otimista...

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

9 comentários:

  1. Guilerme
    Está fazendo falta para suas análises uma divulgação da fed.int. de boxe sobre os cabeças de chave (acho que são 8 como no judo); no judo está bem claro quem são os 8 "seeds" e fica fácil projetar; ex: o brasil vai ter 6 (SEIS!) cabeças de chave no feminino - incluindo Maria Portela; E 4 no masculino; portanto em 11 categorias já largamos perto do bronze.....
    no boxe não temos idéia dos cabeças...

    ResponderExcluir
  2. errei as contas......são 10(dez) cabeças de chave no judo.....

    ResponderExcluir
  3. Guilherme 2 medalhas de bronze?, acredito que venha mais do que isso no minimo 1 medalha de prata 3 de bronze.

    ResponderExcluir
  4. Amigos,
    no judo o Brasil vai com 6 cabecas de chave no feminino e quatro no masculino

    Quanto ao
    Boxe,ainda vou pesquisar sobre o assunto..mas creio que sao soh 4 cabecas...Como o boxe nao tem tantas comoeticoes o ranking nao eh tao verdadeiro!

    Abracos

    ResponderExcluir
  5. Achei essa previsão um pouco pessimista acho que da para trazer uma medalha de cada cor ...... tomara

    ResponderExcluir
  6. Tava dando uma olhada no resultado da categoria da Adriana e é bem provável q ela seja a cabeça 4 do chaveamento olímpico. Chances mt altas portanto de vencer uma luta engarantir medalha. Já A Roseli deve ser a quinta melhor chavetada perdendo a quarta posição justamente pra sua algoz no mundial. Duas lutas pra chegar a semi e mt dureza pela frente...mas acredito em uma medalha no feminino. Tomara q os deuses do olimpo sejam favoráveis ao Brasil!!

    ResponderExcluir
  7. Já no masculino aposto no,everton e no robson. O único porém é q o robson provavelmente nao será cabeça e pode pegar uma pedreira nas rodadas iniciais. Nao acredito no ouro também mas nao custa lembrar que um dominicano foi campeão olímpico em Pequim. Portanto, avante Brasil!!

    ResponderExcluir
  8. Guilherme
    a AIBA é bem complicadinha pra explicar as coisas.....no site, se v. for em aiba.org/documents, tachnical and competitions rules, apendix E:
    para as meninas, que são MENOS de 16 por categoria, a regra é de DOIS cabeças; mas EM OLIMPÍADAS (ITEM 1.1.2.3 do citado anexo) são acrescidos 2 seeds; portanto 4 no total
    para os homens, que serão pouco menos de 30 por peso, maximo de 4 seeds mais 2 por ser olimpiada
    PORTANTO, SE ENTENDI O QUEBRA-CABEÇA, OS HOMENS SEEDED SERÃO 6, E AS MULHERES 4......
    aceito observações, contestações e ximgamentos......

    ResponderExcluir
  9. achei interessante, mas não é o q procuro, pois procuro os ganhadores das medalhas de ouro porque preciso para fazer meus trabalhos de de colégio.
    Agradecida pela paciência!

    ResponderExcluir