sábado, 21 de abril de 2012

Quem não se classificou

Na série "Quem não se classificou" de hoje vou falar da equipe brasileira de nado sincronizado. Claro, nessa semana o dueto Lara e Nayara se garantiu em Londres e isso vou falar no próximos dias. O assunto de hoje é o conjunto brasileiro.

Por ser país sede, a equipe brasileira está classificada automaticamente para a Olimpíada do Rio. Pela primeira vez o Brasil participa por equipes da competição. No pré olímpico disputado essa semana em Londres, a equipe ficou em nono lugar, longe de uma das três vagas que a competição dava na Olimpíada.

Apenas oito equipes disputam o nado sincronizado na Olimpíada. As cinco campeãs de cada continente mais as três melhores do pré olímpico. Porém, como o país sede é europeu, todas as seleções do continente, inclusive a campeã mundial Rússia, disputam a vaga pelo pré olímpico mundial.

Em entrevista a Revista Istoé 2016, as técnicas da seleção de nado sincronizado disseram que o objetivo é ficar entre as seis melhores na Olimpíada do Rio. Ora, isso não é difícil. Se são oito equipes na Olimpíada, uma delas africana(geralmente o Egito) e outra da Oceania(Austrália), o mais normal é que o Brasil fique em sexto no Rio de Janeiro. Aliás, se o Brasil se classificasse já para Londres, é muito provável que o time fechasse a competição em sexto, já que egípcias e australianas estão bem abaixo.

O que tem que se pensar é sim ficar entre as seis melhores do mundo, mas em Campeonatos Mundiais, quando todas as principais seleções participam. E isso é bem complicado pois principalmente no nado sincronizado é muito difícil uma equipe evoluir. Tanto que, tirando a China, que entrou recentemente no grupo dos melhores do mundo, as seleções que ficam entre os cinco ou seis primeiros são SEMPRE as mesmas há quase uma década.

A série 'Quem não se classificou" conta a história daqueles atletas ou equipes que não vão a Londres e já estão de olho nos Jogos do Rio. Afinal, daqui a quatro anos, a Olimpíada é aqui!

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário