domingo, 22 de abril de 2012

"Passaporte Carimbado" - Bimba

Ricardo Winick, o Bimba, disputará em Londres sua quarta Olimpíada. Muitos lembram dele dos Jogos de Atenas quando entrou na última regata em primeiro lugar na classificação geral mas, com o 17º lugar na prova, ficou fora do pódio. Com esse trauma já totalmente superado, ele quer subir ao pódio nos Jogos de Londres: " Sem dúvida, meu objetivo em Londres é uma medalha" garante.

Se Bimba chegou a Olimpíada de Pequim como campeão mundial(ganhou a competição em 2007) e favorito ao pódio, para Londres ele não é o atleta mais visado. Se manteve entre os melhores, está sempre disputando as primeiras posições nas principais competições mas com certeza não leva a pressão que levava em Pequim (em que terminou na quinta posição): " Acho que chegar como favorito tem os dois lados, é bom chegar como campeão do mundo, mas ao mesmo tempo é bom não ser tão visado. Todos os atletas se conhecem de longa data e todos pensam em mim quando fazem uma lista de favoritos"

A classe RS:X é uma das mais equilibradas da vela mundial. Em Londres, serão pelo menos seis atletas que já foram campeões mundiais da categoria, entre eles, claro,  o brasileiro." Há uns 10 atletas com chances reais de pódio. Brasil, Portugal, Espanha, França, Holanda, Nova Zelandia, Polonia, Israel, Grecia, Grã Bretanha..." conta

No mundial  desse ano, disputado há quase um mês, Bimba teve um desempenho horrível, com muitos problemas, fechando em 73 lugar: "No primeiro dia, após segundo lugar na segunda regata do dia, um alemão esperou eu ir embora do clube e fez um protesto contra mim alegando que eu quase havia derrubado-o na água. Realmente nós cruzamos próximos mas ele não me disse nada e nem teve que desviar de mim. Assim fui desclassificado da regata. No dia seguinte só fizemos uma regata e eu queimei a largada. Resumindo fui pra 73º lugar" conta.

No Mundial de 2011, ficou na décima primeira posição, garantindo a vaga olímpica. Teve dois quintos e um sexto lugar em etapas da Copa do Mundo, mostrando regularidade e  que se mantém entre os melhores. No Campeonato europeu desse ano, que reuniu os melhores do mundo, foi sexto

O velejador brasileiro não tem rivais a altura aqui no Brasil. E a maioria dos atletas com quem ele compete são exatamente seus pupilos em seu projeto de vela, em Buzios. Aliás, é muito interessante que muitos atletas de outros países vêm treinar com ele no Brasil. É o caso do português João Rodrigues, que está com 41 anos de idade e irá disputar sua sexta Olimpíada.

Como costumo dizer aqui, Bimba é daqueles brasileiros que vão a Londres "comendo quieto". Passaram o ciclo olímpico inteiro ali entre os sete, oito melhores, não ganharam medalhas em mundiais mas brigaram por elas diretamente. Pode ser que dê o "Pulo do Gato" na Olimpíada.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos esportes coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. acho que até é o bom o Bimba não ir com tanta pressão da imprenssa para os jogos,já não deu certo nas duas ultimas veses.em olimpiada ele sempre vai bem,mas acho que tem que melhorar seu psicológico para a regata da medalha. @rafa_olimpico

    ResponderExcluir