quarta-feira, 25 de abril de 2012

Preview esgrima

Depois de prever as medalhas do ciclismo pista, hoje vou falar das provas de esgrima. A esgrima dá 10 medalhas de ouro na Olimpíada, seis em provas individuais(florete, espada e sabre no masculino e feminino) e quatro por equipes(espada feminino, sabre masculino e florete no feminino e masculino).

PAÍS A SER BATIDO
114 medalhas, 45 delas de ouro. É com esse retrospecto que a Itália chega a Londres.Os atuais campeões mundiais das três armas, no masculino, são italianos. No florete feminino, a expectativa é fazer o pódio completo, com ouro, prata e bronze.São conhecidos como "Esgrima Azul", em alusão a "Esquadra Zurra".

O CONFRONTO
Sofya Velikaya(RUS) X Mariel Zagunis(EUA)

As duas atletas estão rigorosamente empatadas na liderança do ranking mundial do sabre, com 258 pontos. Sofya é atual campeã mundial, Mariel atual bicampeã olímpica. No confronto direto no Circuito Mundial, quatro vitórias para cada atleta. Até na idade elas são iguais, ambas estarão com 27 anos nos Jogos Olímpicos de Londres. Na final do ano passado, Sofya tirou uma diferença de cinco pontos para vencer a americana por 15 a 14 na final do mundial, num dos jogos mais equilibrados de toda competição, disputada na Itália.

O CARA
Andrea Cassará(ITA)
Na Itália, o nome é Andrea é masculino. Nesse caso, com o perdão do trocadilho, ele é literalmente espada e compete no sabre. Andrea Cassará é líder disparado do ranking mundial, é atual campeão do mundo e tem no currículo duas medalhas, uma de ouro por equipes e uma de bronze individual, ambas em Atenas 2004. Na Itália, é ídolo, participou recentemente de uma campanha de desenhos animados, patrocinada pelo principal canal do país, a RAI.

A CARA
Valentina Vezzalli(ITA)
Ela deve ser a porta-bandeira italiana na cerimônia de abertura e pode se tornar a primeira mulher tetracampeã olímpica em uma arma. Ela ganhou as últimas três olimpíadas no florete e ainda levou a prata em 96, quando tinha apenas 22 anos. Tem 13 títulos mundiais na carreira.

A NOVIDADE
A esgrima tem, em seu mundial, 12 provas(sabre,espada e florete por equipes e individual no masculino e feminino) mas há alguns anos existe um rodízio entre as provas por equipes para que o esporte se encaixe no programa olímpico do COI, que autoriza apenas 10 provas na esgrima. Em Londres, as ausências são as provas por equipes de espada masculina e sabre feminino. Azar da França, que domina há anos as provas de espada no masculino, e da Rússia, melhor equipe do sabre feminino.

A SURPRESA
Alaaeldin Mohamed Abouelkassem(EGI) 
O Egito não é dos países mais tradicionais da esgrima, mas tem sim um ou outro resultado importante na história, como algumas medalhas em mundiais. Atualmente, o melhor atleta é  o canhoto "sopa de letrinhas" Alaaeldin Mohamed Abouelkassem, que ficou em quinto no último mundial e é o quinto colocado no ranking mundial. Chance de medalha.


A PROVA DISPUTADA
Em Campeonatos mundiais, existem duas medalhas de bronze nas provas individuais,enquanto na Olimpíada apenas um bronze é entregue. Na prova de espada individual, nenhum atleta medalhou duas vezes em Campeonatos Mundiais no ciclo olímpico, foram 12 atletas que subiram ao pódio. No ranking mundial, os seis primeiros estão muito embolados. O atual campeão mundial é o italiano Paolo Pizzo.


MEDALHAS
SABRE INDIVIDUAL MASCULINO
Ouro- Nicolas Limbach(ALE)
Prata- Aldo Montano(ITA)
Bronze- Luigi Tarantini(ITA)
SABRE EQUIPES MASCULINO
Ouro- Itália
Prata- Alemanha
Bronze- Rússia
FLORETE INDIVIDUAL MASCULINO
Ouro- Andrea Cassará(ITA)
Prata- Peter Joppich(ALE)
Bronze- Andrea Baldini (ITA)
FLORETE EQUIPES MASCULINO
Ouro- Itália
Prata- China
Bronze- França
ESPADA INDIVIDUAL MASCULINO

Ouro- Paolo Pizzo(ITA)
Prata- Nikolai Novosjov(EST)
Bronze- Bas Verwiljen(HOL)

SABRE INDIVIDUAL FEMININO
Ouro- Sofya Velikaya(RUS)
Prata- Mariel Zagunis(EUA)
Bronze- Olga Kharlan (UCR)
FLORETE INDIVIDUAL FEMININO
Ouro- Valentina Vezalli(ITA)
Prata- Elisa Di Francisca(ITA)
Bronze- Nam Hyun Hee(COR)

FLORETE EQUIPES FEMININO
Ouro-Itália
Prata- Rússia
Bronze- Coreia do Sul
ESPADA INDIVIDUAL FEMININO
Ouro-  Sun Yugie(CHN)
Prata- Ana Maria Branza(ROM)
Bronze- Simona Gherman(ROM)
ESPADA EQUIPES FEMININO
Ouro-China
Prata- Romênia
Bronze- Itália 


QUADRO DE MEDALHAS ESGRIMA
Itália 6 2 3
China 2 1 -
 Alemanha 1 2 -
Rússia 1 1 1
Romênia - 2 1 
EUA - 1 -
Estonia - 1 -
Coreia do Sul - - 2
Ucrânia - - 1
França - - 1
Holanda - - 1


QUADRO DE MEDALHAS GERAL
Somando-se os esportes já analisados(Ciclismo pista e esgrima)
ITÁLIA 6 2 4
GRÃ BRETANHA 6 1 1
AUSTRÁLIA 3 4 2
ALEMANHA 2 3 1
CHINA 2 1 -
RÚSSIA 1 1 2
ROMÊNIA - 2 1
FRANÇA - 2 1
LITUANIA - 1 1
EUA - 1 1
CANADÁ - 1 -
NOVA ZELÂNDIA - - 2
COREIA DO SUL - - 2
ESTONIA - 1 -
UCRÂNIA - - 1

No preview de Londres, periodicamente, colocarei os favoritos a medalha em cada uma das 302 provas que vamos ter emLondres. Objetivo é chegar no dia 27 de julho, o da abertura, com as previas em todas as provas e, consequentemente, a do quadro de medalhas.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Guilherme,

    Bem que você poderia fazer uma brincadeira no seu blog, hein?

    Os leitores do seu blog também opinariam sobre os possíveis medalhistas em Londres. Quem fizesse mais pontos, ganhava um prêmio, hein?

    Abraços

    ResponderExcluir