segunda-feira, 30 de abril de 2012

Passaporte Carimbado Leo de Deus

A grande surpresa da natação brasileira em 2011 foi Leonardo de Deus.Ele se destacou em 2010 nos Jogos Sul-Americanos mas foi ano passado em que conseguiu seus primeiros resultados importantes internacionais, como a semifinal tanto nos 200m costas como nos 200m borboleta no mundial de Shangai e medalha de ouro no borboleta no Pan de Guadalajara

Em Londres, quer ainda mais, como me disse por e-mail pouco antes do Maria Lenk: "Assim como 2011 foi um ano de muita aprendizagem e glorias, espero crescer ainda mais no ano olímpico e fazer história. Estarei pronto na hora certa  e quero aproveitar a chance"

Leo vai disputar as duas provas em Londres, tem uma preferência mas quer chegar forte nas duas: " Minha principal prova é os 200m borboleta mas estou treinando forte para chegar nas duas provas em Londres" garante o nadador.

No Trofeu Maria Lenk, encerrado ontem, Leo fezo sexto melhor tempo do ano tanto na prova do borboleta como nos costas. Mais importante, venceu as duas disputando com atletas mais experientes e vitoriosos que ele,  como Kaio Marcio, no borboleta, e Thiago Pereira nos costas. Seu tempo no costas foi excelente, muito perto do recorde sul-americano enquanto o borboleta foi na casa do 1m55s, mas ainda assim ele saiu triste da piscina.

No Mundial de Shangai, surpreendeu a todos ao marcar 1m55s55 nas eliminatórias, vencendo sua série e se gabaritando como um dos favoritos a vaga na final.Na semi, entretanto, não encaixou tão bem o nado e ficou fora da final. Mas sabe que pode melhorar seu tempo: "Estou mais experiente, mais forte e mais técnico do ano passado e isso é uma grande motivação para estar confiante"

Como a fase de Kaio Marcio não é tão boa assim, tem gente querendo que Leo nade a perna do borboleta no revezamento medley. Ele não acharia ruim,mas desconversa: "Vou falar que sempre tive muita vontade de fazer esse revezamento e estou mais veloz do que nos últimos anos.Porém, meu foco mesmo são nas provas individuais"

A Série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos esportes coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

6 comentários:

  1. Quem ganhou os 200 costas em Guadalajara foi o Thiago Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei...Mas, acho lamentável que a os nadadores brasileiros com maiores chances em provas individuais não liguem bulhufas para as provas de revezamento. Uma pena, pois certamente perdemos aí chances de brigar por medalhas. É uma atitude diferente dos americanos, dos australianos e dos franceses, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Anonimo, no caso dele o problema não é que ele não liga, mas que a especialidade dele é no 200 borboleta. O que se nada no revezamento é a prova de 100 borboleta, aonde nem índice ele tem. Acho que para definir a vaga do revezamento vamos ter que esperar a tentativa olímpica, na minha opinião deve sair indice nessa prova.. Glauber, Arthur, Marcos Macedo, Mangabeira, acho que algum desses faz. Mas mesmo estando numa fase "pior", o Kaio é o melhor no 100 bb ainda.. não só ja tinha o indice como foi o único que nadou abaixo dele no Maria Lenk. Se não mudar nada, tem que ser ele no rev!

    ResponderExcluir
  4. Ok, Bia. Vc tem razão quanto ao Leo de Deus. Porém, falo dos nadadores brasileiros de um modo geral. Noto nas entrevistas um receio muito grande de desgaste ao nadar os revezamentos por parte dos nossos nadadores. Sinto uma certa insegurança no ar que parece não existir nos estrangeiros. Temos ótimas chances nos dois 4x100 metros olímpicos (livre e medley) em Londres se os encararmos seriamente.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, alguns nadadores tem que se conscientizarem que as chances de medalhas para eles e para o país está no revezamento.

    ResponderExcluir