domingo, 22 de abril de 2012

Países em Londres- Coreia do Sul


Na série "Países em Londres" de hoje vou falar da Coreia do Sul, um país que soube aproveitar muito bem o fato de ter sido sede dos Jogos de 1988. Digo isso não porque conseguiu um desempenho espetacular naquele ano(1988) mas sim porque conseguiu manter isso nos Jogos seguintes, se tornando uma potencia olímpica, ao contrário do que fizeram Espanha(1992) e Grécia(2004) que caíram bastante depois de terem abrigado a competição.

A Coreia é favorita para ser a décima integrante do Grupo top-10 do quadro de medalhas. Os três primeiros seriam, NA TEORIA, os gigantes(EUA, China e Rússia não necessariamente nessa ordem), Grã Bretanha, Austrália e Alemanha viriam depois(também fora de ordem), um terceiro grupo segue(França, Japão e Itália) sobrando assim um lugar no top-10 que deve estar reservado para os sul-coreanos.

Na Olimpíada de Pequim, foram 13 medalhas de ouro, melhor participação quantitativa da história, fechando em sétimo lugar. No quadro de medalhas dos mundiais de 2011, foram apenas sete ouros e a 12ª posição, que deve ser melhorada em Londres, já que 2011 não foi dos melhores para o esporte sul-coreano.

O Comitê Coreano já anunciou que o objetivo é ganhar mais de 10 medalhas de ouro, marca que provavelmente deixará entre os 10 primeiros do quadro.  Espera-se mais de 250 atletas classificados.

Taekwondo e tiro com arco são as principais forças do país. Na luta marcial, é impossível o país melhorar o desempenho de Pequim já que, na ocasião, foram quatro ouros em quatro possíveis. O máximo que eles podem fazer em Londres é repetir o feito, o que será muito complicado. No tiro com arco, as duas equipes são favoritas ao ouro, mas no individual a coisa está um pouco mais equilibrada. Vale lembrar que desde 88, a Coreia levou todos os ouros por equipes entre as mulheres.

A ESTRELA
Cha Dong- Min
A categoria mais tradicional do taekwondo olímpico, acima de 80kg, tem o coreano como atual campeão olímpico e favorito ao ouro em Londres. Se classificou para a Olimpíada no pré olímpico mundial, ano passado, vencendo todas suas lutas sem a mínima dificuldade: 12x1, 7x1, 7x1 e 6x1.

COREIAS SEPARADAS
Nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, uma das cenas mais marcantes foi a entrada das duas Coreias juntas no desfile de abertura, esquecendo anos e anos de divergências e guerras. Porém, com a recente crise diplomática que está perto até de desencadear uma nova guerra, o presidente da Coreia do Sul já disse que dessa vez não tem nada disso

PARKEMANIA
A natação sul-coreana tem Park Tae-Hwan como um ídolo, uma estrela, enfim, é o CARA. Formado em educação física, filho de um pai saxofonista e uma mãe dançarina, é o "bom moço" do esporte coreano. Na última Olimpíada foi ouro nos 400m livre e prata nos 200m. É favorito ao ouro na prova dos 400m, que é sua especialidade.

COREIA x BRASIL
Oprincipal rival brasileiro é o judoca Jae-Bum Kim, que é atual bicampeão mundial na categoria até 81kg, de Leandro Guilheiro.Os dois já lutaram três vezes, sempre com vitória de Kim, duas delas no golden score.
Duas equipes de esportes coletivos feminino tem uma rivalidade muito grande com as brasileiras, principalmente em Olimpíadas. O handebol feminino do país eliminou o Brasil nas quartas-de-final tanto nos Jogos de 2000 como no de 2004. Atualmente, o Brasil está mais forte que elas, que tem mais tradição, e eu não duvido que seja um confronto na segunda fase. O Basquete feminino também sempre enfrenta o Brasil. Brasil venceu na disputa do bronze em 2000, mas perdeu na estreia de 2008, num jogo que o Brasil teve na mão, assim como aconteceu nos mundiais de 2002 e 2010.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. eu acho que os coreanos que mais vao atrapalhar a vida do Brasil serão do judo,além de Jae-Bum Kim tem o Ki-Chun Wang non-73 kg que é o segundo do ranking mundial,no +100 kg tem o Sung-Min Kim que tmbm é forte,e pode atrapalhar Rafael Silva numa eventual quartas de final...mas o carro chefe da Coréia do Sul é mesmo o taekwondo e o tiro com arco mesmo. @rafa_olimpico

    ResponderExcluir