sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maria Lenk

Hoje não vou falar de índices, recordes brasileiros, recordes sul-americanos, época dos trajes, melhor tempo do mundo, melhor tempo do ano, essas coisas...Vou deixar para fazer um resumão disso na segunda-feira. Quero falar hoje dos clubes do Maria Lenk.

Após três dos cinco dias de finais, quatro clubes ainda estão na briga pelo título. Pinheiros, Flamengo, Corinthians e Minas. Quatro clubes que são tradicionais na natação.

Os anos 90 tinha aquele embate entre o Flamengo de Xuxa e o Vasco do Gustavo. Mas a força do clube foi mostrada também bem antes, tanto que o Flamengo tem 12 títulos na história do Trofeu Brasil(hoje chamado de Maria Lenk), um a menos que o Pinheiros,maior vencedor. O Corinthians também tem tradição na modalidade, principalmente nas provas de fundo, foi campeão até mesmo nos anos 60 do Trofeu e atualmente ganha quase tudo nas categorias de base.

Porém, não tem como negar que os melhores trabalhos da natação brasileira são os do Pinheiros e do Minas que, mesmo sem o Vanzella, continua com bons resultados.

Não tenho nada contra o Flamengo e o Corinthians. Tem atletas bons, atletas fortes, técnicos excelentes que querem sim o bem da natação brasileira. Não há como negar isso. Estão de parabéns.

Mas, se pegarmos a pontuação até o momento, o Flamengo lidera com 1315,50 pontos, seguido do Pinheiros com 1279, do Corinthians com 1256,50 e do Minas, que já está bem atrás com 1002.

Boa parte dessa pontuação do Flamengo veio com atletas do PRO2016, que são pagos pelo clube, mas que treinam em São Paulo. Quem paga é o Flamengo, importante, claro, mas eles treinam em SP. Também pontuaram muito bem as meninas, Joanna Maranhão e Daynara de Paula. Realmente os técnicos fazem um bom trabalho.
 Mas e a base? Flamengo ficou em 6º, 9º e 5º lugares no brasileiro do ano passado nas categorias Junior, Junior 1 e Junior 2 respectivamente. No brasileiro infantil, ficou em 9º.

Quanto ao Corinthians não se pode reclamar da base. O clube sempre briga pelos títulos, é o atual campeão infantil, juvenil 1 e juvenil 2 por exemplo. Mas no adulto não tem tantos nadadores assim capazes de fazer o time se tornar Campeão do Maria Lenk, o mais importante torneio da natação do Brasil.
Dessa forma, trouxe estrangeiras que ganham tudo aqui. Até o momento, Lotte Friis tem 290 pontos, quase um quarto de toda pontuação do time. Jeanette Gray, outra estrangeira, já ganhou 185 pontos, isso sem contar os revezamentos. Ou seja, duas atletas ESTRANGEIRAS tem 40% dos pontos que o time que briga para ser campeão BRASILEIRO já tem.

Acho errado. Não é injusto pois cada clube usa as armas que tem. Mas acho errado.

Claro que Pinheiros e Minas trouxeram estrangeiros. Sim, trouxeram. Mas pontuam muito mais com brasileiros e tem uma base bem trabalhada(Assim como a do Corinthians).

Acho legal essa revolução de Clubes na natação, todo mundo quer ganhar, estão vendo que se expor na natação trás resultados em dinheiro.
 Os técnicos e funcionários de todos os clubes fazem de tudo para que seus nadadores sejam os melhores, respeito-os e aplaudo-os. Não é porque falei "mau" Flamengo que o Marcão, técnico, não é bom ou faz o trabalho errado. Não é porque o Corinthians tem quase 50% dos pontos vindo de estrangeiras que não tem méritos, a Pamela, de 18 anos, que venceu o nado peito,por exemplo, é do Timão!

Só acho que quem merece o título de Campeão Brasileiro de natação é aquele que tem mais atletas brasileiros de alto nível, tem uma base boa e um bom local de treinamentos. E os melhores na soma desses quesitos definitivamente não são nem o Flamengo nem o Corinthians.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. NAO PRECISO FALAR NADA. sO QUERO DIZER Q VC ESTA 100 PORCENTO CORRETO.

    ResponderExcluir
  2. isso naum me ajudou em nada só gastou meu tempo.

    ResponderExcluir