domingo, 8 de abril de 2012

Keila Costa


Keila Costa conseguiu índice olímpico para a prova do salto triplo, com a marca de 14m20 atingida ontem, num evento da Federação Paulista de Atletismo, em São Paulo.

Será a terceira Olimpíada de pernambucana.

Keila começou a carreira especialista no triplo. Com a marca de 13m70, foi medalhista no mundial junior de 2002, prometendo uma carreira promissora. No ano anterior, com apenas 18 anos atingiu a marca de 14m numa competição em São Caetano.

Porém, seus resultados começaram a ser melhor no salto em distância. Disputou sua primeira Olimpíada em 2004 mas saltou "apenas" 6m33, longe da final.

2007 foi o melhor ano de sua carreira. Foi prata no Pan do Rio tanto no salto em distância, numa inédita dobradinha com Maurren, como no triplo, em que perdeu para a cubana Savigne, uma das melhores do mundo. No mundial, foi finalista nas duas provas.

Aliás, na ocasião, só ela e a Tatyana Lebedeva chegaram a final nas duas provas.

Keila fechou o salto em distância em sétimo e o triplo em nono.

Chegaram os Jogos Olímpicos de Pequim. E ela desistiu, apesar de ter o índice, da prova do triplo. Fez o salto em distância e foi finalista mais uma vez.

Ficou sem disputar o salto triplo entre 2007 e começo de 2011 devido a uma lesão na perna que a atrapalhava muito mais no triplo que na distância. Nesse período, foi finalista do mundial em 2009 e bronze no mundial indoor de 2010 no salto em distância.

No início de 2011, voltou a fazer o triplo. Surpreendeu a todo mundo ao marcar 14m24 em fevereiro, índice para o Mundial, em que foi mais uma vez finalista, ficou em 12º lugar.

No salto em distancia, decadência no último ano. Sequer subiu ao pódio no Pan de Guadalajara, não foi a final do mundial de Daegu e não passou de um 6m42 durante toda temporada(sua melhor marca na carreira é 6m83)

Agora parece estar de dedicando mais ao triplo novamente.

Keila é uma atleta brilhante, sempre regular. Já disputou final olímpica e quatro finais de mundial. Mas ainda falta uma medalha em mundial aberto ou numa Olimpíada.

Mas, para sonhar com uma medalha no triplo precisa saltar acima ou pelo menos perto dos 15m.

Falta bastante.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário