terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pré Olímpico de polo aquático


Em abril acontece os pré olímpicos masculino e feminino de polo aquático. A tarefa que já era difícil para o Brasil, ficou ainda mais complicada com a desistência de alguns países, que abriram mais e mais vagas para os europeus participarem do torneio.

A primeira desistência foi ""boa"" para os brasileiros. Tanto o campeão como a campeã africana desistiram de ter vaga direta em Londres, aumentando assim de três para quatro as vagas olímpicas para o pré olímpico mundial.

Porém, vale lembrar que a Grã Bretanha, rival sem tradição alguma no esporte, ganhou a vaga direta, abrindo ainda mais concorrência para os pré olímpicos.

A previsão era que 12 seleções participassem da competição feminina, mas com tantas desistências apenas nove equipes participam, seis da Europa, duas das Américas e uma da Ásia. No masculino, 12 times irão participar, sendo que oito da Europa e quatro das Américas, dificultando ainda mais as coisas para o Brasil. Os asiáticos desistiram do torneio.

O regulamento masculino é parecido com o da Olimpíada. Dois grupos de seis e os quatro primeiros passam para as quartas-de-final. Os quatro semifinalistas estarão em Londres. Ou seja, um jogo define tudo, o que pode dar uma margem maior para uma zebra. Mas, todos sabemos que é difícil de acontecer.

O feminino, com apenas nove equipes, ainda não teve a formula confirmada. O que deve acontecer é a divisão de dois grupos, um de quatro e um de cinco(O Brasil obrigatoriamente ficaria no de cinco) e o primeiro de cada chave já está na Olimpíada. Os segundos e terceiros se enfrentariam por uma vaga na semifinal e consequentemente em Londres. Mas isso é o que eu acho que vai acabar acontecendo, ainda não foi nada confirmado.
Bom, a verdade é que a vaga olímpica é praticamente impossível, mas acho importante o Brasil participar, jogar contra os melhores do mundo e não fazer como africanos e asiáticos que simplesmente abriram mão da competição.

A seleção feminina de polo está, no momento, treinando em São Paulo e no fim do mês vai disputar a Liga Mundial. Em março, tentará manter a hegemonia no sul-americano e em abril vai para o pré olímpico. Já os homens vão para Croácia num estágio de treinamento, depois tem o sul-americano.

A temporada para todos os times que vão ao pré olímpico já começou, com jogos, amistosos, partidas em seus clubes. Para o Brasil, como sempre, ainda sem jogos oficiais na temporada.
Sempre um passo atrás...

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário