quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Esporte argentino


Passei cinco dias em Buenos Aires de férias. Nao ia para Argentina desde 2000 e escrevo agora para me "despedir" do país, ainda sem os acentos da lingua portuguesa.

A cultura esportiva aqui é maior que no Brasil. A paixao pelo futebol, assim como a do brasileiro, é imensa. Maradona aqui é mais ídolo do que Pelé,Romário e Ronaldo juntos no Brasil. Mas o brasileiro, pelo que pude perceber, ama mais o futebol. Mas, isso pode-se discutir horas e horas e nao chegar a uma conclusao.

Mas, claro, vou falar dos outros esportes.

Apesar de estar atrás do Brasil no quadro histórico de medalhas olímpicas, sao 17 ouros contra 20 do Brasil e, principalmente, nos ultimos anos nao chegar aos pés do desempenho brasileiro(Desde 96 o Brasil conquistou 52 medalhas enquanto nuestros hermanos 19), os argentinos acompanham mais os outros esportes.

A comecar pelos nao olímpicos. Por incrível que pareca, a paixao deles pelo automobilismo é tao grande, ou talvez maior,que a nossa. Mesmo sem um campeao de formula 1 há meio século e sem ter para quem torcer na maior modalidade do automobilismo mundial desde Mazzacane(!!), eles tem e idolatram o rally Paris Dakar, além das categorias de turismo nacionais e internacionais.

Agora vou falar dos quase olímpicos. Na Argentina, o rugby é uma febre. No Brasil, a modalidade ainda está crescendo mas se ve um grande número de praticantes nas universidades. A Liga Argentina é desenvolvida e a selecao, conhecida como "Los Pumas" tem ótimos resultados e apoio da imprensa e torcedores.
O golf, que assim como o rugby virará olímpico a partir de 2016, é muito visto e tem um público fixo. No Brasil, nao se ve isso tao forte.

O basquete aqui na Argentina nao tem uma comparacao com o esporte brasileiro. A atencao da midia com a Liga Nacional nao acontece com nenhuma modalidade no Brasil, a nao ser o futebol claro. As recentes conquistas na modalidade pode se comparar com o volei brasileiro, mas a fama que Manu Ginobili tem aqui é maior que a de Giba ou outro ídolo no Brasil.

Outras modalidades tem seus públicos restritos, como no Brasil. A vela, boxe e ciclismo.

Pare resumir:

O Brasil é um país mais olímpico que a Argentina. Esportes como atletismo, ginastica, natacao e judo e ate mesmo os "nanicos" aqui no Brasil como esgrima, Luta, levantamento de peso etc sao muito mais divulgados, vistos, lidos e praticados no Brasil.
Porém, a Argentina nao é tao monoesportiva quanto o Brasil. Além do futebol, anos luz a frente dos outros, tem outros esportes como automobilismo, rugby, polo a cavalo, basquete, tenis, golf entre outros...
No Brasil, é futebol, futebol e futebol e depois aparecem os apaixonados por automobilismo, tenis, volei, basquete etc...

Siga o blog no twitter : @brasilemlondres

3 comentários:

  1. E essa realidade continuará a existir enquanto os outros esportes não tiverem o mesmo espaço nas transmissões de televisão e nos programas esportivos.

    ResponderExcluir
  2. Cara, e quanto ao tênis? Eles tiveram ídolos no esporte no passado (como o Villas e a Sabatini) e até pouco tempo dominavam o saibro com Coria, Naldandian e cia. E agora, o povo argentino continua crente no tênis do país?

    Aproveito para divulgar o novo blog "Jogo Olímpico" (http://jogoolimpico.wordpress.com/) que administro com amigos meus de Jornalismo da UFPR.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O pior eh q futebol eh um dos esportes mais pebas. E pra piorar ainda mais a selecao brasileira de futebol eh cheio de moca jogando de salto alto, bem diferente dos outros esportes onde o pessoal dah o sangue pela camisa.

    Alias, as mocas mesmo da selecao de futebol jogam com raca e com vontade, nao como esses caras. Queria muito q o Brasil fosse igual aqui nos EUA, um esporte de paixao maior (futebol Brasil, futebol americano aqui), mas espaco pra tdo q eh esporte.....

    ResponderExcluir