segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Resumo da semana

ATLETISMO: SETE BRASILEIROS JÁ EM LONDRES
Conforme decisão do Conselho Técnico da CBAt, em reunião realizada em São Paulo, os atletas que se classificaram entre os top 10 no Ranking Mundial-2011, nas provas individuais, têm vaga assegurada nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Isto, é claro, desde que suas marcas correspondam pelo menos ao Índice B da IAAF e que tenha sido alcançadas dentro do período estabelecido pela entidade. No caso da maratona e da marcha 50 km levam a vaga os que estiverem entre os 30 primeiros do Ranking Mundial-2011. Sete atletas estão nesta condição, todos com o Índice A, da IAAF.
ATLETAS PRÉ-CONVOCADOS PARA LONDRES-2012
BRUNO LINS - 10º nos 200 m com 20.16 (São Paulo - 7/8)
FÁBIO GOMES DA SILVA - 7º no salto com vara com 5,80 m (São Caetano - 26/2)
MAURO VINÍCIUS DA SILVA - 10º no salto em distância com 8,27 m (São Paulo - 24/9)
ANA CLÁUDIA LEMOS - 8ª nos 200 m com 22.48 (São Paulo - 6/8)
FABIANA MURER - 2ª no salto com vara com 4,85 m (Daegu - 30/8)
MAURREN MAGGI - 6ª no salto em distância com 6,94 m (Guadalajara - 26/10)
MARILSON DOS SANTOS - 21º na maratona com 2:06:34 (Londres - 17/4)
Badminton: Mais um título para as irmãs Vicente

A delegação brasileira de badminton conquistou quatro medalhas no Torneio do México, neste fim de semana. A dupla feminina Luana Vicente e Lohaynny Vicente ficaram com o ouro. Luiz dos Santos e Alex Tjong, na dupla masculina, ganharam prata e, no simples, Luana e Daniel Paiola foram medalha de bronze.
Ciclismo: resultados regulares na Copa do Mundo de pistaO Brasil levou 11 atletas para participar da segunda etapa da Copa do Mundo de ciclismo Pista, em Cali. Uma boa ideia, mas que ainda não rendeu bons resultados.
Os melhores resultados do Brasil no masculino foram conquistados por Flávio Cipriano, décimo colocado na prova de Keirin, Caio Moretto, décimo quarto na prova de 1km contra-relógio e Armando Camargo, décimo quinto na prova por pontos.
Entre as mulheres o destaque foi para Sumaia Ribeiro, décima nona colocada na prova de Keirin e vigésima terceira na prova de Velocidade Individual e Janildes Fernandes que conquistou a décima nona colocação na prova de Perseguição Individual.
Esgrima: brasileiro em torneio em Londres
Foi disputado na última semana o Torneio de Londres de florete, reunindo alguns dos principais esgrimistas do mundo. Fernando Scavazin foi o melhor brasileiro na competição, em 55º entre 142 atletas.
No torneio satélite da Irlanda, uma espécie de torneio de segundo escalão, Athos Schwantes ficou em 16º na competição de espada, sem ganhar pontos para o ranking mundial.
Handebol: Brasil estreia bem no mundial
Brasil começou bem no mundial de handebol feminino, que acontece em São Paulo. Na estreia, vitória tranquila sobre Cuba e o caminho para segunda fase encaminhado. O resto do grupo do Brasil é Japão, Tunísia, Romênia e França.
Judô: Brasileiros levam três ouros no evento teste
O evento não reuniu os principais nomes do judô mundial mas os judocas brasileiros fizeram um ótimo papel no evento teste de Londres. Foram disputadas quatro categorias, duas masculinas e duas femininas, e o Brasil fechou com três ouros. Os pesos médios Hugo Pessanha e Maria Portela e o meio leve Bruno Mendonça.
Saltos ornamentais: Índices para Copa do Mundo
O Fluminense foi o clube vencedor da Taça Brasil com 232 pontos, seguido pela Apoe e pelo Esporte Clube Pinheiros que fizeram uma disputa acirrada e terminaram, respectivamente, com 134 e 132 pontos.
O evento terminou com atletas classificados para a Copa do Mundo que acontecerá de 20 a 26 de fevereiro do ano que vem na capital das Olimpíadas: Londres. A Copa será a seletiva para os Jogos Olímpicos que acontecem em julho do mesmo ano. Depois da Taça Brasil, o Brasil terá Juliana Veloso (trampolim de 3m), Cassius Duran (plataforma) e Hugo Parisi (plataforma), e ainda Andressa Mendes (plataforma).
Cesar Castro, lesionado, não participou da competição no Rio de Janeiro, mas está convocado para a Copa do Mundo devido à medalha de bronze conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
Vela: Mundial teve início no sábado
Os primeiros dias do Mundial de vela não foram tão bons para o Brasil. Na classe Match Race, a tripulação de Renata Decnop está em décimo no grupo entre as 13 equipes. No outro grupo, a tripulação de Juliana Senft venceu a única regata já disputada, contra o Peru. Na laser radial, Adriana Kostiw está em 48 após o primeiro dia de competições e estaria classificada para Londres. Na 470, os titulares Gustavo e Fábio estão em 65º, bem atrás dos reservas Carlos e Marco, que estão em 35º. Na rs:X, Patricia Freitas fechou o primeiro dia em 19º e na finn Jorge Zarif em 32º.
Vôlei: Brasil conquista a vaga olímpica com bronze na Copa
O Brasil venceu a Polônia por 3x2 na penultima rodada, num jogo decisivo para a vaga olímpica. Na última rodada, com o 3x0 sobre o Japão, o Brasil fechou em terceiro a Copa do Mundo. Um especial sobre o evento será postado ainda essa semana.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

5 comentários:

  1. Caro Guilherme ate as olimpiadas mais atletas do atletismo irao se classifica?

    ResponderExcluir
  2. o badminto,ciclismo,esgrima e saltos ornamentais tem chances de se classifica para londres?

    ResponderExcluir
  3. as meninas do handebol tem chances de ganhar o mundial e os meninos tem chances de se classificar no pre-olimpico?

    ResponderExcluir
  4. o evento teste de judo foi um pre olimpico? se nao foi qual sera o pre-olimpico?onde e quando vai ser?o brasil vai levar judocas em todas as categorias?

    ResponderExcluir
  5. o brasil tem chances de se classificar em todas as classes no mundial de vela?

    ResponderExcluir