quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O ano de 2011


Ainda falta um mês para o fim do ano e ainda não vou começar as retrospectivas de cada modalidades como costumo fazer por aqui. Mas vou dizer que o ano foi muito bom para o esporte brasileiro, e isso porque ainda falta terminar o mundial de handebol e de vela.

Nas principais competições do ano em cada uma das modalidades, o Brasil conquistou até o momento 16 medalhas, sendo cinco delas de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Volto a lembrar que não contabilizo os mundiais de handebol e de vela, que ainda não terminaram, e esportes como futebol masculino e hipismo saltos por equipes em que não tivemos um Campeonato Mundial grande que podemos comparar com a Olimpíada.

Quem quiser ver os números completos de todos os mundiais de todas as categorias, quais são as principais competições de cada esportes, clique AQUI.

Pela primeira vez na história, o Brasil termina o ano com medalhas nos mundiais de atletismo, natação e judô. Vale lembrar que, em 2001, por exemplo, o Brasil não ganhou medalha em nenhum desses campeonatos. Mais recente, em 2009, o Brasil passou em branco no atletismo e no judô.

A ginástica voltou a figurar o pódio do mundial, algo que não acontecia desde 2007. Diego foi bronze no solo e Arthur prata na argola. Ainda tivemos Jade, em quarto no salto.

O boxe teve um mundial histórico. Ouro de Everton Lopes e bronze de Esquiva Falcão. Na história dos mundiais o Brasil tinha ganho apenas um bronze, nos anos 80.

O vôlei de praia foi quase perfeito. Ouro e prata no Mundial de vôlei de praia masculino e ouro no feminino. Faltou apenas uma medalha a mais no feminino.

O taekwondo teve um mundial esse ano. Mas o evento que valeu mesmo foi o pré olímpico, disputado aos moldes das Olimpíadas. O mundial teve o dobro de categorias, sem limite de atletas por país. O pré olímpico foi o evento que contou com os melhores atletas e Diogo Silva foi bronze no evento.

O vôlei de quadra decepcinou um pouco, infelizmente. O esporte, tão vitorioso, ficou pela primeira vez desde 2000 sem um título de expressão mundial. Nem gran Prix, nem Liga Mundial, nem Copa do Mundo. O destaque foi o bronze masculino na Copa do Mundo, principal competição do ano.

Ainda tivemos ótimas notícias em outros esportes. No basquete, a volta para Olimpíada no masculino depois de 16 anos de ausência, além claro, da confirmação da vaga no feminino. No Pan, uma campanha muito boa, 48 ouros, quase igualando o resultado de 2007. Títulos no levantamento de peso e tiro, modalidades nanicas que se destacaram.

Mas, nem tudo foram flores. O time de futebol feminino acabou eliminado da Copa do Mundo nas quartas-de-final, pelos EUA, numa derrota nos penaltis, depois de sofrer um gol no último minuto da prorrogação. Esportes nanicos continuaram nanicos, como tiro com arco e hóquei na grama. Esportes que já foram alguma coisa seguem despencando, como Ciclismo(principalmente pista) e remo(Fabiana Beltrame conseguiu um brilhante título mundial, mas infelizmente numa prova que não é olímpica. Está de parabéns, conquista valorizada, mas prova não olímpica.

Outros nanicos estão engatinhando, aos poucos melhorando, como Luta Olímpica e badminton. Canoagem e Pentatlo já não são mais nanicos, já tem seus ícones,vagas olímpicas e atletas entre os oito melhores do mundo.

Enfim, às vésperas dos Jogos de Londres temos muito o que criticar. Mas muito o que comemorar. Um 2011 acima do esperado, o que leva a crer que em 2012 tenhamos tanto o recorde de ouros, cinco, como o de medalhas, 15.

Mas, infelizmente, no mais do mesmo. Tirando o boxe, que com um trabalho brilhante tem tudo para voltar ao pódio depois de 44 anos, e a ginástica, que já bateu na trave em duas olimpíadas, são os mesmos esportes de sempre que devem levar o Brasil ao pódio.
Por fim, devemos ter mais finais no geral, o que é o mais importante. Temos tudo para chegar entre os oito primeiros em pelo menos uma prova em pelo menos 15 modalidades.

Os números estão aí, façam suas conclusões

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Gui! tudo bem? pode me ajudar ? sabe quantos atletas em geral vão participar dos jogos olimpicos o ano que vem?? não só brasileiros...
    obrigada! Mirelle

    ResponderExcluir