quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Resumão do dia

Um dia que começou ruim para o Brasil, com Fabiana Beltrame ganhando a prata mas querendo o ouro. Aos poucos, o dia foi melhorando, Ana Luiza foi ouro no tiro, Thiago confirmou nos 200m medley. Assim, dava para ter sido melhor, mas valeu.
Brasil terminou o dia com 12 ouros, 11 pratas e 13 bronzes, 36 medalhas no total.

Após cinco dias de Pan, algumas decepções outras surpresas, acho que o Brasil está um ouro abaixo do que esperava para chegar aos 53 ouros, para melhorar o resultado do Rio.

Cuba ganhou alguns ouros, mas segue atrás, bem atrás, tem seis. O México estacionou, está com nove. Vai ganhar mais ouros com certeza, mas não vai aguentar o ritmo de Brasil e Cuba. No máximo, briga com o Canadá, que já tem sete ouros.

A Argentina chegou aos seis ouros, cinco deles no remo, numa campanha incrível num esporte muito tradicional no país, mas que havia caído muito nos últimos anos. Acho que agora eles param um pouco no quadro.

ANTES DO RESUMÃO, UMA PREVISÃO PARA ESSA QUINTA
No ciclismo pista, vai ser legal ver a Sumaia, especialista na velocidade, disputar o keirin. No masculino, Flavio Cipirano representa o Brasil. Chances de medalha quase nulas e parece que a modalidade vai terminar pelo quarto Pan seguido sem subir ao pódio.
No esqui aquático, as primeiras eliminatórias e vamos ver se Marreco está tão bem quanto em 2007.
Na Luta Greco-Romana,Rafael Pascoa enfrenta colombiano na estreia. Marcelo Gomes também pega colombiano. Vai ser complicado, mas vamos torcer.
No nado sincronizado, o dueto brasileira tenta confirmar o bronze da primeira apresentação.
Na natação, 50m livre com Cielo e Bruno, expectativa de dobradinha. Nos 100m borboleta, chances de ouro, mas não somos tão favoritos. Nas duas provas femininas, 200m costas e 200m peito, vai ser complicado algum resultado importante.
No tÊnis, Brasil joga duas vezes pelas quartas-de-fina de simples e duas vezes na semi em duplas, uma no feminino e outra na mista.
No tiro, pode pintar uma medalha na fossa duble. Se fizer seu melhor, 144, Filipe tem tudo para ser ouro na fossa duble.

Minha opinião é um ouro, duas pratas e um bronze na natação. Acho que o vôlei garante o ouro em cima de Cuba. Tiro acho que dá uma medalhinha.
Vamos acompanhar

BADMINTON
Aconteceu hoje as finais femininas, que o Canadá ganhou ouro e as duplas masculinas, que contou com uma final norte-americana. Assim como o tÊnis de mesa, o badminton está começando a ter muitos atletas naturalizados, caso de um atleta que é indonésio, foi campeão mundial por seu país, e hoje defende os EUA.

CICLISMO PISTA
Um ouro para Colômbia e outro para Venezuela no ciclismo pista. Na omnium, Janildes está em nono, enquanto no masculino Robson terminou em nono.

HIPISMO ADESTRAMENTO
E foi para os EUA o ouro no individual, com Steffen Peters. Aliás, uma tripladinha no pódio para os EUA, ouro, prata e bronze. Mauro Junior foi o melhor brasileiro em nono. Decepcionante a participação brasileira na modalidade, sem a vaga olímpica por equipes.

NATAÇÃO
Thiago Pereira é um monstro. Não só conquistou seu quarto ouro em Guadalajara, com ainda fez a melhor parcial do Brasil na medalha de prata do revezamento 4x200m livre. O ouro nos 200m medley, sua prova principal, não foi tranquilo, mas ele parecia com a prova na mão. Henrique Rodrigues ainda foi bronze.
Nos 800m, uma bela prova e o primeiro ouro do Chile, com a brilhante Kristel Kobrich.
Nos 200m borboleta, quase deu para Joanna Maranhão, que perdeu o bronze para a mexicana, que fez com que o complexo desabasse de alegria.
Aliás, pela primeira vez fui a natação aqui em Guadalajara. A vibração da torcida é muito forte, com o ginásio fechado o som fica ensurdecedor.
A natação chegou a 18 pódios, 7 de ouro.

REMO
Que o remo brasileiro não anda bem, isso não é nenhuma novidade, mas a participação do remo brasileiro foi muito ruim. Não porque Fabiana não ganhou o esperado ouro, aliás ela é um fenômeno que não ganhou o Pan mas é campeã mundial. Foi ruim porque só tivemos uma outra medalha, de prata. De resto, embarcações brasileiras nas últimas posições da final A, atletas fracos.
De quabra, vimos a Argentina, que perdeu o sul-americano de 2008 para o Brasil, ser a grnade campeã dos Jogos, com cinco ouros.

TIRO
A grande surpresa não só do dia como do Pan até agora. E eu estava lá, vi in loco a vitória de Ana Luiza Ferrão na pistola rápida. Ela, que já estava garantida para Londres, deu de lambuja a vaga olímpica para a americana medalhista de prata. Recorde pan-americana para ela, marca boa mas que não foi a melhor. Ela chegou a estar em nono nas primeiras eliminatórias, mas se recuperou e terminou em terceiro nas eliminatórias. Na final, foi quase perfeita, com apenas dois tiros sem ser 10.
Outra medalha do tiro, bronze com Roberto na fossa olímpica, com 143 pontos.


HANDEBOL
Um passeio do Brasil contra a República Dominicana que garantiu de uma vez por todas o primeiro lugar do grupo, 32 a 18. A semifinal será contra o México, que ficou em segundo na outra chave.

NADO SINCRONIZADO
Equipe brasileira ficou na terceira posição, muito, muito perto do time mexicano. A briga pelo bronze será complicada, mas as brasileiras estão em vantagem. Canadá segue líder, EUA em segundo.

SQUASH
No masculino, a equipe brasileira foi as quartas-de-final, em que enfrentará a Colômbia. Se o Brasil passar, garante ao menos um bronze, se não passar o squash fica sem medalha pela primeira vez. Um confronto complicado.

TêNIS
Um dia muito bom para o Brasil, depois de dois dias ruins. No masculino, Mello eliminou o campeão olímpico Massu. Outro que venceu foi Rogerinho Dutra, os dois estão nas quartas. Nas duplas femininas, uma vitória brasileira e também vaga nas quartas. Nas duplas mistas, Rogerinho e Ana Clara estão na semifinal e tem tudo para ir a final, já que pegam ou uma dupla mexicana ou uma paraguaia.

TêNIS DE MESA
Um dia a ser esquecido para o tÊnis de mesa brasileiro. Apenas Thiago Monteiro e Ligia Silva chegaram às quartas-de-final da competição individual. Uma decepção grande foi Gustavo Tsuboi, eliminado nas oitavas por um cubano, depois de estar vencendo por 3 a 1. Hugo Hoyama também caiu, encerrando assim sua brilhante carreira em Jogos Pan-Americanos. No feminino, Jessica Yamada perdeu por 12 a 10 no sétimo set para a americana que agora é a adversária do brasileira Ligia Silva, um jogo que dá para ganhar e garantir a medalha. Por fim, Carol Kumahara perdeu para cubana.
Thiago Monteiro, voltando de contusão, foi as quartas.

TIRO COM ARCO
Primeiras rodadas dos playoffs individuais feminino, Sarah Nikitin foi a melhor brasileira, passou uma fase mas parou nas oitavas-de-final. Michelle e Fátima caíram na primeira fase dos playoffs.

VELA
Bom dia para o Brasil, o terceiro da vela. As classes já estão com seis regatas disputadas e ao todo são 10 mais a regata da medalha. O Brasil lidera em quatro classes, duas delas muito bem encaminhadas. Matheus, na sunfish, e Patricia, na RS:X, tem apenas um segundo lugar e cinco primeiros. Na RS:x masculina, Bimba lidera empatado com o argentino Mariano Reutemann, mas na frente por ter vencido mais regatas. Na Snipe, dia bom principalmente porque os americanos ficaram em 5º 7º e o Brasil assumiu a ponta.
Outra três classes, as chances de ouro seguem altas. Na J24, a briga com os EUA está intensa. Hoje, a tripulação brasileira teve um 6º lugar, que foi descartado, e agora o país está um ponto atrás dos EUA. Na Hobie cat 16, Brasil está apenas um ponto atrás dos americanos. Na Lightining, Brasil está a apenas um ponto dos EUA
Na laser, Bruno Fontes vem fazendo um Pan péssimo para alguém que há dois anos está entre os 10 melhores do mundo, caiu para terceiro. Por fim, na laser feminina, Adriana Kostiw está em 10º.

VÔLEI
Vitória tranquila, 3x0 sobre República Dominicana e amanhã a final contra Cuba, que venceu por 3x2 sobre os EUA

VÔLEI DE PRAIA
Depois do susto da derrota para os cubanos, Emanuel e Alisson venceram e agora pegam uruguaios nas quartas. No feminino, vitória tranquila e também vaga nas quartas.

2 comentários:

  1. Uma correção, Juliana e Larissa já estão nas semi, ganharam ontem as quartas. Uma dúvida, no tiro só os campeões garantem vaga olimpica e o Pan é a ultima chance? Isto é, o Brasil está caminhando pra levar só dois atletas pra Londres e isso?

    ResponderExcluir
  2. Outra pergunta, quantos ouros o Brasil ganhou em 2007 na natação?

    ResponderExcluir