segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Resumo da semana

Atletismo: Brasil termina mundial com um ouro
O Brasil encerrou a edição de 2011 do Campeonato Mundial, disputado na Coreia, com uma medalha de ouro, com Fabiana Murer, que de quebra ainda igualou seu recorde sul-americano, com outras cinco finais. Um especial sobre o Campeonato Mundial foi postado ontem e amanhã será postado um especial da participação brasileira que não foi boa, mas não foi tão ruim assim.
Badminton: Títulos no Carebaco
Foi disputado nessa semana o Carebaco Internacional e o Brasil levou duas medalhas de ouro. Destaque para as irmãs Luana e Lohhayny Vicente que, juntas, foram campeãs nas duplas e fizeram a final do individual, que fechou com o ouro de Lohhayny. No masculino, Luis dos Santos e Alex Tjong foram bronze nas duplas.
Basquete: Brasil com altos e baixos no pré olímpico
Brasil encerrou a primeira fase do pré olímpico das Américas com três vitórias e uma derrota, na segunda posição do embolado grupo, em que os dominicanos ficaram em primeiro mesmo com uma derrota. Agora, o Brasil tem dois jogos teoricamente mais fáceis com Uruguai e Panamá e depois pega as duas pedreiras, Porto Rico e Argentina. Acho que o principal objetivo deva ser não ficar em quarto e sim terceiro ou segundo para fugir da Argentina na semifinal. Os dois primeiros vão as finais.
Canoagem slalom: mundial acontece nessa semana
Acontece a partir de quarta-feira, o Campeonato Mundial de canoagem, em Bratislava, na Eslováquia. O Brasil disputa a competição com sete atletas. Poliana de Paula compete no k1 feminino, Anderson dos Santos, Pedro Henrique e João Machado disputam a prova masculina do k1 enquanto Cassio Petry, Charles Correa e Leronardo Curcel disputam o c1 masculino.
Ciclismo Mountain Bike: Rubinho é o melhor brasileiro no mundial
Foi disputado no último sábado, a prova de elite do mundial de Ciclismo Mountain Bike, na Suíça. Ontem, postei um especial sobre os campeões e medalhistas. Hoje, vou falar mais da participação do Brasil.
Rubens Donizete, o Rubinho, ficou em 48º enquanto Edivando Cruz foi o 76º entre os 91 participantes. No feminino, Roberta Storpa ficou em 56º lugar entre as 60 atletas. O Brasil tem tudo para conquistar ma vaga olímpica no masculino, mas no feminino está muito, muito complicado.
Esgrima: brasileiro valerá vaga no pré olímpico
Devido ao calendário internacional de competições, a Confederação Brasileira de Esgrima, CBE, divulgou em ofício que o o Campeonato Brasileiro de 2011, que será realizado na cidade de Porto Alegre, RS, nos dias 22 a 25 de setembro próximo, será a última competição classificatória para a participação de atletas no Campeonato Pré-Olímpico – JO Londres 2012.
O Campeonato Pré-Olímpico está previsto para ser realizado na cidade de Santiago, Chile, entre os dias 20 a 22 de abril de 2012. Caso o Brasil não se classifique nas modalidades pelos critérios de ranking mundial por equipes e individual para os J.O., um atleta de cada modalidade por país que não se classificou, poderá disputar esta última vaga no Pré-Olímpico para o continente americano.
Ginástica: cinco medalhas para o Brasil em Ghent
O Brasil foi para a Copa do Mundo de Ghent com cinco atletas e voltou com cinco medalhas. As competições no masculino tiveram um nível altíssimo, com participações de muitos campeões olímpicos e mundiais. No feminino, foi um pouco menor, com apenas 80 atletas participando.
Diego Hypolito foi ouro no solo com a nota de 15,925, 0,025 pior do que a obtida na classificação. Essa nota é digna de medalhista em mundiais. E a competição reuniu o campeão olímpico, o chines Zhou Kai, além de Alexander Shatilov e Eleftherios Kosmidis. Diego vai com tudo para o mundial. No salto, foi bronze, simplificando a série feita nas eliminatórias, quando errou um de seus saltos.
Ainda falando do masculino, Arthur Zanetti provou de novo estar entre os melhores do mundo nas argolas. Na prova que reuniu todas as estrelas do aparelho, Arthur foi quarto, com uma série bom, 15,425, mas ainda um pouco pior da feita no Universíade, 15,600. Com 15,600 briga forte no mundial.
A prova de solo no feminino não estava tão forte, Daiane fez uma boa apresentação, falhou em uma aterrisagem e ficou com o bronze com 13,464. Seu técnico disse que tem alguns cartuchos para queimar no mundial. Precisa melhorar bastante a nota se quiser ficar entre as oito no Japão. Jade Barbosa fez dois bons saltos e foi ouro. Adrian também foi bem, bronze. Jade precisa dificultar um pouco seus saltos se quiser repetir no mundial o bronze que obteve ano passado. Terá de chegar próximo aos 15 pontos, ontem fez 14,437 com um grau de dificuldade 5,8 e outro 5,6. Uma pena Jade não ter ido a final do solo nem da trave
Um bom saldo do Brasil na Copa do Mundo. O Mundial está chegando, começa dia 8 de outubro, no Japão.
Hipismo: Etapa do Rio do Global Champions Tour
Na principal prova do fim de semana do Global Champions Tour, no Rio de Janeiro, Rodrigo Pessoa foi o melhor brasileiro em 4˚ lugar. Doda Miranda foi 10˚. No ranking da temporada, Doda é 3˚ e Rodrigo Pessoa 12˚. Na prova de adestramento, Luiza Almeida ficou em 6˚ lugar.
Luta Olímpica: equipe definida para o mundial
A Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) divulgou os nomes dos atletas convocados para a disputa do Campeonato Mundial Sênior de Luta Olímpica que acontece entre os dias 9 e 18 de setembro em Istambul, Turquia.
Estilo Greco romano:
Diego Romanelli – 60 Kg
Marcelo Gomes – 84 Kg
Estilo Livre feminino:
Joice Silva – 55 Kg
Camila Fama – 59 Kg
Dailane Gomes – 63 Kg
Aline Ferreira – 72 Kg
Estilo Livre masculino:
Daniel Malvino – 74 Kg
Adrian Jaoude – 84 Kg
Diego Rodrigues – 96 Kg
Antoine Jaoude – 120 Kg
Natação: Quem não foi ao mundial brilhou no Finkel
Numa época do ano que poucos atletas estão em sua melhor fase, o Trofeu José Finkel foi disputado em Minas e o time da casa terminou com o título. Um campeonato tumultuado, com falhas nos blocos de partidas e no cronômetro.
Fabiola Molina venceu quatro provas individuais, inclusive os 100m borboleta. João Junior venceu os 50m peito e conseguiu índice olímpico nos 100m peito. Joanna Maranhão também medalhou em várias provas e saiu falando que quer nadar sete provas no Pan.
Cielo também foi muito bem, nadou para baixo dos 22s nos 50m livre e fez uma parcial de 51s69 no borboleta no revezamento.
Pentatlo Moderno: Mundial começa dia 8
Começa na Rússia, no próximo dia 8, o mundial de pentatlo moderno, que destribui vagas olímpicas. O Brasil vai para o torneio no país asiático com o time completo. Na nossa equipe, estarão os quatro pentatletas que também vão competir nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no mês que vem, no México: Luis Magno, Priscila Oliveira, Wagner Romão e Yane Marques. Junto com eles, os jovens Felipe Nascimento e William Muinhos.
Polo Aquático: Brasil fecha em 12º no mundial junior
A seleção masculina passou para segunda fase do mundial e terminou em 12º. Na primera fase, derrota para Croácia e Montenegro e vitória contra Egito e Uzbequistão. Nas oitavas-de-final, perdeu para Hungria, em um belo jogo, e depois perdeu nos torneios de consolação.
Remo: Só Fabiana no mundial
Fabiana Beltrame ganhou medalha de ouro no skiff simples peso leve, prova que não é olímpica. Um ouro histórico, o primeiro da história do Brasil, e muita festa. Fabiana está de parabéns. Mas, como já disse por aqui, achei muito ruim o Brasil só mandar um atleta para um mundial que deu tantas vagas olímpicas. 33 países já se garantiram em Londres e o Brasil sequer teve a chance de se qualificar.
Tênis de mesa: Liu Song vence em Manaus
Depois de vencer o chinês naturalizado espanhol He Zhi Wen, Hugo Hoyama enfrentou na decisão da Copa Íbero Americana, nesse domingo, o argentino Liu Song, no pavilhão de eventos do Studio 5 Festival Mall, em Manaus.
Apesar da luta e dos incentivos da torcida, Hugo não resistiu e perdeu por 4 a 3,
Tiro esportivo: Mundial de tiro ao prato
Começa amanhã o mundial de tiro ao prato, com as provas de skeet, fossa olímpica e fossa dublê. O Brasil vai com oito atletas, Filipe Fuzaro e Luiz Carlos Graça, na fossa duble, Janice Teixeira, na fossa olímpica, Zé Pedro Costa e Wilson Zocolotte, no skeet, e Lamberto Godoy, Guilherme Maurina e Eduardo Correa na fossa olímpica. É a penúltima chance de vaga olímpico para os brasileiro.
Vôlei de praia: bronze no mundial sub-21
Vitor Felipe e Marcus Vinícius conquistaram a medalha de bronze no mundial sub-21, disputado no Canadá. Na disputa de terceiro lugar, Vitor e Marcus superaram o campeão da edição 2010, Garrett Mat, e seu parceiro Danny Demyanenko, do Canadá, além da pressão da torcida local, e venceram por 2 a 1, parciais de 21/23, 21/14 e 15/13. No feminino, dupla brasileira Rebecca/Carolina Horta terminou em nono lugar.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Ótimo post, bem esclarecedor. Parabéns á Fabiana Murer, campeã mundial! Resultado excelente para o atletismo brasileiro, que não pára de crescer. Concordo com tudo o que disse com relação á ginástica, uma ótima participação do Brasil, mas que precisa ser melhorada (fora o Diego) para o Mundial. Vamos ficar na expectativa! Mundial mês que vem!

    ResponderExcluir
  2. Caro Gustavo. Muito bom esse blog. Tomei conhecimento através do José CRuz.Peço para incluir o rugby que mesmo não sendo esporte para os Jogos de Londres mas já um esporte que está trabalhando para o próximo ciclo olimpíco. Um abraço.Márcio

    ResponderExcluir
  3. Gostaria apenas de reclamar de um erro aceito por quase todo mundo. Não é Olimpíada e sim JOgos Olimpícos de Londres. Olimpíada é o período entre o fim de um Jogo para o início dos outros Jogos.

    ResponderExcluir