A seleção brasileira conquistou sem a mínima dificuldade o título pan-americano de handebol feminino, que terminou hoje em São Bernardo. A seleção venceu as cinco partidas que disputou sem a menor dificuldade, reconquistando a hegemonia no continente, perdida no último pan-americano da modalidade, para a Argentina.
Na ocasião, a seleção não teve toda sua força, já que as meninas que atuam fora do Brasil não participaram da competição. Para o título dessa semana, 12 das 16 atletas vieram da Europa e a seleção esteve reunida de forma completa pela primeira vez desde a Olimpíada de Pequim. O objetivo real é a conquista da medalha no mundial, que será disputado no Brasil em dezembro.
A seleção está muito bem. Claro que os times das Américas não valem como parâmetro, mas o primeiro tempo da seleção hoje com a Argentina foi quase perfeito. A defesa bem, a Chana fazendo grandes defesas e o ataque quase sem perder gols. No segundo tempo, o time mudou bastante, jogou acomodado e levou a partida em Banho Maria.
O resultado desse Pan mostra que dificilmente nossa seleção perderá os Jogos Pan-Americanos,em Guadalajara, o que nos leva a crer que o Brasil estará na Olimpíada de Londres. O time é forte e pode dar trabalho aos times europeus. Nossas atletas estão acostumadas com o handebol de lá e são destaques em seus clubes, como Chana,eleita a melhor goleira da Liga Dinamarquesa, e Duda, titular do terceiro melhor time da Europa.
Estive em São Bernardo hoje, o ginásio até que tinha gente, mas longe de estar lotado. Mas, a festa foi emocionante. O hino nacional sendo tocado é muito legal, e dava para ver nos olhos das brasileiras a emoção da conquista. O grupo está unido e tem o objetivo real de medalhar no mundial.
As chaves do mundial foram sorteadas hoje a seleção caiu num grupo que não pode ser chamado de tranquilo, mas uma chave que o Brasil consegue passar entre os três primeiros.
Brasil , França , Tunisia , Cuba, Japão e Romenia.
Cuba e Tunísia são as seleções mais fracas do grupo e o Brasil tem mais que a obrigação de ganhar. Não deve ter dificuldades, na teoria, mas mundial é mundial. O Japão é um time um pouco melhor, mas que o Brasil também deve ganhar. Romênia e França serão adversários fortíssimos, mas dá para ganhar, principalmente da Romênia. Mas será duro
Lembrando que esse ano, segundo o site oficial, a fórmula do campeonato será diferente dos últimos anos. Os quatro primeiros de cada chave passam para as oitavas-de-final, quando os 16 times fazem jogos eliminatórios. O grupo que o Brasil jogará nas oitavas é o grupo D, formado por Argentina,Costa do Marfim, Uruguai, Suécia, Dinamarca e Croácia.
Sei não, mas está pintando um Brasil e Suécia nas oitavas-de-final. A Suécia venceu o Brasil na última Olimpíada e tirou o Brasil da segunda fase do último mundial. Só um pressentimento de uma revanche, dentro de casa, para o Brasil.
Opinião minha. Acho que o Brasil consegue até uma segunda posição na chave, joga com a Suécia nas oitavas e avança às quartas-de-final, voltando a ficar entre os oito primeiros, como fez em 2005, quando ficou em 7º . Palpite. E as suecas fizeram três amistosos aqui no Brasil no início do mês, uma vitória para cada lado e um empate...
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário