Um país só pode conquistar duas vagas olímpicas para a prova se colocasse duas atletas entre as 10 primeiras colocadas nesse mundial. Nenhum dos países conseguiu isso e o Brasil foi o que ficou mais próximo. Poliana Okimoto, em sexto, se garantiu em Londres e Ana Marcela, em 11º, ficou a 4s da vaga.
A prova teve um número recorde de participantes, 56, e um percurso de quatro volta de 2,5km. A britânica Keri Payne ficou com a medalha de ouro. Por um momento, pensei que por ser britânica e já ter vaga na Olimpíada, abrisse um lugar a mais em Londres via mundial, mas no regulamento oficial não é o que acontece. Pelo regulamento, caso uma britânica ficasse entre as 10 primeiras, abre-se uma vaga no próximo pré-olímpico, em 2012, em Setubal.
Imagino a tristeza de Ana Marcela com o resultado. A vaga ficou a apenas 4s. "Ainda não deu pra sentir a dor da perda da vaga olímpica, mas começo a focar os Jogos do Rio, em 2016 "
Poliana dizia antes do mundial que a briga por uma vaga na Olimpíada iria ser duríssima, e realmente foi.
Nenhum país colocou duas atletas entre as 10 primeiras colocadas, então teremos em Londres 25 atletas de 25 países diferentes na prova feminina. Entre os 18 primeiros colocados no mundial, apenas o Brasil colocou duas nadadoras, uma prova que estamos muito fortes.
Faltou pouco para as duas vagas. Mas Poliana entre como uma das favoritas!
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário