sábado, 9 de julho de 2011

Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara estão chegando. Faltam menos de 100 dias para o evento e a cara da delegação brasileira já está bem desenhada. O Brasil não será representado em todas as modalidades, como aconteceu em 2007 por o país ser sede, mas terá nomes em quase todas, excessão feita ao beisebol,softbol, hóquei na grama e patinação velocidade,esportes que tiveram participação em 2007, e pelota basca e raquetebol, modalidades que voltam ao programa depois de ausentes no último Pan. A novidade é o rúgby, que o Brasil irá participar.

Chegar os 52 ouros conquistados na última edição do Pan acho que difícil para delegação brasileira que só não deve levar equipe completa no basquete masculino. Até o hipismo, que prometia não levar os principais atletas caso o time já estivesse classificado para Londres(a equipe se garantiu pelo mundial do ano passado), vai ter Rodrigo Pessoa e Cesar Almeida. Provavelmente Doda e Bernardo não disputarão a competição.

A briga brasileira será com o Canadá, como foi em 2003, e não com Cuba, como foi em 2007. Ou seja, no quadro de medalhas, o objetivo real é ficar a frente do Canadá. Cuba, sempre fortes nos esportes individuais como boxe,levantamento de peso e luta olímpica, deve ficar com a segunda posição.

Os norte-americanos não levam equipe principal nem na natação nem no atletismo, muito menos no basquete e tênis. Esses são os três esportes mais fortes do país. No basquete e tênis, o time que vai é universitário. Porém, na natação e atletismo são atletas bons. Atletas que geralmente estão entre os 10 ou 15 melhores do mundo, apesar de não fazerem parte da equipe A do país.
Porém, na maioria das outras modalidades, muitas delas vitoriosas, os americanos levam equipe A para competição. Mesmo nos esportes coletivos, como pólo aquático, hóquei na grama, vôlei e softbol, levam suas principais equipes, assim como no handebol, em que eles não fazem parte sequer da elite do continente.

Resumindo, quando os americanos são muito fortes, eles não levam sua principal equipe, casos dos esportes citados acima. Quando eles não tem a hegemonia total do continente, levam sua equipe principal, como nos casos de remo,canoagem,tênis de mesa, taekwondo, nado sincronizado, tiro, tiro com arco dentre muitos outros.
A ginástica também não deve levar o time principal, mas muito em função da proximidade com o mundial, já que no Pan de 2007, quatro atletas campeãs no Rio estiveram na medalha de Pequim.

Será uma surpresa muito grande caso os EUA não terminem em primeiro lugar o quadro geral de medalhas. Uma surpresa um pouco menor, mas ainda grande, caso Cuba não seja segundo. Brasil e Canadá brigam pelo terceiro lugar, mas acredito que o Brasil ficará a frente.
Nem o próprio Comitê Olímpico Mexicano sonha com um resultado melhor do que a quinta posição no quadro de medalhas. Porém, para eles, é obrigação. E acredito que, jogando em casa, o país alcance o posto. Mas, não será fácil. Venezuela e Colômbia estão crescendo "aos moldes" de Cuba, investindo em esportes como ciclismo, luta olímpica, levantamento de peso e boxe, e podem fazer frente aos donos da casa.
Portanto, acho que para Argentina vai sobrar o oitavo lugar, assim como aconteceu no Pan de 2007.

Agora, falando especificamente de Brasil. No último Pan foram 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 65 de bronze, chegando a 157 pódios.
Em número de ouros, acho que o Brasil ficará entre 40 e 45. Em número de pódios, acredito que chegue próximo aos 150, mas não ultrapasse o recorde obtido no Rio de Janeiro.

O atletismo ganhou, no último Pan, nove medalhas de ouro. Acho que esse número dificilmente será batido ou igualado em Guadalajara. Creio que o número de primeiros lugares fique entre cinco, seis, no máximo sete.
Outro esporte que acredito que não ganhará tantos ouros quanto no Rio é a Ginástica Ritmica. Na ocasião, foram três ouros. Desta vez, a seleção não entra como favorita, perdeu até o sul-americano, para a Venezuela.

Em compensação, acho que alguns esportes conseguem ir melhor do que em 2007, como o judô, que levou quatro anos. Acho que dessa vez podem ser seis ou até sete ouros. Também acho que o boxe pode conquistar mais que um ouro. Por mais que os cubanos estejam com a força máxima, em duas ou três categorias temos chances reais de batê-los. Isso sem contar o boxe feminino, em que o Brasil vai como favorito em duas categorias.

A natação deve fazer a festa, assim como em 2007. Com EUA e Canadá com equipe B, o Brasil deve vencer grande parte das provas masculinas, chegando ou até mesmo superando os 10 ouros do Rio 2007. No feminino, chance de ouro remota, maior oportunidade será na maratona aquática.

Faltam 100 dias, os nomes não estão definidos, os adversários também não, mas como eu adoro fazer previsões vou colocar aqui quantas medalhas acho que cada esporte irá conquistar.

Apenas um chute, adoro esses palpitômetros.
A caixinha está aberta para comentários.
ATLETISMO 5 OUROS, 4 PRATAS 8 BRONZES
BADMINTON 1 BRONZE
BASQUETE 2 OUROS
BOXE 3 ouros 3 pratas 3 bronzes
CANOAGEM 1 ouro, 3 pratas, 2 bronzes
CICLISMO PISTA- SEM MEDALHAS
CICLISMO BMX - SEM MEDALHAS
CICLISMO ESTRADA- 1 BRONZE
CICLISMO MTB- 1 PRATA
ESGRIMA 1 PRATA 2 BRONZES
ESQUI AQUÁTICO 1 OURO
FUTEBOL 1 OURO 1 bronze
GINÁSTICA ARTÍSTICA 3 OUROS,3 PRATAS E 4 BRONZES
GINÁSTICA RITMICA 3 PRATAS E 1 BRONZE
HANDEBOL 1 OURO E 1 PRATA
HIPISMO SALTOS 1 OURO E 1 PRATA
HIPISMO CCE 1 BRONZE
HIPISMO ADESTRAMENTO 1 BRONZE
JUDÔ 6 OUROS 6 PRATAS 2 BRONZES
LUTA OLÍMPICA 1 PRATA 2 BRONZES
LEV DE PESO 1 BRONZE
KARATÊ 1 OURO 2 PRATAS 1 BRONZE
NADO SINCRONIZADO 2 BRONZES
PÓLO AQUÁTICO 2 BRONZES
PENTATLO MODERNO 1 OURO
PATINAÇÃO ARTÍSTICA 1 OURO 1 BRONZE
NATAÇÃO 10 OUROS 8 PRATAS 7 BRONZES
MARATONA AQUÁTICA 1 OURO 2 BRONZES
REMO 1 OURO 1 PRATA 1 BRONZE
SALTOS ORNAMENTAIS 1 PRATA 1 BRONZE
SQUASH 2 BRONZES
TAEKWONDO 1 OURO 3 PRATAS 1 BRONZE
TÊNIS 1 OURO 1 PRATA
TÊNIS DE MESA 1 OURO 1 BRONZE
TIRO 1 PRATA 2 BRONZES
TRIATLO 2 BRONZES
TRAMPOLIM ACROBÁTICO 1 BRONZE
VÔLEI 2 OUROS
VÔLEI DE PRAIA 2 OUROS
VELA 2 OUROS 2 pratas 3 BRONZES

Daqui até o Pan, que tem início dia 14 de outubro, o blog vai fazer uma cobertura especial sobre o evento. Pelo menos três postagens por semana sobre os Jogos, com previsões de medalhas por esporte e por país. Serão 361 medalhas de ouro em disputa


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

4 comentários:

  1. Vale lembrar q varios atletas nao estao com os treinamentos voltados para o Pan. Hj em dia, os atletas brasileiros em esporte onde o Brasil eh, ou esta virando potencia, consideram o Pan como uma segunda competicao e o mundial sendo a competicao mais importante. Exemplo: Judo, volei, natacao, volei de praia, ate mesmo o boxe esta mais focado no mundial do q no Pan.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,

    Sua projeção bate com a minha: algo em torno de 40 a 45 ouros. Porém, não creio em 2 ouros no basquete e 3 no boxe. Uma pergunta para você que vem apontando o Brasil como possível medalhista na canoagem na OLIMPIADA de Londres: No Pan deste ano, você só prevê uma medalha de ouro neste esporte ?

    Sds,
    Britto Lopes

    ResponderExcluir
  3. Fala Britto,
    então acredito em 3 ouros no boxe. Dois no feminino e um no masculino! Nossas mulheres são favoritas!!
    Na canoagem, acredito no ouro do c-1 200m do Nivalter. É que a canoagem do Pan é forte, bem forte, principalmente se realmente for a regata pré-olímpica(ainda existe a chance de nao ser por outros fatores e tal).
    O México, Cuba, EUA e Canadá são fortes na canoagem. A Argentina já foi melhor, mas ainda atrapalha um pouco.
    Por isso acho que o Brasil leva "apenas" um ouro. Porque a canoagem nesse pan será mais forte do que nos ultimos Pans, quando canadá não levou o time A. Parece que dessa vez eles vão com time A
    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida: como será o futebol masculino no Pan? Brasil vai mandar de novo a seleção sub-17, como fez em 2007?

    E sobre o basquete: aposto em duas pratas para o Brasil... perde pra Argentina no masculino e pros EUA no feminino.

    ResponderExcluir