Três quartos do caminho traçado. O blog começou há quase três anos e agora está na reta final rumo a Londres 2012. Daqui a exatamente um ano começa a grande festa do esporte mundial, os Jogos Olímpicos, em Londres.
Três novos esportes BRIGAM por medalhas(Não quer dizer que vão conquistá-las)
Nesse ciclo olímpico, o Brasil cresceu.Não muito, mas cresceu. O mais interessante nesse periodo foi o desempenho de alguns esportes que para Pequim 2008 não estavam tão fortes. Listo três que, se não entram como favoritos em Londres, vão como possíveis medalhistas: Boxe, Canoagem e Pentatlo Moderno. Outros esportes que evoluíram muito, mas talvez ainda seja cedo para pensar em medalha(VAI SABER, QUEM SABE?) foram a Luta Olímpica e tiro. A primeira com a Confederação fazendo um grande trabalho em um esporte que há 10 anos praticamente não existia. A segunda, com uma Confederação confusa, que nem um site descente tem, mas que ainda assim leva atletas para as principais competições do mundo.
Parece não valer, mas é IMPORTANTÍSSIMO
Isso parece não ser importante, mas é. As chances de medalha não se resumem aos mesmos de sempre e sim se estendem a outras modalidades. O grande desafio para aumentar o número de medalhas é, claro, aumentar as chances de medalhas e em diferentes esportes.
As chances de medalhas eu garanto que aumentaram com relação a Pequim 2008. E isso vai resultar no aumento de número de finais, de número de atletas entre os oito primeiros colocados, o que para muitos não importa, mas para o futuro do esporte é providencial. Já o número de medalhas é difícil falar se vai aumentar ou não para Londres, mas as chances são em número bem maior.
Em Pequim 2008, em 40 das 302 provas o Brasil ficou entre os oito primeiros. Se formos pensar para Londres, esse número DEVERÁ ser maior. Estimo algo em torno de 50, número bem maior do que obtido em Atlanta 96, quando o Brasil ganhou as mesmas 15 medalhas de Pequim mas com apenas 22 provas entre os oito primeiros.
Nesse ciclo, judô e vôlei seguem muito bem. O primeiro tem chances reais de medalhas em seis, sete até oito categorias. O segundo tem tudo para levar seis medalhas. A natação também cresceu nesse ciclo, não só com Cielo, mas com outros integrantes, apesar de alguns problemas vividos nesse mundial de Shangai(Ver post de ontem).
Esportes em queda
Alguns esportes caíram, como os casos do atletismo e da vela,mas seguem com chances de medalha. Se em Pequim o atletismo bateu o recorde de finais, foram sete, para Londres o número deve cair um pouco e os nomes seguem praticamente os mesmos. Já a vela olímpica segue sem renovação e vamos para mais um ciclo olímpico confiando nos mesmos atletas.
Esportes que tudo pode acontecer. Do ouro a fora da Olimpíada
Ginástica Artística busca finalmente a primeira medalha, que escapou em 2004 e 2008. Não temos favoritos absolutos como nos últimos ciclos, mas podemos esperar bons resultados, principalmente com Diego, Jade e o time masculino. O taekwondo tem tudo para repetir os resultados de Londres, quando os três atletas ficaram entre os oito primeiros, Natália Falavigna até levou um bronze.
O hipismo é uma incógnita. Rodrigo Pessoa e Doda com certeza estão entre os melhores do mundo e lutarão por uma medalha individual. Por equipes, está um pouco mais complicado, mas o Brasil está no páreo.
O handebol feminino e o basquete masculino tudo pode acontecer. Os dois times são muito talentosos e tem tudo para figurar entre os primeiros na Olimpíada. O primeiro precisa manter o nível do jogo por 60 minutos, geralmente tem uma "pane" de alguns minuto que decidem o jogo. O segundo pode não se classificar para Londres como pode até mesmo vencer os EUA numa partida.
Nanicos viajam, mas outros seguem com muitos problemas
Vejo uma melhora no esporte olímpico brasileiro. Modalidades que nunca tiveram muito investimento estão tendo a oportunidade de fazer intercâmbios,disputar várias competições internacionais e treinar com os melhores do mundo. São os casos dos já citados canoagem, boxe e pentatlo, além dos "menores" badminton, esgrima, ciclismo BMX e triatlo.
Os quatro últimos não vão medalhar em Londres, mas é bem possível que haja uma melhora quanto a Pequim 2008.
Hoje falei sobre as possíveis finais que teremos em Londres. Há um tempo, falei sobre as possíveis medalhas que teremos em Londres, veja AQUI
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Ótimo post!
ResponderExcluirPalpites de medalhas para Londres:
2 Natação
2 Futebol
2 Vôlei
2 Vôlei de Praia
1 Boxe
3 Judô
1 Vela
13 TOTAL
LONDRES 1x0 PEQUIM
ResponderExcluirhttp://www.london2012.com/olympic-schedule
Em Pequim, tive que esperar até um mês antes dos Jogos para conhecer o calendário detalhado, com os horários das provas.
Eis que, para minha surpresa, Londres já divulgou o CALENDÁRIO COMPLETO. Muito bom!
Assim como em Pequim, o Tiro dará a primeira medalha de ouro. No primeiro sábado à tarde, já saberemos quem será o primeiro campeão olímpico de 2012.
Galera... essa marca de um ano para os Jogos, os Mundiais surgindo em profusão, os programas novos da tv por assinatura... to entrando no clima total de novo!!! Vamo que vamo...
Cara, gostei muito do seu texto, mas acho que vc forçou em alguns. Handebol Feminino e o basquete masculino, principalmente.
ResponderExcluirO segundo, em epsecial, vc forçou muito ao falar em ganhar dos EUA. Tudo bem, quase ganhou no mundial, mas num jogo de primeira fase, com jogadores bons, mas não os melhores, que devem ir a Olimpíada.
E você não citou o futebol... apesar de a Marta jogar sozinha, temos chances de vencer; e no masculino, é aquela coisa: tem neymar, ganso, lucas, pode ser dessa vez...
Fala amigo...
ResponderExcluirEntão, quanto as medalhas eu falei em outro post...Que vc pode achar o link no fim desse texto...Essa foi mais um geralzão mesmo....
Quanto ao handebol e ao basquete...Realmente tudo pode acontecer.Brasil pode estar NO DIA DELE e ganhar uma medalha....Coisas que não podem acontecer em outros esportes, como esgrima,badminton,lev de peso, entre outrosss...muitos outros
Abraçoss!! valeu!!