terça-feira, 21 de junho de 2011

Se a Olimpíada fosse hoje

O mundial de vôlei de praia foi quase perfeito para o Brasil. Depois de duas edições sem conquistar títulos nem no masculino nem no feminino, as duplas brasileiras saíram da competição com duas medalhas de ouro e uma de prata, tirando dos EUA a hegemonia do esporte.

Como escrevi aqui há uma semana, tudo poderia acontecer nesse mundial, que tinha pelo menos cinco duplas favoritas ao título em cada naipe e duas delas brasileiras.

Juliana e Larissa são seis vezes campeãs do Circuito Mundial mas nunca tinham ganho um campeonato mundial, evento que acontece de dois em dois anos. A dupla já tinha batido na prata duas vezes, mas dessa vez ninguém tirou o título delas. Foram oito vitórias em sete dias e apenas dois sets perdidos.

A final foi incrível contra Walsh/May. As bicampeãs olímpicas e tri mundiais vinham numa temporada de altos e baixos, assim como a das brasileiras, mas a final foi de alto nível. O primeiro set só das brasileiras, o segundo só das americanas. A primeira metade do tie breake só das americanas e a segunda metade só das brasileiras. No fim, 16x14 depois de ter 8 a 4 contra.

Pode-se dizer que, depois de duas Olimpíadas seguidas, Walsh/May não será a dupla a ser batida em Londres 2012. A dupla a ser batida é Juliana e Larissa que, apesar de perderem o confronto direto para as americanas por 12 a 7, venceram as três partidas entre as equipes em 2011.

As outras duplas brasileiras foram bem, mas não chegaram ao pódio. Taiana e Vivian surpreenderam na primeira fase, terminaram sem perder sets, mas caíram na primeira rodada do mata-mata para as americanas Frederick e Hanson. Maria Clara/Carol perdeu um jogo na fase preeliminar, mas conseguiu se classificar bem e só caiu nas oitavas-de-final, exatamente para Juliana/Larissa.

Talita e Maria Elisa eram cabeças de chave dois da competição. Esse ano, estão muito regulares, mas não chegaram a nenhuma final do Circuito. Com a quinta posição nesse mundial, alcançaram pela quinta vez as quartas-de-final mas passaram apenas uma vez dessa fase. Desta vez, perderam para as chinesas Zi e Xue por 15 a 11 no tie breake.

No masculino, muito equilíbrio como o esperado. Porém, logo nas oitavas de final, já tivemos uma partida que poderia ter sido a final, Rogers/Dalhausser, campeões olímpicos, contra Brink e Reckermann,alemães atuais campeões mundiais. No fim, melhor para os alemães, 18 a 16 no tie breake.

Enquanto isso as duplas brasileiras escalavam bem. Todas passaram para a segunda fase, em que Thiago e Harley acabaram eliminados pela dupla sensação da competição, os letões Plavins e Smedins, que chegariam até a semifinal. Nas oitavas-de-final, não deu para Bruno e Benjamin contra Polônia, 2x0.

Três duplas brasileiras nas quartas-de-final. Ferramenta e Pedro Solberg, dupla formada de última hora depois da contusão de Pedro Cunha, estava muito bem e perdeu para Emanuel/Alisson, terminando em quinto.

Do outro lado da chave, Marcio/Ricardo ia subindo. A dupla formada ano passado nunca havia chegado a uma final de qualquer etapa do Circuito Mundial, mas na mais importante, o Campeonato Mundial, chegaram lá. Tropeçaram na primeira fase, perderam um jogo, mas se classificaram em primeiro. Depois, venceram alemães e poloneses, ambos fora do top-30 do mundo, para alcançar as quartas-de-final. em que passaram facilmente por Herrera/Gavira, espanhóis que estavam na lista de favoritos. Na semi, 2x0 contra os letões, sensação do torneio.

A final entre Emanuel/Alisson e Marcio/Ricardo foi conturbada. Marcio reclamou o jogo inteiro e não atuou bem. Ricardo foi apático e não conseguiu tirar o nervosismo de seu companheiro. Enquanto isso, Emanuel e Alisson muito bem. 2x0 para eles, mesmo placar da semifinal contra os campeões mundiais, Brink/Reckermann. Aliás, mesmo placar de sete das oito partidas da dupla.

Um Campeonato Mundial que devolve a hegemonia ao Brasil, que não era campeão dos dois naipes desde 2001. Um Campeonato Mundial que é a previa de Londres 2012 e que desenha uma Olimpíada dourada para o Brasil. Um Campeonato Mundial que praticamente garantiu Juliana e Larissa e Emanuel e Alisson na Olimpíada. A segunda dupla brasileira de cada naipe está mais indefinida, mas tudo leva a crer que será Marcio/Ricardo e Talita/Maria Elisa. Isso se Pedro Solberg/Pedro Cunha, Bruno/Benjamin, Maria Clara/Carol e até mesmo Taiana/Vivian deixarem.

QUADRO DE MEDALHAS VÔLEI DE PRAIA
BRA 2 1 -
EUA - 1 -
CHN - - 1
ALE - - 1

QUADRO DE MEDALHAS DE 2011
AUS 6 - -
FRA 3 - 1
CHN 2 2 3
BRA 2 1 -
GBR 1 3 4
ALE 1 1 3
CAN 1 1 -
HOL 1 - 3
EUA - 3 -
DIN - 2 -
NZL - 1 1
RUS - 1 -
LIT - 1 -
BIE - 1 -
BEL - - 1
ESP - - 1

CALENDÁRIO 2011
27 de agosto a 4 de setembro- Mundial de ATLETISMO (47 OUROS)
8 a 14 de agosto- Mundial de BADMINTON (5 OUROS)
16 de setembro a 1 de outubro- Mundial de BOXE MASCULINO (10 Ouros)
18 a 21 de agosto- Mundial de CANOAGEM VELOCIDADE (12 Ouros)
7 a 11 de setembro- Mundial de CANOAGEM SLALOM (4 Ouros)
23 a 27 de março- Mundial de CICLISMO PISTA (10 Ouros)
28 a 31 de julho- Mundial de CICLISMO BMX(2 ouros)
23 de agosto a 4 de setembro- Mundial de CICLISMO MTB(2 ouros)
19 a 25 de setembro- Mundial de CICLISMO ESTRADA(2 Ouros)
8 a 16 de outubro- Mundial de ESGRIMA (10 ouros)
26 de junho a 17 de julho- Mundial de FUTEBOL FEMININO (1 ouros)
8 a 16 de outubro- MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA (14 Ouros)
19 a 25 de setembro- Mundial de GINÁSTICA ARTÍSTICA(2 Ouros)
17 a 20 de novembro- Mundial de TRAMPOLIM ACROBÁTICO (2 ouros)
13 a 30 de janeiro- Mundial de HANDEBOL MASCULINO (1 ouro)
3 a 18 de dezembro- Mundial de HANDEBOL FEMININO (1 Ouro)
27 de abril a 1º de maio- Copa do Mundo de HIPISMO SALTOS E ADESTRAMENTO (2 ouros)
22 a 25 de setembro- Copa das Nações de HIPISMO SALTOS(1 Ouro)
25 de junho a 3 de julho- Trofeu Mundial de HÓQUEI NA GRAMA FEMININO (1 ouro)
AINDA SEM DATA - Trofeu Mundial de HÓQUEI NA GRAMA MASCULINO(1 ouro)
23 A 28 De agosto- Campeonato Mundial de JUDÔ (14 ouros)
5 a 13 de novembro- Mundial de LEVANTAMENTO DE PESO (15 ouros)
12 A 18 de julho- Mundial de LUTA OLÍMPICA (18 ouros)
16 A 31 de julho- Mundial de ESPORTES AQUÁTICOS( 46 ouros)
6 a 14 de setembro- Mundial de PENTATLO MODERNO (2 ouros)
28 de agosto a 4 de setembro- Mundial de REMO (14 ouros)
JULHO - Pré-mundial de taekwondo (8 Ouros)
20 a 27 de novembro- Master de TÊNIS (4 ouros)
8 a 15 de maio- Mundial de TÊNIS DE MESA individual (2 Ouros)
3 a 10 de julho- Mundial de TIRO COM ARCO(4 ouros)
3 a 14 de setembro- Mundial de TIRO PRATO (6 Ouros)
2 a 9 de outubro- Final da Copa do Mundo de TIRO BALA(9 ouros)
3 a 18 de dezembro- MUNDIAL DE VELA (10 ouros)
20 de novembro a 4 de dezembro- Copa do mundo de VÔLEI MASCULINO (1 OURO)
4 A 18 de novembro- Copa do Mundo de VÔLEI FEMININO (1 Ouro)
17 a 26 de junho- Mundial de VÔLEI DE PRAIA (2 Ouros)


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário