segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resumo da semana

Atletismo: Franciela é a segunda mais rápida do Brasil
O revezamento 4x100m rasos do Brasil irá brigar por uma medalha no mundial da Coreia, em agosto. Os nomes, ainda não estão definidos mas Franciela Krazucki deu um passo importante, ao marcar 11s39 nos 100m rasos do Campeonato Paulista de atletismo. Agora, ela é a segunda mais rápida do Brasil no ano, atrás apenas de Ana Claudia Lemos. No mesmo paulista, Fabiana da Silva marcou 4m13s nos 1500m rasos e tem, agora, o melhor tempo do país no ano.
Na próxima terça-feira a seleção sub 17 embarca para o mundial da categoria, na França. A delegação é formada por 20 atletas.
Badminton: contratempos no brasileiro
O blogminton (http://www.blogminton.blogspot.com/) listou uma série de problemas que aconteceram na etapa do Rio de Janeiro,como falta de iluminação, teto baixo, poucos árbitros etc etc etc. Alheios a isso, o título da etapa no simples ficou com Andres Corpancho no masculino e Lohayne Carolyne no feminino. Os principais brasileiros estão na Malásia treinando desde o início do ano.
Basquete: Nenê fora e todas seleções reunidas
A notícia mais bombástica da semana do basquete foi o pedido de dispensa de Nenê, que por 'motivos pessoais" não jogará o mundial de basquete.
Enquanto isso, diversos resultados de nossas seleções pelo mundo. A melhor delas, a sub 19 masculina, que ano passado foi vice da Copa América perdendo no último segundo para os EUA, venceu a Argentina por 77 a 71 e segue bem sua preparação para o mundial da modalidade, que acontece a partir do dia 30 de junho. Enquanto isso, o time sub 16 deu azar no grupo da Copa América, caiu na mesma chave de EUA e Argentina, e acabou na quinta posição da competição, ficando de fora do mundial do ano que vem. O time sub-17 terminou com vice campeão do quadriangular de Morrón, torneio amistoso, perdendo para Argentina.
As equipes femininas também estão espalhadas pelo mundo. O time sub-17 foi campeão de um torneio da Colômbia amistoso e está atuando no sul-americano da modalidade, na qual já venceu os dois primeiros jogos.
O time adulto feminino terminou sua série de dois quadriangulares na China em preparação para o pré olímpico da modalidade. Nas duas competições, a seleção ficou com o vice, atrás da China e a frente da remendada Austrália e da Nova Zelândia.
Boxe: 6 medalhas no Pan cadete
A equipe brasileira que representou o país no Campeonato Continental de Boxe cadete terminou a competição com seis medalhas, sendo cinco de prata e uma de bronze.
Os medalhistas de prata foram Thyson Amarantes (48 kg), Rodrigo Fernandes (57kg), Jonathan Soares (60 kg), Julio Cesar Cardoso (70 kg) e Lucas Pontes (75 kg). A medalha de bronze ficou com Valdeir de Campos (54 kg).
Canoagem Slalom: Pedro Henrique na Copa do Mundo
O jovem canoista Pedro Henrique disputou a Copa do Mundo de canoagem slalom, na Eslovênia, um dos países mais tradicionais na modalidade. Ele terminou em 51º no k-1. O italiano Ettore Ivaldi, novo treinador da Seleção Brasileira de Canoagem acompanha novamente Pepe na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom que acontecerá em Markleeberg, na Alemanha, de 8 a 10 de julho.
Ciclismo: Murilo ganha brasileiro
Murilo Fischer foi campeão brasileiro de ciclismo estrada sem maiores dificuldades,sem precisar do sprint depois de já liderar sozinho na última volta da competição, realizada no interior paulista. Cleberson Weber foi vice. No feminino, Tatiani Cristina, que não tem patrocínio, levou o título. No contrarelógio deu Magno Prado e Luciene Ferreira.
Esgrima: brasileiros não pontuam no ranking mundial
Os esgrimistas brasileiros disputaram diversas competições pelo mundo nesse fim-de-semana, mas nenhum conseguiu pontuar para o ranking mundial, classificatório para Londres 2012. Amanda Simeao ficou em 98º na Copa do Mundo de espada em Sydney, foi a melhor brasileira. Em Nova York, Karina Lakerbai foi 100ª no sabre, melhor brasileira. Também em Nova York, Renzo Agresta ficou em 67º, ficando muito perto do quadro de 64, que já dava dois pontos no ranking mundial.
Futebol feminino: começou a Copa do Mundo
O maior evento do futebol feminino teve início ontem, na Alemanha. Com um público de mais de 73 mil pessoas, o time da casa derrotou o Canadá por 2x1. No outro jogo do dia,França venceu a Nigéria por 1x0. Um especial sobre o evento foi postado ontem aqui no blog, lembrando o fato que nossa seleção, apesar de ser favorita, foi a que menos atuou em 2011, apenas duas vezes.
Ginástica: Diego volta muito bem
O meeting Internacional de Natal reuniu seis países, não tinha atletas de alto nível mas foi importante para Diego Hypólito, que parece ter voltado, mais uma vez, muito bem após contusão. Ele venceu o solo com 15,875 pontos e o salto com 16,000.São notas muito boas, mas que segundo vi foram um pouco alavancadas. As apresentações foram muito boas, se repetidas poderão render bons resultados no mundial, mas acredito que as notas foram um pouco mais altas que as merecidas. Uma boa volta de Diego.
Daiane também voltou, também venceu mas não encantou. Fez uma apresentação básica, conseguiu a nota de 13,700 e terá de aumentar bem sua nota de partida para as competições mais importantes da temporada, o mundial e o Pan.
Handebol: fim da série de amistosos, agora é o Pan de handebol
Depois de uma série de amistosos com a Suécia, vice campeã europeia, o Brasil começa amanhã sua campanha no pan-americano da modalidade, que acontece em São Bernardo. Contra o time europeu, nas primeiras partidas com a seleção brasileira completa desde Pequim 2008, o Brasil venceu um jogo, empatou outro e perdeu outro. Agora, o objetivo é o título continental, que deve vir sem grandes dificuldades, e continuar a preparação para o Pan de Guadalajara, que dá ao campeão uma vaga olímpica.
Enquanto isso, a seleção masculina terminou sua série de amistosos com o time sub-25 da Dinamarca com duas vitórias em três partidas.
Hipismo: Doda e Rodrigo Pessoa mais uma vez no pódio
O cavaleiro Alvaro Afonso de Miranda Neto, o Doda, venceu a prova de 1,50m monatndo o cavalo AD Ashleigh Drossel Dan. Em segundo lugar ficou o outro brasileiro Rodrigo Pessoa com Let’s Fly.
Na prova principal, Rodrigo Pessoa foi medalha de bronze e Doda ficou em 25º.
hIpismo CCE: Marcelo Tosi vence na Ingleterra
Marcelo saltou nesta ultima semana um prova de salto da British showjumping que uma prova de nível nacional na Inglaterra. Saltou com Wall Street Agromix a categoria de 1,30cm , 1,35 cm e com duas passagns zero faltas ganhou a competição em uma brillhante apresentação
Haras Cedro da Colina cediou neste fim de semana uma etapa do nacional de CCE.No 3* o vencedor foi Saulo Tristao seguido por Marcio Jorge, no 2* a vencedora foi Ana Paula Perracini seguido por Rogerio Moreno, no 1* o vencedor foi Marcio Jpege seguido por Rico Basano.
Judô: Mais medalhas em São Paulo
Valendo 100 pontos para o ranking mundial, aconteceu em São Paulo a Copa do Mundo de judô.Alguns nomes fortes ficaram no Brasil depois do Grand Slam, mas a maioria foi embora. Inclusive, os quatro principais judocas do Brasil na atualidade- Sarah,Mayra,Thiago e Leandro Guilheiro- alegaram dores e não participaram da competição. Sem eles, o Brasil terminou com o ouro de Erika Miranda e Rafaela Silva, no feminino, e Rafael Silva e Luiz Revite no masculino. Um especial sobre e evento será postado amanhã.
Luta Olímpica: brasileiros vão para Europa
No próximo dia 6 de julho, 13 atletas brasileiros viajam rumo à Europa para a disputa de importantes torneios da modalidade. Os classificados para os Jogos Panamericanos (Rafael Páscoa, Marcelo Gomes, Aline Ferreira, Joice Silva, Antoine e Adrian Jaoude) se juntam aos atletas Diego Rodrigues, Daniel Malvino, Dailane Gomes e Davi Albino, mais três atletas juniores ainda a serem definidos, para a disputa do Grand Prix da Espanha em Madrid entre os dias 8 e 10 de julho.Ano passado, o país conquistou com as atletas Aline Ferreira e Joice Silva as medalhas de bronze e prata respectivamente da competição.Após o Grand Prix, os atletas brasileiros permanecem na Espanha para um período de treinos com a seleção espanhola e mais algumas equipes convidadas até o final do mês onde embarcam para a Polônia e disputam mais três competições, uma para cada estilo (Ziolkowski e Aberto da Polônia entre os dias 30 e 31 de Julho, e Pytlasinski entre os dias 5 e 6 de agosto).Os atletas juniores viajam para a Romênia onde disputam o Mundial Júnior em Bucareste nos dias 26 e 31 de julho.Os Técnicos Angel Aldama e Pedro García acompanham os atletas na viagem na companhia do Árbitro Eduardo Gonçalves.
Natação: Cielo leva três ouros na França
O Brasil encerrou sua participação no Torneio Open de Paris com 12 medalhas (4 ouros, 5 pratas e 3 bronzes).
Cesar Cielo foi o grande destaque, com ouro nos 50m borboleta e nos 50m e 100m livre. Nos 100m, marcou o segundo melhor tempo do ano, nas duas provas dos 50m fez a melhor marca do mundo na temporada e chegará em Shangai como favorito ao ouro nas três provas.
A outra medalha de ouro no Open de Paris foi de Daynara de Paula nos 100m borboleta.
Pentatlo Moderno: evento-teste em Guadalajara
O torneio é oficial para países das Américas do Norte e Central e como é preparativo para os Jogos do México, reuniu também atletas sul-americanos. No revezamento, os brasileiros Wilhan Muinhos e Danilo Fagundes competiram com outras oito duplas e ficaram com a prata. O pódio para os brasileiros veio um dia depois de uma acirrada disputa individual, onde William ficou em 15º e Danilo em 29º.
Pólo Aquático: EUA ficam em quarto na Liga Mundial
Aconteceu na última semana a Liga Mundial de Pólo Aquático masculino e o título ficou com Sérvia, que venceu a Itália por 8 a 7 na final. O bronze terminou com a Croácia, que venceu os EUA. Os EUA passaram nas quartas-de-final por Montenegro e provaram que podem ficar entre os três primeiros no mundial de Shangai. Caso consigam esse feito, se classificam automaticamente para Londres(Servia, com o título da Liga, já está com a vaga também) e abrem uma vaga olímpica no Pan. Em Guadalajara, o campeão se classifica para Londres e, caso os EUA já estiverem com a vaga, o vice campeão vai a Londres. E a disputa entre Canadá e Brasil será muito boa.
Saltos ornamentais: atletas buscam índices no Rio
Na próxima semana os melhores saltadores do país estarão no Parque Aquático Júlio de Lamare, de terça a sexta (28/06 a 01/07), participando das duas últimas tomadas de índice para os Jogos Pan-Americanos, que será realizado em Guadalajara, México, no mês de outubro. Na primeira tomada de índices, terça e quarta-feira, serão realizadas as quatro provas individuais e as duas sincronizadas – plataforma e trampolim de 3 metros, no masculino e feminino. A mesma sequência de saltos se repetirá na segunda seletiva, de quinta a sexta.
Os saltadores que alcançarem o índice na seletiva não garantem vaga direta para os Jogos Pan-Americanos. A convocação será definida pela Comissão Técnica da modalidade e a delegação poderá contar com no máximo quatro homens e quatro mulheres.
Os índices estipulados são bem menores do que os índices para o Mundial, em que o Brasil conseguiu quatro vagas. Até por isso, o Brasil deve ir ao Pan com uma equipe completa, com oito saltadores.
Taekwondo: pré olímpico nessa semana
Os quatro atletas brasileiros que tentam a vaga olímpica pelo pré olímpico mundial, em Baku, já estão no local de competições se preparando para o torneio que tem início na quarta-feira. Diogo Silva e Marcel Wenceslau, no masculino, e Raphaelaa Galacho e Katia Arakaki, no feminino, são os representantes do Brasil.
A competição terá 345 atletas de 109 países e não teremos repescagem. Os três primeiros de cada categoria estarão em Londres
Tênis: brasileiros fora de Wimbledon
O terceiro Grand Slam do ano está acontecendo em Wimbledon, mesmo palco dos Jogos Olímpicos no ano que vem. O melhor brasileiro em simples foi Ricardo Mello, que chegou a segunda rodada. O melhor brasileiro no ranking, Thomaz Bellucci, caiu na estreia. A dupla Marcelo Melo e Bruno Soares também está fora do torneio.
Tênis de mesA: Brasil leva o latinoamericano infantil e juvenil
O Brasil confirmou sua força e conquistou o título de Campeão Geral do Latinoamericano realizado no ginásio Coliseo, da Universidade de Lima, no Peru, com um total de 15 medalhas, sete de ouro, duas de prata e seis de bronze. Os donos da casa ficaram em segundo lugar, seguidos por Porto Rico.
Os destaques da Seleção foram Eric Jouti, com dois ouros e dois bronzes, Hugo Calderano com três ouros e um bronze, Kátia Kawai com três ouros, uma prata e um bronze, e Priscila Dias com dois ouros, uma prata e um bronze.
Tiro: recorde para Filipe Fuzaro
Filipe Fuzaro marcou 144 pontos em 150 possíveis durante a Copa Brasil de tiro, sétima etapa, e bateu o recorde brasileiro da prova, melhorando em dois pontos a marca que já era dele. Luiz Fernando Graça também fez uma boa marca, ficou com 138 em segundo. No feminino, Karla de Bona vanceu de novo, com 64 pontos. Na fossa olímpica masculina, Angelo Guidi fez a boa marca de 121 pontos.
Triatlo: equipe para o Pan definida
A equipe brasileira no Pan será formada por Reinaldo Colucci, Diogo Sclebin, Bruno Matheus, Pamella Oliveira, Carla Moreno e Flávia Fernandes. Os atletas são, respectivamente, os três primeiros colocados no ranking nacional, tanto no masculino quanto no feminino.
A equipe brasileira será formada por Reinaldo Colucci, Diogo Sclebin, Bruno Matheus, Pamella Oliveira, Carla Moreno e Flávia Fernandes. Os atletas são, respectivamente, os três primeiros colocados no ranking nacional, tanto no masculino quanto no feminino.
Vela: Só classe 49er esteve em Kiel
Na etapa de Kiel da Copa do Mundo de vela, os brasileiros Marco Grael e André Fonseca ficaram em 15º na classe 49er. Na primeira metade da competição, eles estavam muito bem, mas na segunda parte foram mal, todas fora dos 15 primeiros.
Vôlei: Brasil vence uma e perde outra nos EUA
Jogando nos EUA, o Brasil venceu uma partida por 3x0 e perdeu outra por 3x1 para o time da casa pela quinta rodada da Liga Mundial. Apesar disso, o Brasil conseguiu a classificação antecipada para a fase final, que será na Polônia. O Brasil joga nessa semana com a própria Polônia pela última rodada da competição.
Vôlei de praia: a volta do Circuito Mundial
Depois do Campeonato Mundial, competição mais importante da temporada no vôlei de praia, as atenções voltam para Noruega, onde acontece mais uma etapa do Circuito Mundial. Os medalhistas no mundial, Alisson/Emanuel e Marcio/Ricardo estão inscritos na etapa, bem como Juliana e Larissa.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário