domingo, 26 de junho de 2011

Copa do Mundo de futebol feminino

Começa hoje a Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Alemanha. A competição, de quatro em quatro anos, é a mais importante da modalidade e reune 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro e os dois melhores vão às quartas-de-final.
O Brasil foi bronze em 99 e prata em 2007 e esse ano quer finalmente conquistar um título importante. O grupo do Brasil é formado por Austrália, Guiné Equatorial e Noruega.

Porém, se depender da preparação as chances brasileiras são pequenas. Desde o título no pré olímpico sul-americano, a seleção ficou bastante reunida no Rio de Janeiro, deve estar com entrosamento bom mas jogar que é bom, quase nada. Dois amistosos, um contra o Chile, time que sequer está na Copa, e outro contra o Combinado de Pernambuco, que substituiu a Argentina, que seria a adversária mas não conseguiu chegar por conta do vulcão chileno. Vale lembrar também que a Argentina não está na Copa.

Enquanto o Brasil jogou duas vezes, contra adversários fraquíssimos, a Alemanha, por exemplo, jogou quatro vezes somente nos últimos 25 dias, ganhou duas vezes da Noruega, adversária do Brasil na primeira fase, ganhou da Holanda e da Itália.

Os EUA, outra seleção favorita ao título, jogou ae ganhou a Algarve Cup, com outras 11 equipes, entre elas Noruega, Japão, Dinamarca e até mesmo o Chile. Jogou e ganhou também o Torneio das 4 nações com Canadá, Chile e Suécia. Além disso jogou outros quatro amistosos, com Inglaterra, Japão duas vezes e México.

Os três favoritos são esses, Brasil, Alemanha e EUA. E a preparação dessas equipes foi bem diferente. Brasil jogou duas vezes desde fevereiro, a Alemanha jogou quatro vezes nos últimos 25 dias e os EUA disputaram dois torneios e outros quatro amistosos.

Além desses três, podemos colocar num segundo patamar a Coréia do Norte, Suécia, Noruega. A Coréia do Norte é um país que não costuma fazer amistosos ou intercâmbio mas fez uma preparação muito mais completa que a brasileira, fez jogos com Inglaterra, Alemanha e Holanda.

Suécia e Noruega também jogaram bastante. As suecas, semifinalistas olímpicas em 2004- perderam para o Brasil na semi- jogaram 11 vezes esse ano. Chegaram a vencer os EUA, mas perderam para times mais fracos como Canadá e Japão. A Noruega, campeã olímpica em 2000, também jogou bastante, inclusive contra Inglaterra, Alemanha e Canadá.

Um terceiro patamar nessa Copa do Mundo pode ser colocado as seleções do Japão, do Canadá e até mesmo os times do "oeste" europeu, como França e Inglaterra. Todos com mais jogos que o Brasil em 2011.
A Colômbia surpreendeu ao conquistar a vaga para o mundial na América do Sul, está com um time de jovens muito bom, mas não deve brigar pelas primeiras posições.
Guiné Equatorial, Nova Zelândia, Austrália, México e Nigéria são os demais times na competição.

Mas, apesar de pouco jogar, sabemos que a equipe brasileira é forte e tem tudo para conquistar o título. Tem Marta, melhor jogadora do mundo há 5 anos. Cristiane, a artilheira. E o time, ao contrário do que muita gente diz, não se resume às duas. Tem outras grandes jogadoras, como a polivalente Formiga, que está em seu quinto mundial, como Rosana, que bate na bola como ninguém, a jovem Maurine, que Marta fez questão de levar junto para os EUA, a segurança da goleira Andréia.
Enfim, um time forte que não se preparou direito! Mas que é um dos três favoritos ao título

BATE- PAPO FUTEBOL FEMININO
O Bate-Papo Futebol Feminino acontecerá no dia 02 de julho, a partir das 10 horas no Auditório Armando Nogueira e com entrada gratuíta! Para os interessados na modalidade e em conhecer um pouco mais da história do jogo das meninas em terras brasileiras, é uma oportunidade ímpar e imperdível.

O convite está feito e o evento é aberto e gratuíto. O Museu do Futebol fica no Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº.
Detalhes no www.futebolparameninas.com.br




Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário