Ketleyn Quadros surpreendeu o Brasil e o mundo ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Foi o primeiro pódio individual da história de uma atleta brasileira em Jogos Olímpicos.
Depois da conquista, Ketleyn passou por maus momentos. Chegou a ficar mais de um ano sem vencer uma luta internacional. Perdeu a titularidade da categoria até 57kg e começou a ressurgir em março de 2010, com o título dos Jogos Sul-Americanos de Medellin. Uma conquista ainda pequena, mas que já passou a dar alguma confiança.
Depois, foi vice campeã da Copa do Mundo de Miami, mas não conseguia bons resultados nas grandes competições, como o Grand Slam do Rio de Janeiro. Ela foi "engolida" no ranking mundial por Rafaela Silva, principal brasileira da categoria. Atualmente, Ketleyn é 26ª e Rafaela, que foi campeã do Gran Prix que vale 200 pontos no início do ano, é 13ª.
2011 tem sido muito bom para Ketleyn. Como não tem o melhor ranking brasileiro em sua categoria, não viajou para os Grand Slams de Paris e de Moscou. Mas, está na Europa em disputa de Copas do Mundo, competições que valem 100 pontos no ranking mundial. E está muito bem.
O primeiro grande resultado foi a medalha de prata na Áustria no mês de abril. Depois, semana passada, conquistou o título da Copa do Mundo de Madrid e, agora há pouco, chegou ao vice campeonato da Copa do Mundo de Lisboa. Com a pontuação, deve subir para próximo da 22ª posição.
Sua campanha em Lisboa teve como destaque a vitória sobre Telma Monteiro. A atleta da casa, medalhista olímpica, é uma das maiores judocas europeias da atualidade, oucupa a 2ª posição no ranking mundial. Na final, Ketleyn perdeu da italiana Giulia Quitavalle.
22ª posição ainda é pouco para uma medalhista olímpica. Mas, com a ótima fase em que está, pode vir muito bem para o Grand Slam de judô do Rio de Janeiro, na próxima semana, e a Copa do Mundo de São Paulo, daqui a 15 dias. Nessas duas competições, pode somar até 400 pontos, o que a levaria para o top-10 do mundo.
Vale lembrar que cada país pode levar apenas uma atleta por categoria para Londres 2012. Se o ranking fosse fechado hoje, Rafaela estaria classificada com folgas. Entretanto, o ranking só será fechado no início de maio do ano que vem, então há muito para tempo para Ketleyn se recuperar e tentar a vaga olímpica. Resta saber se Rafaela, quinta colocada no mundial adulto de 2009, vai deixar.
Uma briga boa e sadia para a categoria até 57kg do Brasil. Rafaela é jovem e está bem. Ketleyn, mais experiente, está numa fase de ouro.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário