A Seleção feminina de handebol está completa pela primeira vez desde a Olimpíada de Pequim 2008. Com 15 atletas que jogam na Europa e 7 que atuam por aqui, o time está reunido em São Paulo se preparando para os amistosos contra a Suécia na semana que vem, para o Pan-Americano da modalidade, no fim do mês, para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro e por fim o Mundial da modalidade, que acontece em São Paulo.
Um ano repleto de competições, mas com objetivos bem claros, e um pouco audaciosos " Nem pensamos na possibilidade de perder o Pan de Guadalajara. E no mundial, o objetivo real é conquistar uma medalha" garante a goleira Chana, que disputou três Olimpíadas, foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de 99 e 2007 e foi eleita esse ano a melhor goleira da Liga dinamarquesa, uma das mais fortes do mundo.
O técnico Mourtan Soubak, dinamarquês, está no Brasil desde 2005, foi técnico do Pinheiros, e está na seleção desde o início de 2009. Ou seja, ele nunca tinha conseguido treinar com a força máxima do Brasil. "Tivemos alguns erros de fundamento no treino de hoje, mas como elas estão em fim de temporada, foi muito acima das minhas expectativas", disse em bom português.
O Brasil não tem conseguido bons resultados. Depois da nona posição na Olimpíada de Pequim, onde conquistou bons resultados como uma vitória contra Coreia e um empate com a Hungria, o time perdeu um pan-americano e um sul-americano da modalidade. Ambos para Argentina. "No meu currículo eu não tenho nenhuma derrota para Argentina. E nem quero ter" comentou a bem-humorada Chana Masson, que não joga pela seleção desde a derrota para Suécia na última rodada da Olimpíada. "Aquele jogo era para gente ter ganho. Infelizmente falhamos".
A Suécia é a próxima adversária do Brasil. Segundo Soubak, a seleção virá ao Brasil na semana que vem com o time completo, sem nenhum desfalque. Será o mesmo time que foi vice campeão europeu fim do ano passado. E o Brasil quer a revanche contra as suecas, já que também perderam para elas no mundial de 2009.
O Pan-americano da modalidade, que acontece no fim de junho no ABC paulista, teve os grupos sorteados. Brasil está no Grupo B, ao lado de México, Chile e Cuba. No grupo A, está Argentina, Venezuela, Uruguai e República Dominicana. O evento será uma previa do que acontece no Pan de Guadalajara, que dá a tão sonhada vaga em Londres.
Não vai ser tão fácil quanto nos últimos anos, mas acredito que o Brasil conquiste os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, principalmente pelo fato de a seleção disputar o evento completa. Para o mundial, em dezembro, acredito que a medalha seja um sonho um pouco audacioso. Mesmo em casa e cabeça-de-chave, acredito que se o Brasil ficar entre os oito primeiros será um belo resultado. Entre os quatro é um sonho. Dá para sonhar! Mas é bem difícil.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário