terça-feira, 5 de abril de 2011

Tiro esportivo

Há dez dias, os brasileiros tentaram uma vaga na Olimpíada pela Copa do Mundo de tiro de Sydney na Austrália. A partir da próxima quinta-feira, a equipe brasileira de carabina- que não estava em Sydney- mais os atletas da pistola Julio Almeida e Emerson Duarte estão na Coreia do Sul para disputa da Copa do Mundo.

Na prova de carabina três posições, são 75 participantes, quatro deles brasileiros- Bruno Heck, Rocco Rosito, Harisson Santos e André Tertuliano. No último fim-de-semana, aconteceu uma competição no Brasil e o melhor foi Rocco Rosito, com 1153 pontos em uma prova e 1137 na outra, em que terminou em segundo. Bruno Heck venceu a outra prova, com 1142 pontos. André Tertuliano foi terceiro nas duas provas.


É importante a participação brasileira nessa prova,mas a pontuação deles é bem baixa. Por exemplo, com 1153 pontos, o atirador ficaria em 30º na Copa do Mundo que passou, na Austrália.

Nas outras provas de carabina, deitado e de 10m, os brasileiros estão um pouco melhores. Rocco Rosito venceu a prova de 10m na competição seletiva com 590 na segunda prova. Na primeira, o vencedor foi Bruno Heck, com 587. Com 590 pontos, o atirador brasileiro ficaria a apenas 5 pontos da final na Copa do Mundo da Coreia.

Na carabina deitada, Bruno Heck venceu a segunda prova com 594 pontos, com direito a dois 100, e Rocco Rosito venceu a promeira com 591. Na última Copa do Mundo da Austrália, o finalista fez 595 pontos. É, provavelmente, a prova mais forte da carabina para os brasileiros.

Julio Almeida,que não conseguiu a vaga olímpica ainda, está na Coreia também, disputando a pistola. São três vagas olímpicas na pistola 10m e outras trÊs na pistola 50m. Os que já estão classificados depois do mundial de 2010 e da etapa da Copa do Mundo da Austrália são:

Jong Oh Jin
Joan Costa
Sergey Shoviakhosky
Damir Mirek
Ysuf Dikec
Brian Beaman
Oleg Omelchuk
Tian Zhang
Juraj Tuzinsky
Na pistola 50m são:

Tomoyuki Matsuda
Vyacheslav Podlensy
Daemung Lee
Adrija Zlatic
Jason Turner
Francesco Bruno
Pei Wang

Lembrando que um atleta que conseguiu a vaga em uma das pistolas, pode disputar as outras duas (pistola 25 tiro rápido é a outra prova) caso tenha um índice mínimo de pontuação.

Ou seja, Julio precisa ganhar apenas uma vaga para se garantir nas provas de pistola.

Na Coreia, seus principais adversários, que são os citados acima, já tem vaga olímpica. Para brigar pela vaga, os principais rivais são o cazaque Rachid Yunusmetov, o coreano Daemyung Lee e o indiano Omkar Singh.

Lembrando que são trÊs vagas para cada uma das pistolas e os atiradores vão herdando se ficarem atrás dos atletas que já tem ao menos uma vaga para Londres. Emerson Duarte disputará a pistola de 25m e será mais um brasileiro na etapa com chances de vaga.

Vamos torcer

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário