segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resumo da semana


Badminton:brasileiros caem cedo no Peru
Os brasileiros acabaram o Aberto do Peru de badminton com resultados um pouco abaixo do esperado. Daniel Paiola venceu a primeira rodada, mas caiu nas oitavas-de-final, bem como Luiz dos Santos. No feminino, Luana Vicente e Yasmin Cury também venceram uma partida e chegaram às oitavas. Daniel Paiola,Hugo Arthuso, Yasmin Cury e Fabiana dos Santos voltam para a Malásia, onde estão treinando há alguns meses. Já Alex Tjong,Luiz dos Santos, Luana Vicente e Lohaynny Vicente vão para Europa, disputar torneios na Holanda e Portugal.
Canoagem: Brasil será sede em 2013
Como antecipei há algumas semanas, o Brasil foi confirmado como sede do mundial de canoagem velocidade de 2013. A competição acontecerá na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Brasil também receberá o mundial junior de canoagem slalom, em 2015, no Canal dE Itaipú, no Paraná.Lembrando que o mesmo canal sediou o mundial adulto de 2007.
Ciclismo MTB: argentina vence em Araxá
Aconteceu neste fim-de-semana, a Copa Internacional de Ciclismo MTB em Araxá, que vale pontos para o ranking mundial, classificatório para Londres 2012. No feminino, o Brasil novamente não aproveitou a oportunidade de ganhar pontos no ranking mundial e ficou sem o título. Quem levou a melhor foi a argentina Noelia Rodrigues, deixando Erika Gramicelli na segunda posição.A chilena Elisa Garcia foi bronze. No masculino, título para o Brasil. Thiago Noeira ficou na primeira posição, seguido por Rubens Donizete e o pelo argentino Luciano Caraciolli. O "Rei de Araxá", Ricardo Psheidt, ficou em quarto. Araxá é uma das capitais do MTB no Brasil e a cidade faz muita festa para o evento. Com uma organização muito boa, a cidade é cotada para sediar o mundial da modalidade em 2013. Vamos esperar a confirmação. Ciclismo Estrada: Renato Seabra leva Volta de Gravataí Renato Seabra, que disputou a Olimpíada de 2000 no Moutain Bike, ganhou o título da Volta Internacional de Gravataí, que contou pontos para o ranking mundial, classificatório para Olimpíada de Londres. José Eriberto ficou em 2º, seguido por Antônio Nascimento. O Brasil perdeu apenas uma das etapas, a primeira, para o cubano radicado no Brasil Michel.
Ciclismo BMX: Brasil cai no ranking mundial
Apesar de ter participado com três atletas da etapa da África do Sul da Copa do Mundo, o Brasil caiu nos dois ranking mundiais por equipes, que são classificatórios para a Olimpíada de Londres 2012. No masculino, a equipe caiu de 12º para 14º e os 11 primeiros países garantem vaga na Olimpíada. No feminino, em que os sete primeiros conseguem vaga, a seleção caiu uma posição e está na 12ª posição.
Esgrima: brasileiro disputado no Rio de Janeiro
Aconteceu no Rio de Janeiro a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de esgrima. Tivemos a participação de alguns atletas estrangeiros, como Michel Saucedo, argentino que venceu Fernando Scavazin na final do florete. No feminino, título ficou com Christine Botros, que venceu Thais Rochel na final. Na espada, Luiz Petrachi foi campeão no masculino e Karina Lakerbai venceu no sabre feminino.
Ginástica: acordo com Alemanha
A seleção masculina de ginástica está em Stuttgart, na Alemanha, fazendo uma série de treinos especiais visando o puxado ano que terá em 2011, já que no mesmo mês terá o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos. Os ginastas da Seleção Brasileira estão sob o comando dos técnicos Renato Araújo e Marcos Goto no estágio de treinos em Stuttgart. Além de Sasaki, estão na Alemanha Diego Hypolito, Victor Rosa, Petrix Barbosa, Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Sérgio Eras, Luís Augusto dos Anjos, Caio Costa, Danilo Nogueira e Péricles Silva.
Handebol: Seleções se reunem
A Seleção masculina de handebol começou nesta segunda-feira os treinamentos visando os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O time está treinando em Minas Gerais e o destaque é o Bruno Souza, que desde a Olimpíada de Pequim não defende a camisa verde amarela. Já o time feminino, que tem sua base na Europa, se reune na Hungria em preparação para uma competição a partir do dia 22, com a seleção da Hungria e da Holanda.
Hipismo CCE: Já temos um índice
As vagas olímpicas para o hipismo CCE são disputadas durante os Jogos Pan-Americanos. São trÊs vagas para o continente e os EUA e Canadá já estão classificados. Ruy Fonseca conseguiu uma importante oitava posição num torneio em Milão, na Itália, com um desempenho não tão bom no hipismo adestramento- 53 pontos- mas um bom desempenho no cross, zero ponto, e apenas uma falta nos saltos. A marca que fez é índice olímpico, mas só valerá se a seleção se classificar para a Olimpíada.
Natação: Medalhas no Multinations
Há mais de 20 anos, o Brasil é convidado a participar do Multinations, evento para atletas juniores que acontece na Europa e que reune grandes potências da modalidade. Como de costume, o Brasil conquistou várias medalhas. Destaques para Bruna Primatti, com ouro nos 400m medley(perto de baixar dos 5 minutos), nos 400m livre e nos 800m livre. No masculino, o grande nome foi Victor Santos, ouro nos 100m e 200m costas e prata no 4x100m medley.
Maratonas Aquáticas: Confusão para as vagas do Pan
Aconteceu neste fim-de-semana a primeira etapa da Copa do Mundo, em Santos, que valeu como seletiva para os Jogos Pan-Americanos. A Confederação Sul-Americana divulgou que os sete primeiros colocados entre os países da América do Sul garantiriam vaga nos Jogos Pan-Americanos. O Brasil conquistou as vagas no feminino- Poliana foi vice e Ana Marcela ficou em quinto- e duas no masculino- Allan do Carmo que ficou em quarto e Victor Colognese, que foi 19º e sétimo entre os sul-americanos.
Porém, tivemos uma incoerência, já que a seletiva nacional para o evento aconteceu em janeiro, em Sao Bernardo, em que Samuel De Bona ficou em segundo e com a vaga. Ou seja, Victor Colognese garantiu a vaga ao Brasil no Pan, mas quem vai nadar é Victor Colognese. Isso se a punição por doping que a CBDA deu à Samuel for aprovada pela FINA, algo que ainda não foi confirmado.
Pentatlo: Yane sente lesão e fica longe do pódio
Aconteceu nesta semana a segunda etapa da Copa do Mundo de pentatlo Moderno, na Itália. A única brasileira presente foi Yane Marques, que ainda se recupera de uma lesão no pé, sentida há quase um mês, e de outra lesão na panturilha. Yane não começou tão bem na esgrima, fez uma natação, como de costume, muito boa, foi regular no hipismo e chegou à final, na prova combinada entre tiro e corrida, em 12º. Logo de cara, ela pulou para quinta posição graças aos tiros certeiros na primeira rodada. Correu 1km e caiu novamente para 12ª. Atirou novamente muito bem e subiu para quarto, mas, sentindo a lesão, caiu de novo, e terminou em 17º lugar. Yane provou ser uma das melhores, se não a melhor, atleta do pentatlo moderno no tiro. Porém, mostrou que a corrida continua sendo a pedra no sapato.
Tênis: Bruno Soares é vice em Monte Carlo
Se Thomaz Bellucci e Ricardo Mello não foram bem e caíram na primeira rodada de simples no Masters de Monte Carlo, o Brasil conseguiu um grande resultado nas duplas. Bruno Soares, jogando ao lado do argentino Juan Ignacio Chella, ficou com o vicecampeonato na competição. Para essa semana, no ATP de Barcelona, Marcelo Melo, parceiro titular de Bruno, está de volta e eles tentam reviver os títulos do início do ano, quando venceram duas competições seguidas no saibro. Marcelo estava machucado há quase um mês.
Tiro: equipe tenta vaga olímpica nos EUA
Entre os dias 13 e 23 de maio acontece a Copa do Mundo de tiro esportivo nos EUA, mais uma vez valendo vagas para os Jogos Olímpicos de Londres. São 12 atletas que vão para o evento com os custeios da Confederação. Destaque para Julio Almeida, Felipe Wu, Emerson Duarte, Stenio Yamamoto e a já classificada para Londres 2012, Ana Luiza Ferrão. Outros 10 vão custear a viagem para a competição.
Tiro com arco: 4 já tem índice para o mundial
Aconteceu no último fim-de-semana a primeira seletiva do Brasil para o Campeonato Mundial, que acontece na Itália. No masculino, três brasileiros conseguiram índices enquanto no feminino uma atleta alcançou a marca mínima estipulada pela Confederação Brasileira.
Daniel Xavier somou 2425 na soma das duas rodadas que tivemos, uma no sábado e uma no domingo, com 1278 e 1246 pontos. Fabio Emílio, que voltou a atirar depois de ter anunciado que tinha abandonado o esporte, está somou 2495 pontos,1257 e 1238 nas rodadas, e o juvenil Eduardo Baltazar somou 2479 pontos,1233 e 1246. O índice é de 1235.
No feminino, Michele Acquesta somou 2442 pontos, deixando Sarah Nikitin com 2427 pontos. Sarah bateu o recorde brasileiro da prova de 30m.
Triatlo: Bruno Matheus é o melhor no Japão
Aconteceu a Copa do Mundo do Japão de triatlo, que valeu pontos para o ranking classificatório para Londres. Bruno Matheus foi o melhor brasileiro, em 16º.Juraci Moreira ficou em 39º, Wesley Matos em 45º, Fabio Carvalho em 59º e Mauro Cavanha não terminou a prova. No feminino, Flavia Fernandes conseguiu a 31ª posição.
Se a Olimpíada fosse hoje, Carla Moreno, mesmo sem participar da Copa do Japão,estaria classificada pelo ranking mundial. Flavia Fernandes deve subir algumas posições, já que o ranking atualizado não contabilizou os resultados obtidos no Japão.
No masculino, o Brasil teria duas vagas garantidas. Reinaldo Collucci é, atualmente, o 16º colocado. Diogo Sclebin é o 49º e Bruno Matheus o 58º, mas Bruno deve passar Diogo depois do resultado no Japão. O Brasil só não teria três vagas garantidas pois são apenas 39 das 55 vagas decididas pelo ranking direto com limite de três atletas por país. Bruno estaria fora desses 39 colocados, mas as chances da terceira vaga para o Brasil são reais.
Vela: brasileiros na França
A partir da próxima quarta-feira, acontece a quarta etapa da Copa do Mundo de vela, na França. A novidade da seleção brasileira é a presença da tripulação da match race, que não estava presente na última etapa da Copa, na Espanha. Segundo o site oficial da competição, o Brasil terá cinco barcos na classe laser- Com certeza um deles é Bruno Fontes, que já confirmou preença no evento. O mesmo site mostra uma vaga para o Brasil na classe finn, que será preenchida por Jorge Zarif. Na classe 470, Ana Luisa e Fernanda Oliveira confirmaram presença para tentar apagar a má atuação na última etapa da Copa do Mundo, na Espanha. Robert Scheidt e Bruno Prada também garantiram presença no evento. As outras classes ainda não achei a confirmação da presença dos brasileiros.
Vôlei de praia: Início do Circuito Mundial
Tem início nesta semana, o Circuito Mundial de vôlei de praia, com a etapa de Brasília. Será o primeiro ano completo em que os jogadores norte-americanos destacarão 100% do tempo às etapas, já que o Circuito Norte-americano faliu e não existe mais. Amanhã, um especial com as previas para as competições será postado.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário