sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pan de judô

Um primeiro dia bom para o judô brasileiro no Pan-Americano de Guadalajara. O evento conta pontos para classificação dos atletas para os Jogos Pan-Americanos e para os Jogos Olímpicos, o que deixa a competição ainda mais importante. No momento, o Brasil teria as 14 vagas para os Jogos Olímpicos de Londres garantidas.

Foram oito medalhas, uma de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Cuba dominou e levou os outros seis ouros, três no feminino e três no masculino

Quem mais corre risco, no momento, de ficar de fora de Londres 2012 é Maria Portela, na categoria até 70kg. Entretanto, ela vem num 2011 muito bom que a fez subir bastante no ranking. Depois de um vice-campeonato em uma Copa do Mundo da Áustria, que lhe rendeu 60 pontos, ela foi vicecampeã pan-americana hoje, ganhando 108 pontos no ranking mundial, o que faz com que ela suba de 26º, sua posição atual, para mais ou menos 22ª colocação.

Se ficar na 22ª posição no próximo ranking, ela ficaria na 14ª posição se contarmos apenas uma por país, o que a faria estar classificada pelo ranking mundial. Atualmente, ela só estaria em Londres pois é uma das oito mulheres das Américas mais bem classificadas entre as que não estão entre as 14 primeiras.

A campanha de Maria Portela foi muito boa. Estreou vencendo a campeã pan-americana do ano passado e atual número 10 do mundo, Kelita Zupancic, por por waza-ari no Golden Score. Depois, venceu a porto-riquenha Maria Perez. Na final, perdeu para cubana.

O judô feminino mostrou sua força, chegando a outras duas finais. Porém, segue parando nas cubanas, como aconteceu no acima de 78kg,e nas finais das categoria até 70kg e até 63kg.

Mayra Aguiar enfrentou na final a americana Kayla Harrison, numa repetição da final do mundial do ano passado. Infelizmente, perdeu de novo, no golden score.

Mariana Silva, da categoria até 63kg, também está correndo risco no ranking mundial. Atualmente, é 26ª colocada e 14ª se somarmos apenas um atleta por país. Porém, com os 108 pontos conquistados graças ao vice campeonato de hoje no México, deve pular para 21ª posição, se tranquilizando quando À vaga olímpica.

Maria Suellen conquistou a medalha de bronze na categoria pesado. Ela perdeu na semifinal para a cubana Idalis Ortiz, que ficou com o ouro. Ganhou 72 pontos no ranking mundial e deve saltar da 17ª para 15ª posição.

No masculino, pelo menos por enquanto, nenhuma categoria está próxima de perder a vaga olímpica, até porque são 22 vagas por peso. Hoje, no Pan-Americano, o Brasil chegou à três finais, com um ouro e duas pratas.

Leandro Guilheiro substituiu Flavio Canto de última hora e deu seu recado. Levou a medalha de ouro derrotando o cubano Osmay Cruz na semifinal e o americano Stevens na final, com uma pontuação no último segundo.

Leo Leite foi medalha prata na categoria até 100kg e segue na luta por uma vaga olímpica. Com os pontos, deve ficar próximo dos 13 primeiros do ranking mundial. Porém, sua briga pela vaga não é com os atletas estrangeiros e sim com Luciano Correa que, machucado, não pôde lutar o Pan mas está na 9ª posição do ranking mundial.

Rafael Silva, na categoria acima de 100kg, perdeu a final para o cubano bronze em Pequim, Oscar Braysson.Com os 108 pontos conquistados no raking mundial, Rafael deve passar Daniel Hernandes e deve se tornar o primeiro brasileiro no ranking mundial./


Rodrigo Luna estreou em grandes competições internacionais na categoria até 90kg. Com Tiago Camilo e Hugo Pessanha machucados, sobrou para Rodrigo a tarefa de defender o Brasil na categoria. Ficou com a medalha de bronze, perdendo apenas para o finalista Alexandre Emond.

Neste sábado tem mais. Lutam Felipe Kitadai, Leandro Cunha e Bruno Mendonça, no masculino, e Taciana Lima, Erika Miranda e Rafaela Silva no feminino.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário