sexta-feira, 1 de abril de 2011

Esgrima

O Brasil conquistou nesta semana um brilhante resultado na esgrima. No Campeonato Mundial cadete, Amanda Simeao ficou na oitava posição entre mais de 100 atletas na categoria espada feminina.

Um grande resultado para a atleta brasileira de apenas 16 anos. Ela venceu cinco de seus seis jogos na primeira fase e passou para os play-offs com uma excelente classificação. Na fase eliminatória direta, ganhou três combates e só caiu diante da chinesa Sheng Lin, por 15 a 7, nas quartas-de-final.

Amanda disputou algumas etapas adultas da Copa do mundo deste ano, mas não ficou em nenhuma delas entre as 64 primeiras, por isso segue zerada no ranking adulto. No ranking junior é 32ª, porém é a quinta se formos colocar as nascidas no ano de 1994.

Amanda segue o mesmo caminho de Bia Bulcão. Jovem, com bons resultados nas categorias mais novas e já integrante da seleção adulta. Bia compete no florete enquanto Amanda na espada.

Porém, em algumas situações esse mundial cadete pode subir a cabeça.Foi o que aconteceu com Elora Pattaro, vice campeã mundial da categoria em 2001. Em 2003, ela ficou em quinto no Pan e em 2004 foi à Olimpíada. Era uma das esperanças da esgrima brasileira. Porém, foi aos poucos de afastando do esporte. Puramente porque não agentava mais treinar todos os dias. Voltou recentemente, mas ainda não conseguiu grandes resultados.

Espero que isso não aconteça nem com Bia nem com a Amanda, as joias da esgrima brasileira. A esgrima vem recebendo mais investimentos, está viajando para etapas da Copa do Mundo e nossas jovens atletas devem aproveitar o momento para ganhar experiência e aprender a jogar contra atletas do primeiro mundo, para que, um dia, o Brasil finalmente tenha condições de brigar entre os melhores do mundo.


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário