A modalidade tem alguns dos maiores ídolos do esporte local- Maria Luisa Calle e Santiago Botero - e é o esporte número 2 do país, só perde para o futebol.
As competições de ciclismo, mesmo as nacionais, são transmitidas ao vivo na TV e no rádio. E o mais impressionante, toda a população ouve. É algo de arrepiar.
Hoje, em Uchía, na Colômbia, aconteceram as provas de cross country olímpico do Campeonato Pan-Americano da modalidade, classificatório para Londres 2012 e para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
A Colômbia ficou com as vagas olímpicas tanto no masculino como no feminino.As provas de elite foram transmitidas pela internet para todo mundo e eu acompanhei, com a narração do locutor oficial da competição.
Foi lindo e de arrepiar a emoção na chegada de Angela Parra, que ganhou a medalha de ouro no feminino, garantindo a vaga olímpica para seu país. A disputa foi emocionante com as norte-americanas até a penúltima volta, quando a atleta da casa, incentivada pela torcida, abriu um minuto de vantagem e garantiu o título.
A torcida foi ao delírio, assim como o narrador local.
Arrepiou.
Horas depois, tivemos a prova masculina e mais um ouro para eles. Leonardo Paes venceu, ficou com o ouro e a vaga olímpica, derrotando os norte-americanos. A segunda vaga olímpica da América Latina foi para a Argentina, que ficou em sexto, atrás de dois norte-americanos e outros dois colombianos.
Quando estive em Araxá, para cobrir a Copa Mundial de Mountain Bike me emocionei com a torcida brasileira, que lotou a linha de chegada. Agora, pela internet, assisti a festa da torcida colombiana ao ver seus ciclistas conquistarem tantas medalhas.
Parabéns aos colombianos, cada vez melhores no ciclismo, em todas suas modalidades, pista, BMX, estrada e Mountain Bike.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário