sábado, 12 de março de 2011

Esportes coletivos

A Fiba- Federação Internacional de Basquete- define neste fim-de-semana se a Grã Bretanha terá ou não vaga garantida na Olimpíada de 2012.

Quando um país sedia os Jogos Olímpicos, tem direito quase que certo de mandar atletas em todas as modalidades. Quando as modalidades são individuais, a vaga é garantida sem problemas, independente do nível dos atletas. Quando são coletivas, existe uma cláusula que diz:
"O time precisa mostrar competitividade e um sólido legado para modalidade no país".

Ou seja, precisa ter um mínimo nível.

E a Olimpíada de 2016 está aí e o Brasil precisa disputar todas as modalidade coletivas. Obviamente, futebol e vôlei vão estar lá. O Basquete e o handebol, muito provavelmente, já que mesmo sem grandes conquistas recentes tem um nível ""aceitável" em termos mundiais.
O pólo aquático não se classifica para uma Olimpíada de 1984, mas como sempre disputamos mundiais acho quase impossível o Brasil não estar em 2016.

O grande problema é o hóquei na grama. As seleções brasileiras, masculina e feminina, foram criadas para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e ainda engatinham mesmo em termos Pan-Americanos. Tanto que as duas seleções não se classificaram para Guadalajara-2011.

De acordo com Dennis Meredith, gerente de competições da entidade, os critérios de classificação não vão ser aprovados pelo Comitê Olímpico Internacional antes de 2014.Ele adianta que, como país-sede, o Brasil não tem vaga garantida nos Jogos do Rio de Janeiro. Ele diz que a política geral é que uma seleção deve atingir um nível mínimo (definido pelo COI e a FIH) para garantir a vaga automática como país-sede.

Vale lembrar que em 2004, a seleção grega não participou do hóquei na grama nem no masculino nem no feminino. E isso pode, e se pensarmos friamente, deve acontecer com o Brasil.
Na ocasião, os gregos tiveram duas chances de se classificar. A primeira pelo torneio pré olímpico da Europa, sem sucesso algum.A segunda, ainda enfrentaram o Canadá em duas partidas e perderam as duas.

Sem o time da casa, o público nos jogos costuma cair, bem como o interesse da imprensa local. Isso é um dos pontos a favor de sempre termos um time da casa nos esportes coletivos.

Vamos esperar a definição do basquete britânico. E, em 2016, apenas o hóquei na grama corre risco. Nossos outros esportes coletivos são competitivos perante ao mundo.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

7 comentários:

  1. Poorq qe eu coloco: jogos coletivos da olimpiadas de 2012 me aparece noticia???
    Quero saber isso, pra miim naao interessa saber de nada disso. A'ffs

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber saber quais os esportes coletivos que vai ter nas olimpíadas de 2012.mas ñ acho porque essa merda ñ acha

    ResponderExcluir
  3. merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. não é nada do que eu quero que grande merda

    ResponderExcluir
  5. Na formulação da minha pergunta questionei quais são, e infelismente não consigo encontrar, não é a primeira vez que ao entrar neste site fico sem uma resposta

    ResponderExcluir