Aconteceram no último fim-de-semana duas competições internacionais no qual o taekwondo brasileiro foi representado. O US Open e o Dutch Open, os quaiS o Brasil conquistou algumas medalhas.
Lembrando que essas competições foram disputadas no formato de campeonato mundial, ou seja, oito categorias por sexo e não só quatro, como acontece no Pan e na Olimpíada.
No dutch Open, o Brasil terminou com o ouro de Josiane Lima e oS bronze de Breno Pinheiro E Igor Moraes , em competições que o nível técnico não foi tão grande. O US Open reuniu atletas mais conhecidos internacionalmente e o Brasil terminou com um ouro e três bronzes
Na categoria até 46kg, Katia Arakaki venceu uma luta, mas perdeu a segunda por 5 a 3 para uma atleta da casa. Katia lutou muito bem no Mundial por equipes de 2009 e é uma das jovens promessas do taekwondo brasileiro. É uma das apostas da confederação para tentar a vaga olímpica no pré olímpico mundial de julho, no Azerbaijão.
Nesse pré olímpico mundial, cada país pode levar apenas dois homens e duas mulheres, que é o máximo de vagas olímpicas possíveis que cada país pode levar. Uma mulher quase certa nesse evento é a medalhista olímpica Natalia Falavigna.A outra ainda está em "estudo", mas deve ser a Katia.
Natalia, por sinal, está com joelho machucado e não foi bem no US Open.Sua categoria contou com Maria Espinoza e Sarah Stevenson,duas de suas maiores rivais. Infelizmente, não achei as chaves da categoria dela em nenhum site na internet, não sei se ela ganhou uma ou outra luta, para quem ela perdeu.
Para os homens, a disputa será mais complicada pela competitividade que o Brasil tem. Temos três atletas fortíssimos, que são Marcio Wenceslau,até 58kg, Diogo Silva, até 68kg e Leonardo Santos acima de 80kg.A Confederação ainda não definiu quem vai para os Pré Olímpicos.
Neste fim-de-semana, Leonardo ganhou três lutas no US Open e perdeu na semi, ficando com o bronze. Leonardo perdeu para Salvador Rodriguez, o mesmo mexicano que ele venceu na final do Pan-americano da modalidade ano passado.
Marcio Wenceslau conseguiu o melhor resultado do Brasil ao conquistar a medalha de ouro na categoria até 58kg, que é olímpica. Diogo Silva foi bronze até 68kg.
Os dois eventos reuniram atletas de ponta, mas não se pode comparar com campeonatos mundiais ou olimpíadas. O bicho vai pegar mesmo no pré mundial e nos Jogos Pan-Americanos, já que as Américas tem uma grande tradição.Vale lembrar que depois do Pan ainda teremos o Pré Olímpico continental.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário