quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Carta ao handebol brasileiro

Texto retirado do blog Milporcento e do blog do jogador brasileiro Felipe Borges

A seleção brasileira de handebol encerrou a sua participação no 22° mundial da categoria na 21° colocação. Este é o pior resultado obtido desde o mundial de Portugal em 2003 quando o Brasil ficou na 16°colocação. Lembrando que o Brasil nunca ficou entre os doze primeiros que passam para a segunda fase do mundial. De 2003 pra cá, o Brasil jogou quatro mundiais, duas olimpíadas, dois Pan-Americanos e alguns jogos internacionais e mesmo assim o “time do rio Amazonas”, adjetivo dado pela Federação Internacional de Handebol, não evolui.

Alguma coisa está errada com o handebol brasileiro e isso para quem acompanha a modalidade, infelizemente, não é uma constatação nova...

Dos grandes aos pequenos detalhes

Muitos podem pensar que por não ser uma modalidade do primeiro escalação como o futebol, vôlei ou basquete, o handebol não recebe aporte financeiro elevado. Isso é um erro. Aliás, a Confederação Brasileira de Handebol até rejeitou a prorrogação do patrocínio com a Petrobras e com isso perdeu R$ 2,3 milhões.*

O problema do handebol não é só dinheiro para investimento

Entretanto, o maior, mais sério, latente, gritante, vergonhoso e indiscutível problema do handebol brasileiro é que o atual presidente da Confederação Brasileira de Handebol está no cargo há SETE mandatos! Não, você não leu errado, são SETE! 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 mandatos! Idéias novas? Fôlego novo? Vontades novas? Desejo de expandir o handebol por todo o Brasil? Não! Apenas SETE mandatos! É de fazer inveja a qualquer ditador! Nem mesmo se o Brasil tivesse conquistado todos os títulos em todas as competições, isso não se justificaria! Na última eleição todos os COVARDES presidentes das federações estaduais, sim, TODOS de TODAS as federações pediram para que Manoel Luiz continuasse na presidência e, é claro, ele aceitou!

Sim, dentre os 26 estados mais o DF, nenhum presidente de federação teve a capacidade, coragem e todos os outros adjetivos pertinentes para se candidatar à presidência da Confederação Brasileira de Handebol. O que é? Qual é o problema? Falta alguém? Ok, eu me candidato! Deixarei de ser blogueiro para tentar ser presidente da Confederação Brasileira de Handebol. Isso não se não houver uma 8ª tentativa, não é?

Essa continuidade toda não se reflete na continuidade do trabalho das comissões técnicas das seleções. Em oito anos a seleção brasileira masculina teve cinco técnicos, sendo dois espanhóis. A melhor colocação de uma seleção feminina em mundiais foi o 7º lugar em 2005 na Rússia com Alexandre Schnider como técnico e aí fica a dúvida: Porque ele não continuou no comando da seleção nos anos seguintes? Em 2007, o técnico foi o espanhol Juan Oliver Coronado e o Brasil alcançou apenas a 14ª posição. Retrocedemos...

Em SETE mandatos, o nosso presidente não conseguiu organizar uma liga nacional com mais de 8 equipes, não conseguiu que essa liga tivesse transmissão em canal aberto, não aproveitou o prestígio de Bruno Souza para popularizar o handebol na mídia, perdeu o patrocínio da Petrobras e fez com que o handebol deixasse de ser o esporte mais praticado nas escolas. Agora, o maior objetivo dele é fazer com que as nossas melhores atletas que jogam na Europa voltem para jogar no Brasil e assim treinar para o mundial que acontecerá aqui este ano e para as Olimpíadas de Londres 2012. Vamos retroceder mais ainda...

E aliás, o Campeonato Mundial de Handebol será no Brasil este ano. Você sabia?Se você é fã e atleta de handebol, com certeza você sabe, mas e pra quem não é? E para os patrocinadores, se é que temos, e para a mídia, e para o mundo? Estamos a menos de um ano do campeonato e você sabe de alguma coisa? Bom, pegando carona no mundial da Suécia, que tem um ótimo site oficial, eu resolvi buscar o site oficial do Mundial Feminino 2011! Mas não achei nem no Google!

Sim, leitor, não temos site oficial! Não temos logo oficial, não temos venda de ingressos, não temos nada! Sabemos que os jogos serão realizados em Santa Catarina e só!

Tá, mas o nosso presidente por SETE mandatos pode argumentar: "Poxa, mas ainda faltam 11 meses para o campeonato". Bom, o próximo mundial masculino será na Espanha em 2013 e vc já pode conferir tudinho no site deles, aqui! Tá até traduzido para o português brasileiro! Sabe, é de dar vergonha....

E aí eu resolvi ir no site da Confederação Brasileira de Handebol. Aquela mesma que ano passado teve R$ 5 milhões de reais para gastar. O nosso presidente por SETE mandatos não conseguiu fazer um site bonito, dinâmico, interativo e ainda tem mais essa: olhem a figura abaixo, retirada do próprio site da CBHb e tentem encontrar algo meio "diferente" nessa imagem. Se não conseguirem ver, cliquem na imagem para aumentá-la.

Para quem percebeu, parabéns! Para quem não percebeu, eu conto: Este jogador de azul e amarelo da parte inferior da imagem é um jogador da SUÉCIA! Sim, da Suécia. Ou seja, se você for no site da Confederação Brasileira de Handebol e for na galeria de fotos, a imagem de abertura é de um jogador da Suécia! Será que o nosso presidente, em SETE mandatos, não percebeu isso?

E pra terminar, eu resolvi visitar o blog da seleção! Claro, nessa época em que a grande forma de interação são os Blogs e o Twitter é lógico que a confederação é antenada nisso e quer sempre estar mais próxima dos fãs, da mídia e dos praticantes da modalidade, certo? Errado! No Twitter, eu tentei @CBHb e não deu certo. Depois tentei @Brasilhandebol e também não deu. Ainda restava o blog da seleção, lembram?Bom, podem esquecer, ele não é atualizado desde 10 de julho de 2008...

Tá, eu vou parar de escrever senão eu vou ficar com mais raiva do que eu já estou agora, mas não posso encerrar este post sem contar: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7! SETE!
*Borges tem o patrocínio da Adidas com o fornecimento de material esportivo e da Bio Ritmo Academia.

NOTA DO BLOG

O Campeonato mundial é esse ano. No Brasil. Não temos nada pronto, infelizmente.

Enquanto isso, nos EUA, um país sem a menor tradição no handebol e sem nunca ter participado de Olimpíada e fora dos mundiais há anos, o investimento é pesado. Ano passado, os Estados Unidos realizaram um jogo histórico no país. Revivendo a final do Campeonato Mundial de 2007, Alemanha e Polônia realizaram jogo em Chicago dia 17 de julho no UIC Pavilion.

Na partida preliminar a seleção nacional norte-americana enfrentou a equipe campeã americana de 2010, o Los Angeles Team Handball Club. O evento teve cobertura inédita pela mídia e transmitido ao vivo pela TV.

Já no início desse ano, no mês passado, os EUA realizaram o Segundo Big Apple, em Nova York, com jogos de quatro times da Alemanha, uma das potências do mundo. Esses times vão se unir aos times da Liga Americana e terá também um All Star Game, no lendário Madison Square Garden.

Siga o blog no twitteR: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. é muito vergonhoso isso, e isso não ocorre so com o handebol, outros esportes tambem sofrem com isso.

    ResponderExcluir
  2. Depois disso tudo fica a pergunta: Há esperança para o handebol brasileiro?

    ResponderExcluir