segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Resumo da semana

Atletismo: Fabiana começa bem e Claudio vence a marcha
Fabiana Murrer começou o ano de 2011 como terminou 2010, vencendo. Na disputa do Milrose Games, nos EUA, Fabiana foi campeã com 4m74. Yelena Isinbaeva não competiu, mas as principais adversárias de Murer estavam lá.
Já no Brasil, tivemos a Copa Brasil de marcha 50km. A prova mais cansativa do atletismo, vitória de Claudio Richardson, que foi campeão pela sétima vez. Ele terminou a prova em 4h23min, garantindo vaga na Copa Pan-Americana. Luiz Felipe Santos ficou em segundo e Samir Sabadin ficou em terceiro.
Badminton: Brasileiros vão para Malásia
Dentro de um plano de ação considerado por muitos bem ousado, a Federação de Badminton do Piauí (FEBAPI) mandou para a Malásia, dois de seus principais atletas que terão como projeto de vida a partir de agora treinamento intensivo de Badminton visando os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e as Olimpíadas Rio 2016.
Lucas Alves (atual campeão Sul-Americano Sub-19) e Andreza Miranda (uma das três melhores na categoria Sub-17 e atual Campeã Nacional da categoria Principal em Dupla Mista ao lado de Lucas Alves), estão na Malásia.
Graças ao apoio dos patrocinadores da FEBAPI, Lucas Alves deverá continuar morando na Malásia pelo menos até o final de 2011 e neste período também irá disputar várias competições do circuito europeu. O objetivo é fazer o maior número de pontos possíveis no ranking mundial para assim tentar a classificação já para Londres 2012.
Basquete: Definido classificados
Na Liga de Basquete feminino, os seis times que vão disputar os playoffs foram definidos. Americana e Santo André estão diretamente classificados para a semifina, por terem ficado nas primeiras posições da primeira fase. Catanduva joga com Joinville e Ourinhos com Mangueira por uma vaga na semi.
Ciclismo estrada: Brasil cai para quinto
A UCI (União Ciclística Internacional) divulgou a nova classificação do ranking AmericaTour 2011. Entre as nações, a Colômbia confirma sua tradição e segue como líder (403 pts). Venezuela, com 361 pontos, e Argentina, com 249 pontos, aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente. O Brasil é o quinto colocado.
Ginástica Ritmica: Mudança de técnica
A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto tem nova técnica. Camila Ferezin, que havia comandado a equipe brasileira na conquista da medalha de prata no Pré-Pan garantindo, consequentemente, a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, assumiu o grupo em definitivo.
É um nome importante para essa nova fase que vive a GR brasileira. Depois de anos de domínio nas Américas, a equipe ficou em último na Olimpíada de 2008, não tem mais chances de classificação para Londres 2012, perdeu os Jogos Sul-Americanos e terá de brilhar para chegar ao tetra pan-americano em Guadalajara.
As ginastas que já integravam a Seleção foram convocadas. São elas: Ana Paula Alencar (Unipar / PR), Ana Paula Ribeiro e Jéssica Silveira (Clube dos Oficiais / ES), Ana Paula Scheffer, Jéssica Oliveira e Pâmela Oliveira (Sadia / PR), Jéssica Maier (Guairacás / SC), Larissa Barata (Coesi / SE), Letícia Dutra e Luísa Matsuo (Adiee / SC).
Ginástica Artística: Primeiras convocadas de 2011
Dez ginastas estão convocadas para a primeira etapa de treinos da Seleção Brasileira Feminina de Ginástica Artística no ano de 2011. Adrian Gomes (Grêmio Náutico União / RS), Ana Claudia Silva, Daniele Hypólito, Gabriela Soares, Jade Barbosa e Letícia da Costa (Clube de Regatas do Flamengo / RJ), e Bruna Leal, Ethiene Franco, Harumy Freitas e Priscila Cobello (Cegin / PR) treinarão de 7 a 19 de fevereiro, no Flamengo.
Judô: João Gabriel e Eduardo Santos fora da seleção
Foi disputada essa semana, a pré- seletiva para formação da equipe de judô. Dois atletas em cada uma das 14 categorias olímpicas se classificaram para a fase final do processo seletivo, que acontecerá no dia 25 de março em Salvador (BA). Os atletas classificados já estão garantidos no Grand Slam do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo de São Paulo.O pesado João Gabriel, sétimo na Olimpíada e bronze no mundial de 2007, e Eduardo Santos, sétimo na Olimpíada, perderam suas lutas e estão fora da equipe para 2012.
48kg: Cristiane Pereira (RJ) e Nathália Brígida (MG)52kg: Eleudis Valentin (SP) e Milena Mendes (SP)57kg: Giullia Penalber (RJ) e Mariana Barros (SP)63kg: Katherine Campos (RJ) e Manoela Braga (RS)70kg: Gláucia Lima (SP) e Nádia Merli (SP)78kg: Rosangela Moraes (SC) e Samantha Soares (SP)+78kg: Aline Puglia (SP) e Claudirene Cesar (SP)60kg: Daniel Moraes (MG) e Diego Santos (RS)66kg: Charles Chibana (SP) e Luis Revite (SP)73kg: Leonardo Luz (SP) e Moacir Mendes (RS)81kg: Felipe Costa (SP) e Rodrigo Rocha (RJ)90kg: Bruno Cunha (RJ) e Felipe Oliveira (SP)100kg: Alex Aguiar (SP) e Renan Nunes (RS)+100kg: Leandro Gonçalves (SP) e Luiz Carmo (SP)
Hipismo: Rodrigo Pessoa premiado
O cavaleiro Brasileiro Rodrigo Pessoa, foi premiado com a medalha Pierre de Coubertin World Fair Play , por conta de sua atitude generosa de “fair play” durante o Final do Alltech FEI World Equestrian Games em outubro passado de 2010. Rodrigo foi um dos 4 conjuntos classificados para a final do ouro individual. Os outros adversários foram o cavaleiro canadense olímpico Eric Lamaze, Philippe Lejeune da Bélgica , que já participou de quatro Jogos Equestres Mundiais e oito Campeonatos Europeus, e os jovem sauditas Abdullah Sharbatly que pela primeira vez chegava em uma final da Copa do mundo de hipismo. Enquanto Sharbatly estava se preparando para montar o cavalo de Rodrigo Pessoa, ele pediu algumas orientações. Pessoa explicou detalhadamente como montar o cavalo, destacou os obstáculos mais difíceis, e deu o seu adversário conselhos sobre como lidar com o percurso. O cavaleiro da Arábia usando os conselhos de Rodrigo Pessoa, garantiu a medalha de prata, enquanto que Rodrigo terminou em quarto lugar. Seu gesto generoso e espírito esportivo foi reconhecido com muitos aplausos dos espectadores em Kentucky. Rodrigo Pessoa é um dos três vencedores do prêmio Pierre de Coubertin World Fair Play 2010, sendo os outros dois; a judoca Yoana Damyanova a Bulgária e triatleta Raquel Rocha Mafra de Portugal, ambas competiram na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizada em Singapura no ano passado .
Hóquei na grama: Brasil decide vaga no Pan com Cuba
As equipes masculinas de hóquei sobre grama de Brasil e Cuba jogarão uma série de três partidas no Rio de Janeiro em fevereiro para definirem a última vaga do esporte para os Jogos Pan-Americanos de 2011.A seleção brasileira foi derrotada por 3 a 0 na 5ª partida contra o Hurling, da primeira divisão argentina. Com esse resultado, a seleção tem três derrotas, um empate e uma vitória na série de amistosos.
Nado sincronizado: Centro de treinamento
A seleção brasileira de nado sincronizado passa a treinar no parque aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, a partir de fevereiro. Até então, elas treinavam no Júlio Delamare, no Maracanã. As atletas aprovam, devido ao alto nível da nova estrutura.
Natação: 15 medalhas na África do Sul
Muito boa a participação dos nadadores brasileiros no Torneio Internacional na África do Sul. Foram 4 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e mais 5 de bronze, total 14 medalhas. Destaque para João Jr, que venceu o recordista mundial, o sul-africano Cameron van den Burgh. Fabiola também foi bem, nadou abaixo de 1min02s.
Ouro – João Luiz Jr 50 peito (28:00) e 100 peito (1:02:04) , Fabíola Molina 50 costas (28:50), Tatiana Sakemi 50 peito (32:99).
Prata – Tatiana Lemos 200 livre (2:03:54), 50 livre (26:20) e 100 livre (56:19) Diogo Yabe 200 medley (2:04:43).
Bronze – Diogo Yabe 400 medely (4:29:26), Fabíola Molina 100 costas (1:01:79), 50 livre (26:83) e 50 borboleta (27:75), Raphael Rodrigues 100 peito (1:02:92).
Tênis de mesa: Hugo Hoyama rumo a mais um Pan
Hugo Hoyama venceu Cazuo Matsumoto na seletiva nacional e garantiu vaga nos Latino-Americano de México, que é classificatório para os Jogos Pan-Americanos. Os dois se unirão a Gustavo Tsuboi, que já estava classificado pelos resultados de 2010. Thiago Monteiro segue machucado.
Hugo venceu Cazuo na final da primeira seletiva e Cazuo venceu, no dia seguinte, a segunda seletiva. No feminino, Jessica Yamada venceu a primeira seletiva e Caroline Kumahara, de 15 anos, a segunda seletiva.
Triatlo: Mauro é vice
atual campeão brasileiro de triathlon olímpico, Mauro Cavanha conquistou o segundo lugar da elite no X Triathlon Olímpico Fiss, Copa Internacional de San Sebastian, disputado neste domingo na Venezuela. Cavanha registrou na prova, que teve distância olímpica, 2.06:17
Vela: Robert e Bruno são campeões
Robert Scheidt e Bruno Prada garantiram o título da segunda etapa da Copa do Mundo de vela, em Miami. Eles venceram sem grandes dificuldades e, mesmo antes da Medal Race, já tinham garantido o título.
Na classe 470 feminino, Fernanda Oliveira e Ana Luiza ficaram em quinto e Martine Grael e Isabel Swan em sétimo. Uma pena foi as duas duplas terem ficado atrás da dupla argentina Maria Fernanda e Consuelo Monsegur.
Na laser, Bruno Fontes também ficou na quinta, depois de ser segundo na Medal Race.Um resultado bom, visto que eram mais de 100 velejadores, porém também ficou atrás de um argentino, Julio Alsogaray.
Bimba ficou na sexta posição na RS:X, depois da vitória na Medal Race. Ele se mostrou mais uma vez estar entre os melhores do mundo, já que os grandes nomes da classe estavam em Miami. E ele conseguiu ficar a frente de seu rival argentino, Mariano Reutermann, que ficou em nono.
Patricia FAreitas está cada vez melhor e pode em breve brigar por medalhas em mundiais e Olimpíada. Ela ficou em sexto na RS:X e ficou a frente de alguns bons nomes do mundo.
Na Match Race, a embarcação de Renata Decnop ficou em 18º e a embaracação de Juliana Senft em 19º
Vôlei de praia: Pedros vencem no masculino e Juliana/Larissa no feminino
Após um ano e meio separados, Pedro Cunha e Pedro Solberg voltaram a jogar juntos nesta temporada, e selaram o retorno da parceria com o título da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Brasileiro de vôlei de praia neste domingo. Eles venceram Alison e Emanuel na final, por 2 sets a 1 e parciais de 21-16, 11-21 e 23-21.
Com a vitória na etapa do Rio de Janeiro neste domingo em Copacabana, Juliana e Larissa alcançaram duas marcas históricas no Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Elas venceram Tatiana e Vivian por 2 a 0, com parciais de 21-18 e 21-11, e chegaram ao décimo título seguido na competição, conquistados ao longo de 50 jogos de invencibilidade.
Com a vitória na etapa do Rio de Janeiro neste domingo em Copacabana, Juliana e Larissa alcançaram duas marcas históricas no Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Elas venceram Tatiana e Vivian por 2 a 0, com parciais de 21-18 e 21-11, e chegaram ao décimo título seguido na competição, conquistados ao longo de 50 jogos de invencibilidade.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário