sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O ano do taekwondo

O Taekwondo teve um ano praticamente vazio em 2010. Sem mundial, um Pan-Americano vazio, um Sul-Americano vitorioso e muitas medalhas no mundial militar. Entretanto, 2011 será um ano bem cheio para esse esporte que viveu em 2010 uma crise política, com o presidente sendo expulso da Confederação.

A principal competição do ano, na minha opinião, é o Pré Olímpico mundial, que acontece em julho no Azerbaijão. A c ompetição dará vaga olímpica aos três primeiros colocados. A vaga é do país e não do atleta, então é provável que os países façam algumas seletivas internas em 2012 em caso de vagas. O limite de atletas por país é quatro classificados, dois homens e dois mulheres.

Nessa competição, o Brasil poderá conquistar as vagas, claro, mas também será importante que o máximo de países das Américas carimbe o passaporte para Londres, já que no fim do ano, no México terá pré olímpico continental, em novembro.
São três vagas para cada categoria nesse pré olímpico continental. Parece fácil, mas não é. O continente americano é muito forte. Canadá,EUA, Brasil, México tem lutadores muito fortes. Guatemala, Argentina, Venezuela e até mesmo Chile e Peru tem alguns atletas muito bons.

Além do pré olímpico mundial e do pré olímpico Pan-Americano, teremos o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos. O Campeonato Mundial, na teoria, é o evento mais importante da temporada, mas acho que o fato de não ser pré olímpico faz perder um pouco a força.
O Campeonato Mundial, disputado em oito categorias(A Olimpíada são quatro), acontece em maio na Coreia do Sul.
O fato da Olimpíada ter quatro categorias e as categorias do mundial serem oito faz com que tenhamos duas competições fortes em termos mundiais.

O taekwondo não terá sossego no fim do ano. Os Jogos Pan-Americanos, em que o Brasil busca melhorar o desempenho do Pan de 2007 quando conquistou quatro medalhas, acontece em Guadalajara em outubro. No mês seguinte, também no México, acontece o pré olímpico continental, para aqueles que não conseguiram no pré olímpico mundial.

Além dessas quatro competições importantíssimas, teremos também os Jogos Militares, em julho, no Rio de Janeiro. O Brasil ganhou diversas medalhas no mundial de 2010 e tem tudo para ser o grande campeão do evento. Muitos dos nossos atletas, como Diogo Silva, Natalia Falavigna, Katia Arakaki, Marcio Wenceslau e muitos outros. Eles recebem salários das Forças Armadas e objetivo final é o sucesso do Brasil em todas as modalidades nos Jogos Militares.

Cinco competições importantes. Muito trabalho para o taekwondo brasileiro.


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário