quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mundial de handebol masculino

No próximo dia 13 de janeiro tem início o Campeonato Mundial de handebol masculino, na Suécia. Primeira grande competição do calendário internacional esportivo em 2011. A competição reunirá 24 equipes divididas em quatro grupos de seis seleções. Para segunda fase, as três primeiras de cada chave se classificam.

O Brasil se encontra no grupo B ao lado de Áustria, Noruega, Islândia, Hungria e Japão. Se classificar é complicado, mas não impossível, principalmente porque nenhuma das quatro seleções europeias são do nível "Imbátivel".

Os austríacos não disputam um mundial desde 1993, ficaram em nono no Campeonato Europeu de 2010 e aparece como uma das seleções do velho continente mais fracas. Claro, é um time forte, mas que o Brasil tem chances reais de vitória.

Os noruegueses não são tão tradicionais quanto no feminino. Em amistoso disputado ontem, na Suécia mesmo, o Brasil venceu os europeus por um gol. No último europeu, o time ficou em sétimo mas não chega a assustar tanto, mesmo contando com atletas em clubes da Espanha,França, Polônia, Ligas mais tradicionais. Se o Brasil estiver num bom dia dá jogo.

A Hungria já não tem a mesma força de outros anos. Já chegou a quatro semifinais olímpicas, a última em 2004 quando venceu o Brasil por apenas um gol na primeira fase, num jogo memorável da nossa seleção. No último europeu, empatou com a campeã França, mas perdeu os dois jogos restantes e caiu na primeira fase.

Os mais fortes do grupo são os islandeses. Medalhistas olímpicos e bronze no último europeu. Tem grandes nomes no time, como Olafur Stefansson, que já foi quatro vezes o melhor esportista do país em todas as modalidades, e foi eleito o melhor de sua posição nas duas últimas Olimpíadas.

O Japão, precisa ser derrotado a qualquer custo. O problema é que o jogo contra eles é o último da primeira fase. Pode valer a classificação como pode não valer mais nada.

A estreia é contra a Áustria, e a vitória é importantíssima se quiser ganhar uma das trÊs vagas na segunda fase. Depois, joga com a ISLÂndia, partida mais complicada da chave. Terceira e quarta rodadas, contra Hungria e Noruega, o Brasil precisa de ao menos uma vitória para depender só de sí na última rodada contra o Japão.

Se isso acontecer, o que é bem complicado mas não impossível, o Brasil ficaria pela primeira vez entre os 12 melhores de um mundial.

A partir do dia 13, o Esporte Interativo mostra ao vivo a competição.
Vale a pena torcer

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário