Muito legal ver o crescimento do boxe nos últimos anos. Não só em termos de resultados, mas também em termos de estrutura. Estava acontecendo os testes físicos dos e das boxeadoras da seleção e a equipe envolvida é bem legal. Preparador, três técnicos, nutricionista, fisioterapeuta etc etc.
Isso não tinha antes. Claudio, quando atleta, contou que havia testes físicos mas sem muita supervisão, sem a mesma estrutura. Myke, na seleção desde o começo dos anos 2000 disse também que tudo melhorou muito. O técnico João Soares então era só sorrissos com as melhorias nas condições de seus lutadores. Ele, que nasceu na Guiné Bissau, morou em Cuba quase uma década e está no Brasil desde 1995 contou que a verba que vai chegar pela Petrobrás ajudará muito.
A verba é três vezes maior que a Lei Piva. Com isso, o boxe poderá ter, nos próximos anos, uma melhora gigantesca, tanto no masculino como no feminino. 2010 não foi ano de mundial masculino adulto. Mas foi ano de mundial juvenil e mundial feminino. Nos dois, ouro para o Brasil.
Com as verbas, as viagens e intercâmbios se multiplicam. Em janeiro, uma equipe cadete vai para o Chile para disputar uma competição continental. Já os adultos vão para Equador para um camping de treinamento. Viajar só para treinar vem se tornando normal num esporte que até outro dia não tinha verba nem para manter um Centro de Treinamento. Todo ano tem, ao menos, duas viagens para Cuba.
Falo isso desde 2008, quando comecei com esse blog. Dois esportes, na minha opinião, vão surpreender em 2012 e conquistar ao menos um pódio. Canoagem e boxe. Estão no caminho certo.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário