Para 2011, essas competições valerão pontos para o ranking classificatório para Londres 2012. Isso porque de novembro de 2010 até maio de 2012 as competições da UCI, União Ciclística Internacional, valem pontos para a classificação para a Olimpíada.
O Tour de France é a mais tradicional das competições e só 30 equipes do mundo podem participar. A competição ocorrerá entre 2 e 24 de julho. No novo percurso da competição, quem se deu bem foram os escaladores, que terão cinco chegadas em suas especialidades. Apenas um contrarrelógio individual, na penúltima etapa, excluindo assim o contrarrelógio do primeiro dia, tradicional no evento.
O Giro d'Italia fará uma comemoração especial para os 150 anos da Unificação Italiana. A competição ocorre entre 7 e 29 de maio e terá início com um prólogo contra relógio, mantendo a tradição que o Tour de France perdeu. 400 dos quase quatro mil quilômetros serão em montanhas.
A Vuelta a España é a menos importante desse trio de competições mas nem por isso recebe poucos atletas importantes. Pelo contrário: muitas estrelas pedalam pelas estradas espanholas. Acontece entre o fim de agosto e início de setembro, sendo a última das três principais competições na temporada.
Bem longe dessas competições está o ciclismo brasileiro. O único que tem disputado essas voltas é Murilo Fischer, que corre na Europa há anos. Esse ano, se tornou o primeiro brasileiro a completar a Volta da Espanha. Disputou por vários anos o Tour de France. No Campeonato Mundial de setembro passado, não completou a prova e disse que sentiu muita falta de seu técnico, Mauro Ribeiro, que alegou problemas pessoais e não viajou para competição. Mauro, por sinal, é o único brasileiro que já venceu uma etapa do Tour, em 1991.
No início do ano, um trabalho da equipe Marcondes/São José "namorou" com o Tour de France. Chegou a fazer parte do Pro Continental, uma espécie de segunda divisão das equipes mundiais. A primeira divisão é chamada de ProTour. Só 30 equipes do mundo podem disputar o Tour de France. A equipe de São José entrou numa disputa para tentar a vaga no Tour.
Infelizmente, entretanto, a equipe passou por uma polêmica e praticamente acabou. Salários atrasados, briga de atletas com técnicos. Uma pena. As despesas foram maiores do que as arrecadações.
***
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário