Em Londres
Campeonato Sul-Americano, no Equador. Dez equipes estavam na competição e o Brasil foi campeão, vencendo os sete jogos. Marta foi a artilheira da competição com nove gols e Cristiane a vice com oito.
A seleção recuperou a hegemonia, depois de ter perdido o título em 2006 para a Argentina. Alias, contra as hermanas tivemos nossa melhor apresentação, com um sonoro 4x0 na abertura da segunda fase. A classificação foi garantida na segunda rodada do quadriangular final, com 4x0 em cima da Colômbia, que parecia uma equipe perigosa mas que sucumbiu diante de nossas meninas. 25 gols feitos e dois sofridos. Irretocável.
Torneio Internacional de São Paulo
No torneio Internacional de São Paulo, realizado em dezembro e transmitido ao vivo pela Bandeirantes, o Brasil ficou com o vice campeonato, com duas vitórias e dois empates. Venceu o México e a Holanda e empatou duas vezes com as canadenses.
Maurine já havia se machucado no sul-americano, Cristiane se machucou na primeira rodada, Formiga jogou no sacrifício, assim como francielle. Era fim de temporada, as jogadoras estavam exaustas. O torneio valeu muito mais pelo público, 18 mil pessoas na final com o Canadá, e pela audiência de TV, a Band ficou na segunda posição no IBOPE do que propriamente pelo futebol apresentado.
Uma competição para aproximar o público brasileiro do futebol feminino.
2010 foi ano de mundiais sub-17 e sub-20 e nas duas competições o Brasil não conseguiu chegar entre os quatro primeiros. No sub-17, em Trinidad Tobago, parou nas quartas-de-final perdendo para uma emergente Espanha por 2x1.No sub-20, no grupo da morte, ficou de fora após uma vitória, um empate e uma derrota.
Nos Campeonatos Sul-Americanos da categoria, título. No sub-20, Brasil venceu a Colômbia na Colômbia e ficou com o título.Lembrando que as colombianas ficaram em quarto no mundial. No sub-17, também ficamos com o título, em competição em São Paulo, que teve transmissão da RedeTV ao vivo.
Mais um ano de Marta
A melhor jogadora do mundo teve outro ano brilhante. Além das conquistas pela seleção, brilhou em seu time, o Gold Pride, ao título da Liga Norte-Americana. Ela simplesmente foi artilheira da competição e eleita melhor jogadora. Fez barba, cabelo e bigode e deve ganhar, em janeiro, pela quinta vez seguida o prÊmio de melhor jogadora do ano.
SuperSantos
Em 2010, o Santos foi campeão da segunda edição da Copa Libertadores. Mesmo sem Marta, a equipe venceu o torneio sem grandes dificuldades, diante de quase 15 mil pessoas. Com a base da seleção, o Santos contou com Cristiane, Maurine, Fran, Grazi, Ester e Thaisinha.
A final foi emocionante e o título só veio com um gol aos 44 minutos, com Maurine.
Em 2010, o time oficializou que vai trazer Marta de volta em 2011 e que sonha em montar uma franquia para disputar a Liga Americana.
Nem tudo são flores
O futebol feminino está crescendo, ganhando espaço na mídia, mas segue com um sério problema interno. A Copa do Brasil, criada pela CBF em 2008 segue sem empolgar. Sem transmissão de TV, o campeonato teve participação de 32 times e viu o Duque de Caxias ser campeão em cima do Foz d oIguaçu em uma final com dois jogos. O Santos, sem seu supertime, foi eliminado nas quartas-de-final.
Um ano sem campeonato mundial adulto, tivemos as competições continentais, classificatórias para a Copa do Mundo da Alemanha. Noruega, França, Suécia e Inglatterra garantiram a vaga pela Europa. Na América do Norte, os EUA perderam na semifinal e quase não conseguiram a vaga, ficando com o terceiro e último posto do continente, garantindo vaga na repescagem. Canadá e México ficaram nas primeiras posições.
As zebras seguiram nos campeonatos mundiais sub-20 e sub-17, mostrando a nova era do futebol feminino. No sub-17, Coreia do Sul foi campeã vencendo o Japão na final, deixando em terceiro a Espanha e em quarto a Coreia do Norte. Quatro seleções sem grande destaque no adulto. No sub-20, título da tradicional Alemanha. Porém, o vice com Nigéria, o bronze com a Coreia do Sul e quarta posição com a Colômbia
Nova ordem no futebol feminino?
Esperamos 2011.
LEIA MAIS NO BLOG
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário