A noite começou com cara verde-amerela. Na primeira partida, a perigosa Colômbia empatou com o surpreendente Chile, fazendo com que o Brasil precisasse de uma simples vitória sobre as argentinas para sair na frente no quadriangular final e chegar à liderança de forma isolada. Só o campeão vai para Olimpíada.
E a vitória sobre Argentina não foi uma simples vitória. Foi uma goleada para esquecer a perda do título sul-americano de 2006, quando nuestras hermanas saíram com o título, deixando o Brasil com o vice. E ninguém viu, assim como em 2006.
Nenhuma TV mostrou o jogo, nenhum site. O máximo que consegui, com ajuda da Lu Castro, do FutebolMeninas, foi uma rádio equatoriana, país em que a partida foi disputada, mas que só narrou o primeiro tempo, já que durante o segundo tempo do passeio brasileiro teve início uma partida da seleção masculina do Equador, que passou a ser transmitida.
Sem o rádio, passei a acompanhar apenas o gol a gol de um site de apostas de jogos, que acompanhou o jogo. Mas não divulgava sequer quem marcou o gol. Apenas anotava o tento para uma das seleções, em busca do dinheiro dos apostadores.
Brasil 1..2...3...4..Argentina 0. Deve ter sido um show, que ninguém aqui no Brasil viu. Uma pena. O narrador elogiou muito o segundo gol brasileiro, de Rosana. Deve ter sido um golaço.
A seleção de futebol está perto da classificação para Londres 2012. Ano que vem tem a Copa do Mundo e os Jogos Pan-Americanos. A primeira competição em busca de um título inédito, a segunda rumo ao tri.
Ninguém viu a quarta vitória em quatro jogos no sul-americano de Quito. E, em 2012, vamos pedir mais apoio ao futebol feminino. CBF não levou nenhum assessor para o evento. Com certeza, estavam todos de olho no Qatar. Lá havia um jogo que valia mais. Valia mais dinheiro.
Ninguém viu. Ninguém vai ver a classificação que está cada vez mais perto. Uma pena. Quem perde somos nós. As meninas fazem sua parte. Há anos fazem sua parte. Me lembro de ter visto o sul-americano de 1995 ao vivo pela Band. 15 anos depois, com tudo que elas conseguiram, demos um passo atrás.
E ninguém viu o verdadeiro Brasil X Argentina dessa quarta.
Azar o nosso.
***
***
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Concordo em gênero, número e grau com seu comentário. O descaso com o futebol feminino é muito grande nesse país e começa pela própria CBF. Ontem à noite, acompanhei o desenrolar deste importante jogo pelo seu twitter. Procurei o jogo por todas as TVs (tenho TV a cabo e Embratel) e nada achei. Lamentável.
ResponderExcluir