sábado, 4 de dezembro de 2010

Boxe profissional- olímpico

O boxe propriamente dito sempre foi dividido em dois. O boxe profissional, milionário com as principais lutas nos luxuosos hoteis de Las Vegas, e o boxe amador, aquele disputado em Jogos Olímpicos. Sempre houve uma certa rivalidade entre esses dois eixos. Ali, um dos maiores boxeadores de todos os tempos sempre chamou Teofilo Stevenson, tri campeão olímpico por Cuba, para um combate que nunca poderia acontecer. O boxe foi o que mais perdeu com isso.

Desde o ano passado, começou a ser feito um link entre os boxes armadores e profissionais. A chamada World Boxing Series, que dá prêmios em dinheiro, as lutas são sem os protetores de rosto mas os boxeadores são os chamados "amadores". O evento dá duas vagas olímpicas em cada categoria para Londres 2012.

São doze "equipes" espalhadas pela América, pela Ásia e pela Europa. Everton Lopes está na equipe de Los Angeles. Os irmãos Yamaguchi e Esquiva lutam pela equipe Mexico City. Paulo Carvalho luta por Miami. Pedro Lima compete pelo time de Beijing.
No momento, nas Americas, o líder é a equipe de Los Angeles, de Everton Lopes. Na Ásia, Beijing está em terceiro.

A AIBA, Associação de Boxe Amador,tem setenta e cinco por cento de ações das ações da World Boxing Series. Então, estão caminhando juntos em busca de uma maior profissionalização do boxe ainda chamado de amador.
Os dois lutadores que mais vencerem lutas em cada um de seus pesos garantem vaga automática para Londres 2012. Lembrando que são apenas cinco categorias as disputados na Liga.

O maior dos motivos da criação dessa Liga é retardar ao máximo a passagem dos boxeadores amadores para o profissionalismo. Vale lembrar que no mundial de Chicago em 2007, pré olímpico para Pequim, Cuba não mandou equipe com medo de deserções de seus boxeadores, que seriam convidados pelos americanos a passar para o milionário boxe profissional.

As 12 etapas da fase inicial da WSB serão disputadas entre 19 de novembro deste ano e 19 de março de 2011. Haverá playoffs e a série final em abril do ano que vem, além de um campeonato individual no mês seguinte.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário